Espíritos Obscuros é um filme que tenta ser uma critica social inteligente, misturada com um terror sobre traumas. Porém ele acaba falhando miseravelmente em tudo que ele se propõe.
A trama
Na trama de Espíritos Obscuros é situada em uma cidade mineradora do Oregon, e conhecemos o Frank (Scott Haze), pai de dois meninos, sendo um deles o nosso protagonista Lucas Weaver (Jeremy T. Thomas).
O Frank trabalhava escondido nas minas de carvão da cidade em um laboratório de metanfetamina. Nesse laboratório ele acabou sendo atacado por uma fera estranha, e consequentemente infectando por essa fera. Aos poucos ele foi ficando cheio de raiva, e com muita fome, e com isso o irmão do Lucas também ficou infectado, e o Frank pediu pro Lucas trancar os dois no sótão, e enquanto isso o Lucas ficou encarregado de levar carne pro pai e pro irmão.
Eles tentam criar um suspense, mas esse tal suspense não chega a funcionar.
Mas mesmo com duas feras no sótão, o Lucas continuou sendo um aluno presente na escola. As poucos a professora Julia Meadows (Keri Russell), acabou encontrando alguns desenhos perturbadores do Lucas e começou a investigar mais sobre a vida dele.
Por também ter sofrido abuso no passado a Julia se sentiu responsável pelo Lucas, e esse abuso a atormenta até hoje, e até fez ela se tornar alcoólatra. Mas sinceramente esses sub-traumas da Julia são bem descartáveis pra trama central.
A Julia
Durante o filme nós vimos a Julia sendo a salvadora da pátria. As motivações dele era basicamente resumidas em “eu sou professora”, ela só ajudou o Lucas por que ela professora dele, e isso lá é motivação?
Eu até entendo que ela sofreu abuso, e ela se identificou com ele, mas muitas coisas no filme são bem aleatórias incluindo essa motivação dela. No máximo ela deveria ter ligado pro concelho tutelar.
Outra coisa que eu também fiquei a todo momento tentando entender. É por que ela voltou pra casa de infância que ela foi abusada?? O pai dela era um canalha, e isso nós vimos no filme. Ela tinha traumas da casa, e voltou mesmo assim??? Além disso qual foi o destino do pai dela, não teve uma explicação mais aprofundada nisso. Na verdade todas as sub-tramas da Julia foram rasas.
Lucas
Já o Lucas é um personagem caricato, ele tem dois monstros no sotão, e continua indo pra escola normalmente. Além disso muitas perguntas surgiram na minha cabeça em relação a ele. Como ele comia? Será que ele pega comida do lixo? Será que ele comia na escola? Eu até entendo que ele tava desnutrido, isso era perceptível, mas ainda assim, essa dúvida surgiu na minha cabeça.
Final Explicado
Mas enfim, depois de um filme longo e entediante, chegamos no último ato, com o Wendigo querendo matar todo mundo, e ele mata o policial banana da cidade, e ele atinge o irmão banana da Julia.
Enquanto isso o Lucas corre pra mina da cidade, e a Julia vai ajudar o irmão dela. Essa cena é engraçada demais. Ela entra no carro com o irmão, e vai até a mina, mas pra chegar até lá, ela pega uma estrada super longa.
Porém quando ela chega na mina, o Lucas, o Wendigo, e o irmão do Lucas já tão lá. Eu até entendo que o Wendigo possa correr rápido, mas o Lucas é uma criança desnutrida. Como será que ele chegou na aquela Mina mais rápido que o carro? Esse mistério me intriga mais do que o próprio enredo do filme.
A morte do Wendigo, e o nascimento do novo
Daí nesse último ato nossa final girl, Julia mata o Wendigo, e mata o irmão do Lucas, e vive feliz para sempre com o Lucas. Que agora é o seu mais recente afilhado.
Depois disso, o irmão banana da Julia, se mostrou infectado com o vírus do Wendigo. Então ele vai virar um monstro (e não teremos sequencia do filme), porém isso prova que os Wendigos nunca vai ser erradicados.
Sinceramente esse filme é bem ruinzinho. O episódio Wendigo de Supernatural abordou melhor a mitologia desse personagem. Me conta o que vocês acharam do filme.