“Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo” é uma dramédia de ação com ficção científica que tem uma mensagem ótima, que nem todos devem ter notado, mas vou te ajudar a entender esse filme maravilhoso.
A Trama
A Michelle Yeoh interpreta Evelyn Wang, uma mulher aparentemente normal que se torna a chave para acabar com um conflito que assola o multiverso infinito. A jornada de Evelyn é cheia de piadas, cheia de ação e rica em emoção, tudo executado com um senso de estilo único e excelente precisão técnica pelos cineastas Dan Kwan e Daniel Scheinert (coletivamente creditados sob o nome de Daniels).
O final do filme acontece em vários universos simultaneamente, e teremos que fazer uma boa quantidade de saltos de versos para cobrir todo o material à nossa frente. Então coloque seus sapatos nos pés errados, mastigue um tubo inteiro de batom ou faça qualquer outra coisa maluca que você tenha que fazer para obter uma luz verde em seu fone de ouvido e vamos em frente.
Como saltar pro o Alphaverso?
Há um número infinito de universos no multiverso. Para cada evento que tem múltiplos resultados possíveis, seja por decisão ou acaso, nasce um novo universo. Um desses resultados resulta no Alphaverso, o primeiro universo a fazer contato com sucesso com os outros.
Os moradores do Alphaverso desenvolvem a tecnologia para mapear o caminho de vida de um indivíduo, mostrando todos os resultados possíveis de todas as decisões que eles tomaram. Isso também permite que eles projetem sua consciência nos corpos de suas contrapartes em outros universos e adquiram as memórias, habilidades e emoções de versões alternativas de si mesmos. Isso é chamado de “salto de versos”.
Quem é o Alpha-Waymond?
Como demonstrado por Alpha-Waymond no filme, o salto de versos requer que uma pessoa (usando o capacete apropriado do Alphaverso) execute alguma ação bizarra e improvável. Isso cria uma espécie de efeito de estilingue multiversal que impulsiona a consciência de alguém em seu mapa de vida em A direção oposta. A variante mais divergente de si mesmo que uma pessoa precisa acessar, a coisa mais estranha que eles terão que fazer para se conectar com ela.
Para a Evelyn que está sentada em frente a Deidre no escritório do IRS dividir sua consciência com a Evelyn alternativa que escolheu ir ao armário do zelador. Ela só precisa colocar os sapatos nos pés errados e se concentrar. Para acessar as habilidades de uma Evelyn que se tornou uma artista marcial e estrela de cinema, ela precisa sinceramente professar seu amor por uma mulher que
Quem é a Jobu Tupaki?
No final da “Parte I: Tudo”, descobrimos que Jobu Tupaki, o ser universal que Evelyn foi recrutada para derrotar, é a contraparte Alphaverse de sua filha Joy (Stephanie Hsu). Jobu foi criado quando Alpha-Evelyn submeteu Alpha-Joy a experimentos rigorosos de salto de versos.
Nas palavras de seu pai Alpha-Waymond (Ke Huy Quan), dividir a consciência entre várias versões alternativas de si mesmo é como colocar uma rachadura em um pote de barro. Com treinamento adequado, as rachaduras podem ser remendadas, mas se rachar muitas vezes, quebrará além do reparo.
Alpha-Joy se desprendeu de sua realidade e ganhou a capacidade de se tornar qualquer e todas as versões de Joy à vontade. Ver toda a magnitude e o absurdo do multiverso infinito faz a vida parecer totalmente sem sentido. Ela inicia um culto pan-dimensional de niilistas e dá a morte a qualquer um que a irrita, em qualquer realidade. Isso inclui sua mãe e milhares de outras Evelyns em todo o multiverso.
Alpha-Waymond recruta a pior Evelyn do multiverso (a versão de Evelyn que seguimos ao longo do filme) para lutar contra Jobu Tupaki porque ele acredita que sua infinidade de caminhos de vida não realizados a torna excepcionalmente adequada para saltos de verso avançados. Em suas palavras, “[ela] é capaz de qualquer coisa, porque [ela] é tão ruim em tudo.” Alpha-Waymond está certo – Evelyn começa a pular versos muito rapidamente e em questão de horas ela ascende ao nível de consciência de Jobu, ocupando todas as suas vidas possíveis de uma só vez.
Qual o dilema da Evelyn?
A maior parte da ação de “Everything Everywhere All at Once” acontece no “IRS Universe”, aquele em que o encontro de Evelyn com a agente do IRS Deirdre ( Jamie Lee Curtis ) é interrompido por hijinks de kung-fu pan-dimensionais. Aqui, a Pior Evelyn recebe as ferramentas e o treinamento básico para se conectar com as Evelyns de outros mundos, e é informada de que ela deve enfrentar Jobu Tupaki, destruidor de mundos.
Alpha-Waymond diz a ela que sua missão é contrabalançar o mal de Jobu com o bem, mas seu chefe, Alpha-Gong Gong (James Hong), não está tão confiante em seu potencial. Ele ordena que ela mate Joy – sua própria filha – para que Jobu não seja mais uma ameaça para este universo em particular. Evelyn se recusa, insistindo que deve haver outra maneira de livrar sua filha da influência de Jobu. Isso leva Alpha-Gong Gong a pedir reforços, e Evelyn acaba lutando contra Jobu, os cultistas de Jobu e a resistência do Alphaverse.
Seu único aliado é Alpha-Waymond, que ocasionalmente pula no corpo de IRS-Waymond para ajudar, mas acaba sendo morto em seu próprio universo por Jobu. Isso deixa Evelyn com apenas seu próprio Waymond ao seu lado, e ela o vê como um homem fraco e inútil.
Em vez de pendurar suas esperanças de vencer a batalha e salvar sua filha no Universo IRS, Evelyn deliberadamente empurra sua mente além de seu ponto de ruptura, saltando versos para uma dúzia de mundos ao mesmo tempo e se desprendendo do multiverso, assim como Jobu.
Quais são as diferentes Evelyn?
A sobrecarga multiversal de Evelyn marca o fim da Parte I e nos leva à “Parte II: Em todos os lugares”, assim chamada porque a consciência de nossa Evelyn agora está saltando entre vários universos. Embora seja mais fácil pensar em IRS Evelyn como a “verdadeira Evelyn” que estamos seguindo pelo resto do filme, esse não é realmente o caso. Daqui em diante, há realmente apenas uma Evelyn, uma única mente compartilhada por um número crescente de vidas possíveis até que ela finalmente alcance a consciência universal. Vemos uma amostra justa dos universos que ela está habitando, mas para facilitar a discussão, vamos rotular os mais importantes:
The IRS Universe: A espinha dorsal da história, onde Alpha-Waymond interrompe a reunião agendada de Evelyn com o IRS e a recruta para a guerra multiversal. O corpo desta Evelyn está inconsciente durante a maior parte da Parte II.
O universo do partido: Isso é o que teria acontecido se Alpha-Waymond nunca tivesse aparecido no universo do IRS. Waymond convence Deirdre a dar a ele e Evelyn até as 18h para rearquivar seus impostos, e eles vão para casa para se preparar para a festa de Ano Novo Chinês da lavanderia.
The Movie Star Universe: Aqui, uma jovem Evelyn recusou a proposta de Waymond de fugir para a América juntos, e ela se tornou uma artista marcial e estrela de cinema internacional. Esta é a vida que Evelyn mais prefere, e representa o nível de sucesso que ela poderia ter alcançado se não tivesse se casado com seu namorado de infância.
O universo dos dedos de cachorro-quente: Todos os seres humanos têm cachorros-quentes grandes e moles como dedos, e Evelyn e Deirdre são um casal.
O que é o Bagel?
Como um experimento, Jobu Tupaki usou seu poder sobre a realidade para criar algo impossível – um bagel “tudo” , coberto não apenas com sementes de papoula e gergelim, mas todas as experiências e conceitos que ela pode imaginar.
A soma total de tudo, ao que parece, não é nada, um buraco negro que tudo consome. A resistência do Alphaverse acredita que esta é uma arma apocalíptica com a qual Jobu planeja destruir toda a realidade. Mas, na verdade, Jobu está planejando usar o bagel para acabar com sua própria vida. Sua fúria pelo multiverso foi em busca de alguém que possa ascender ao seu plano de existência, entender o que ela está passando e talvez convencê-la a não se destruir.
No entanto, uma vez que Evelyn se torna capaz de pular sem esforço entre todas as realidades ao lado de sua filha, ela aceita muito bem a filosofia niilista de Jobu. Do outro lado do multiverso, Evelyn começa a agir por impulso cruel e egoísta, ferindo aqueles ao seu redor, porque por que não? Se há um número infinito de universos em que todos os resultados imagináveis estão acontecendo simultaneamente, então não há significado por trás de nada disso. Nada importa.
Entendendo a Joy o Bagel e a Evelyn
Joy/Jobu é uma millennial adulta que está conectada a uma alimentação avassaladora de informações constantes e muitas vezes contraditórias, mediu seu próprio valor, impacto e sofrimento em relação à soma total da existência e não pode mais suportá-los. Ela compartilha essa experiência com sua mãe, esperando que elas possam encontrar algum significado juntas. E pelo menos no início, eles não podem.
Depois que Jobu mostra a Evelyn o bagel de tudo, Evelyn tem um colapso niilista de olhos mortos que abrange vários universos. No Party Universe, Evelyn não se incomoda em aparecer para sua reunião remarcada com Deirdre. Como o negócio já está em penhor da Receita Federal, Deirdre aparece na festa do Ano Novo Chinês da lavanderia com escolta policial com a intenção de reaver o imóvel.
Quando Evelyn quebra a janela da frente da lavanderia com um taco de beisebol, não é apenas um ato de desafio contra Deirdre, mas uma expressão de seu ódio pela lavanderia e pelo que ela representa para ela. Ela viu a vida que poderia ter vivido se nunca tivesse vindo para este lugar – na verdade, ela está vivendo agora, em outro universo – e ela não tem mais motivos para não agir de acordo com seu ressentimento. nada importa. Há um número infinito de famílias Wang.
Quem se importa?
Em todo o multiverso, Evelyn para de se importar com as consequências de suas ações ou seus efeitos sobre os outros. No Universo Hot Dog Fingers, ela dispensa friamente Deirdre, que não consegue entender por que seu parceiro de repente se afastou dela. No Movie Star Universe, Evelyn tenta seduzir a contraparte madura e melancólica de Waymond. Enquanto o provoca cruelmente sobre a vida que eles poderiam ter vivido juntos, e no Universo IRS, Evelyn acorda e apunhala Waymond no intestino com um caco de vidro, apenas porque ela pode.
Ela então exclui todos esses universos para viver como uma rocha em uma Terra onde a vida nunca se desenvolveu, porque isso significa que ela não terá que pensar em nada disso.
A bondade do Waymond salva tudo?
Ao longo de todo o filme, Evelyn foi cruel e desdenhosa com Waymond. Ela vê Waymond como um ingênuo e de vontade fraca, e o culpa por sua vida insatisfatória na lavanderia. Enquanto vemos que Evelyn poderia ter alcançado grandes coisas sem Waymond em sua vida, também vemos os resultados positivos da filosofia de bondade incondicional de Waymond ao longo de todo o filme e, a cada vez, Evelyn mal percebe.
Ele dissipa um conflito com um cliente insatisfeito na lavanderia dançando com ele, e sua bandeja de biscoitos caseiros convence Deirdre a conceder uma prorrogação de seus impostos. Mesmo quando ele prepara a papelada do divórcio, ele faz isso na esperança de que isso alerte Evelyn sobre sua infelicidade e que eles possam mudar o casamento.
É só depois que Evelyn desistiu totalmente da vida que ela aprecia o poder da bondade de Waymond. No universo IRS, ele se recusa a desistir de Evelyn mesmo depois que ela o esfaqueou – tudo o que ele quer é que todos parem de lutar para que Evelyn possa ajudar sua filha. No Party Universe, Waymond mais uma vez apela à simpatia de Deirdre e a convence a dar mais uma semana a Evelyn para terminar a papelada.
E, no Movie Star Universe, o mais organizado Waymond expressa sua filosofia com uma clareza que as outras versões não conseguem administrar – Sua bondade não é ingênua, é uma estratégia deliberada de viver. É como ele luta por uma vida melhor e um mundo melhor, como ele dá sentido à sua pequena existência.
Evelyn nunca alcançou esse nível de compreensão com o Waymond com quem se casou, mas agora ela pode olhar para trás em sua vida juntos e ver as partes bonitas de seu relacionamento com mais clareza.
Entendendo o amor da Deirdre por Evelyn
Por volta da mesma época em que Evelyn está reavaliando seu relacionamento com Waymond, ela é abordada por Deirdre no Party Universe. Waymond contou a Deirdre sobre o divórcio pendente dele e de Evelyn, e Deirdre, uma divorciada, simpatiza com Evelyn. Mas Evelyn sabe que Deirdre não é desagradável porque, em um universo distante, ela ama Deirdre e os dois construíram uma vida juntos. Ela conforta Deirdre, e os dois começam uma amizade.
Provavelmente não é uma coincidência que, imediatamente após essa reflexão sobre seu relacionamento com Deirdre no universo Hot Dog Fingers, Evelyn tenha uma epifania sobre como ela está reagindo à sexualidade de sua filha. Joy está namorando sua namorada Becky (Tallie Medel) há três anos, mas Evelyn continua, na melhor das hipóteses, relutantemente tolerante com o relacionamento.
Evelyn até tenta culpar a atração de Joy pelas mulheres pela influência malévola de Jobu Tupaki, traindo que Evelyn viu a homossexualidade como uma aflição e não como uma parte natural da vida de sua filha. No início do filme, Evelyn magoa Joy ao apresentar Becky a Gong Gong como a “boa amiga” de Joy. Agora, depois de aceitar seu próprio amor por Deirdre, Evelyn marcha até Gong Gong e se corrige, elogiando Becky como paciente,
Este também é um momento importante no relacionamento de Evelyn com Gong Gong, cuja desaprovação a asfixia há décadas. Evelyn está passando esse trauma para seu filho, mas agora ela está começando a mudar isso.
Evelyn aprende o poder da bomdade
Quando Jobu Tupaki convoca o bagel de tudo para o Universo IRS, Evelyn tem apenas uma questão de tempo para impedi-la de mergulhar nele e deixá-lo destruí-la. Além de Waymond, todos os presentes querem que Jobu faça isso – Deirdre e os cultistas estão sob seu comando, e Alpha-Gong Gong e sua célula de resistência só querem se livrar dela.
Evelyn agora é um ser universal, com todos os mesmos poderes de manipulação da realidade que Jobu, e ela poderia facilmente destruir todo o exército que está entre ela e sua filha. Mas, em vez disso, ela adota a estratégia de Waymond de lutar com bondade.
Quando vemos Jobu desmontar um trio de policiais no início do filme, é difícil entender como seus poderes funcionam. Ela está basicamente operando sob as regras dos desenhos animados, capaz de fazer qualquer coisa desde que a divirta. Uma vez que Evelyn adquire esse mesmo poder, ganhamos uma compreensão um pouco melhor dele.
Cada vez que ela confronta um soldado do Alphaverse, ela espia a teia de suas vidas alternativas e então usa esse conhecimento para fazer mudanças na realidade. Onde Jobu faria mudanças destrutivas ou mortais, Evelyn faz algo que deixa seus oponentes felizes, como consertar seu pescoço ruim ou substituir sua arma por um frasco de perfume de sua falecida esposa.
É verdade que ainda são regras de desenho animado, mas o tom de “Tudo em todos os lugares ao mesmo tempo” não exige que tudo faça sentido literal. O importante é que Evelyn usa o absurdo e o caos do multiverso para criar alegria ao invés de dor.
Nada importa, e tá tudo bem?
Mesmo depois de “lutar” contra uma dúzia de pessoas para impedir que Jobu mergulhe no bagel de tudo no universo do IRS e, finalmente, apoie Joy e sua namorada no universo do partido, a divisão entre Evelyn e sua filha não foi totalmente corrigida. Joy não sente que pode confiar que as coisas realmente vão melhorar com sua mãe a longo prazo.
O relacionamento deles é pontuado por momentos intensos de drama que causam muito estresse e dor a Joy e ela ainda acha que seria melhor se eles seguissem caminhos separados. No Party Universe, Joy planeja se afastar da lavanderia e nunca mais olhar para trás. No universo do IRS, Jobu fica à beira do bagel de tudo e está pronto para cair nele.
Joy tem um medo esmagador da inadequação, não apenas que ela nunca será suficiente para sua mãe, mas que ela nunca poderia importar, que nada importa. Em um esforço final para aplacar esse medo, Evelyn confessa que, sim, o multiverso é insondavelmente grande, mas fora das possibilidades ilimitadas de existência, o que ela mais quer é estar com a filha.
Não importa que existam outras versões melhores de cada um deles por aí. As vidas que eles estão vivendo agora são tão insignificantes e, portanto, tão importantes quanto qualquer uma das outras.
“Tudo em todos os lugares ao mesmo tempo” não rejeita o niilismo como filosofia. Em vez disso, promove um niilismo mais otimista e humanista. Em vez de “nada importa, então por que se preocupar?” ele diz “Nada importa, a menos que você decida que sim.”
Vamos aprender a aproveitar a melhor/pior vida
“Parte III: Tudo de uma vez” é uma breve coda que ocorre inteiramente no Universo Party. Evelyn é uma mulher mudada, agora mais afetuosa com Waymond, mais receptiva a Joy e Becky e ostentando uma visão mais positiva da vida. A mudança de atitude de Evelyn é o único impacto material que os elementos de ficção científica da história tiveram sobre o Universo Party. Mesmo Joy nunca faz referência direta a suas outras vidas em diálogo em nenhuma cena ambientada neste universo.
Se um espectador estiver tão inclinado, ele poderá argumentar que toda a aventura no multiverso ocorreu apenas na cabeça de Evelyn e que o Universo do Partido é o único universo “real” no filme. (Esse tipo de visualizador é chamado de “partido estragado”.)
Enquanto Evelyn se senta com sua família para o encontro de reconciliação com Deirdre, descobrimos que ela ainda está ouvindo vozes de outros universos em sua cabeça. Assumindo que essas vozes são reais (e nós fazemos, festeira ), isso sugere que Evelyn ainda existe em todos os outros universos ao mesmo tempo (como está implícito no título do capítulo). Mas optou por permanecer presente neste mundo em vez de ficar obcecada com o estradas não tomadas.
Às vezes, ainda é um desafio permanecer no momento, especialmente quando um agente do IRS está lhe dando um sermão sobre o estado de sua papelada, mas ela não vive mais em arrependimento. Ela está em paz com a vida que viveu, a família que construiu e as possibilidades que estão em seu futuro, não apenas em seu passado.