Por conta do crescimento do mercado de documentários voltados para a temática musical, o Festival do Rio, criou a mostra Retratos Musicais, dentro da Première Brasil, repleta de filmes sobre a música.
Abrindo a programação está “Gilberto Gil – Antologia Volume 1”, de Lula Buarque de Hollanda, com exibição dia 10 de dezembro no NET Gávea.
Entre os filmes estão “Chorão, marginal alado”, de Felipe Novaes , que ganhou o prêmio de Melhor Documentário Brasileiro (voto popular) na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo -; “Arto Lindsay 4D”, de André Lavaquial – sobre o produtor musical americano e “30 dias – um carnaval entre a alegria e a desilusão” – de Walmir Moratelly que foca nas dificuldades da Escola de samba Alegria da Zona Sul para realizar seu desfile em 2019. “A Maldita”, de Tete Moraes “Blitz, de Paulo Fontenelle fecham a programação.
Fora de Retratos Musicais, mais dois filmes com temática musical estão presentes no Festival do Rio. São “Amazing Grace” e “Mangueira em 2 tempos”. O primeiro, de Sidney Pollack e Allan Eliot, registra uma apresentação de Aretha Franklin em um templo missionário, em Los Angeles, em 1972. Já no segundo, a diretora Ana Maria Magalhães revisita os amigos retratados no vídeo Mangueira do Amanhã.
Nessa segunda (09), o Festival do Rio 2019 invadiu as dezenas salas de cinema da cidade maravilhosa. O Festival acontece até o dia 19, garantindo à cidade e ao seu público fiel uma seleção compacta de cerca de 100 filmes estrangeiros, com os grandes highlights do ano e os filmes mais esperados da próxima temporada.
Confira os principais filmes participantes, clicando aqui.
Para informações sobre o Festival, acesse o site.