sábado, abril 6, 2024
CritícaCritica FilmeFilmeMovieNetflix

Critica | Dia dos Namorados Macabro (2009) – Um Slasher 3D meio capenga que tem boas mortes

Eu adoro filmes slashers, quem me acompanha aqui ou em outras rede sociais sabe o quanto eu amo esse gênero, e tipo Dia dos Namorados Macabro de 2009 é um filme que re-assisti recentemente.

A trama começa no Dia dos Namorados de 1997, onde seis mineiros ficam presos no subsolo por uma explosão na mina Hanniger, e quando a equipe de resgate chega nos mineiros, eles encontram apenas Harry Warden, em coma, ainda vivo. Uma investigação é aberta, a policia descobre algo revelador, e rola uma vingança do Warden logo no começo do filme. O Tom que é filho do Warden fica totalmente abalado com tudo que viveu, e ele tenta recomeçar.

Só que ele retorna pra cidade 10 anos depois pra vender a antiga mina do pai, e em meio dessa loucura, um assassino mascarado de mineiro aparece na cidade e começa a matar várias pessoas e isso deixa o Tom e seus antigos amigos da cidade preocupados. Aos poucos o assassino manda várias caixas de doce pros personagens, com corações recém tirados do peito.

My Bloody Valentine | film.at

Temos aqui no filme um elenco de atores lindos, que interpretam personagens vazios, com motivações idiotas.

Porém Jamie King sempre me convence como uma final girl fodona, e o Jansen Anckels e o Karl Smith compartilham cenas intensas no filme que tornam a experiencia ótima. Entretanto notem que tudo nesse filme tenta ser sexy, e a história tá pouco se importando pra lógica ou coerência. O filme é classificado como 18 anos, e com isso a maioria das coisas é mega expositiva quando o assunto é violência, e nudez.

Tipo as cenas de morte são brutais, e isso é extremamente divertido de ser assistido. Entretanto as cenas são em 3D. Você sente que todas elas são forçadas pra alguma coisa sair da tela. Isso tira a experiencia da própria cena de morte. Que acaba se tornando caricata ao invés de inventiva. Isso sem contar que os diálogos do filme são cafonas, e o desenvolvimento de alguns personagens é clichê.

My bloody valentine horrorlist filme GIF - Encontrar em GIFER

Já as cenas de nudez, o filme ousou com uma cena de nudez feminina frontal. Isso sinceramente até faz sentido pra situação da personagem e foi bem escrita.

Além disso a atriz conta que se sentiu confortável com a cena. Então isso até que faz eu pensar que foi algo que fluiu naturalmente. Entretanto é uma cena gratuita, que uma mulher nua é perseguida num estacionamento e depois dentro do quarto do motel. Entretanto a cena até que assusta de verdade, e te deixa tenso. Você fica perplexo com toda a situação.

Eu também acho a estética desse filme muito precária. Além das cenas 3D que são tenebrosas de ruins, já que são extremamente exageradas. O cenário das minas é meio desanimador. Até por que ele só serve aqui no filme pros personagens que já são burros, se tornarem ainda piores. Alguns deles caem, são perseguidos, são mortos, e tudo isso com uma baixa iluminação, com nada além de terra em volta, e com um assassino que te deixa questionando a lógica por trás da sua identidade. Quando você descobre, você se questiona mais ainda como ele fez tudo que ele fez e também como ele é tão invencível.

Watch Out for That Pickax; It's Hurtling From the Screen - The New York  Times

Eu não assisti o filme original “Dia Nos Namorados Macabro” de 1981, mas sei que o público de um modo geral odeia esse remake.

Tanto que ele não gerou sequências por conta do seu fracasso comercial, e sequência já até estava escrita.

Porém mesmo com todos esses erros, esse filme ainda consegue me divertir. Eu consigo dar alguns leves sorrisos com algumas burrices. Eu consigo me entreter com algumas das cenas de perseguição. Igual aquela do mercado. Eu sou fã do final do filme, que é irreal, mas ainda é um prato cheio pros fãs de filmes slasher. Eu adoraria que esse filme tivesse tratado melhor o assunto saúde mental. Já que ele é usado aqui como um artificio pra reviravolta. Entretanto ele não é bem desenvolvido. Enfim, esse filme é um show de horrores, mas eu ainda acho ele divertidamente assistivel.

Deixe um comentário