‘Destinos A Deriva‘ da Netflix termina com um desfecho conclusivo e bem explicado, mas o marido da Mia tá vivo? Vamos falar sobre isso.
A trama
O filme segue a Mia e Nico, um casal espanhol que vive sob um regime totalitário que tomou conta do país e dos estados vizinhos. O regime assassina brutalmente a população dependente, pois a sociedade carece de recursos essenciais, como alimentos e água. Uma mulher grávida , Mia, e Nico planejam fugir do país e começar uma nova vida na Irlanda, longe do regime. O casal paga traficantes de pessoas para transportá-los até um estaleiro, de onde fugirão para a Irlanda em um navio. Porém, antes mesmo de a viagem começar, Mia e Nico são separados.
Nico é enviado para outro caminhão. Enquanto os militares do regime verificam o caminhão de Mia. Depois de encontrar pessoas no caminhão, o regime abre fogo contra elas, mas Mia sobrevive escondendo-se dentro de uma caixa. Eventualmente, Mia se encontra em um navio e descobre que Nico nunca chegou ao navio. Em vez disso, seu caminhão foi abandonado pelo motorista, deixando-o preso. Depois de saber que o contêiner de Mia caiu do navio e está flutuando no oceano, Nico promete se reunir com sua esposa e seu filho ainda não nascido.
Mia sozinha a deriva
Enquanto Mia tenta sobreviver no contêiner, ela entra em trabalho de parto e dá à luz sua filha, Noa. Enquanto isso, também ficamos sabendo do passado de Mia e Nico. O casal tinha um armazém no bairro e tinha outra filha, Uma. No entanto, Uma é morta pelo regime depois de sair de casa, e Mia se culpa pela morte da filha. Após o nascimento de Noa, Mia não consegue entrar em contato com Nico porque a tela de seu telefone é destruída. Além disso, Nico não entra em contato com Mia e é forçado a confiar em sua inteligência para proteger a si mesma e a Noa contra as fortes ondas do oceano.
Mia sobrevive com a ajuda da pouca comida e água dos outros passageiros que sobraram no contêiner. No entanto, ela logo fica sem suprimentos e morre de fome. Ao mesmo tempo, Mia se esforça para evitar que a água entre no recipiente e cuida de Noa, contando à filha histórias sobre sua vida com Nico. Eventualmente, Mia é forçada a comer o cordão umbilical para sobreviver e consegue fazer uma abertura no teto do contêiner. Determinada a sobreviver pelo bem da filha, a condição de Mia melhora lentamente e ela inventa uma maneira de pescar. Se Mia e Noa sobreviverão no ambiente hostil e as circunstâncias brutais constituem o resto da trama.
Mia e Noa sobrevivem?
Durante o ato final do filme, as vidas de Mia e Noa correm perigo quando seu recipiente se enche de água, destruindo todos os poucos recursos que Mia reuniu. Além disso, Mia fica ferida e mãe e filha são forçadas a sobreviver ocupando o teto do contêiner enquanto flutuam indefinidamente pelo oceano. No entanto, quando Mia vê uma fotografia de Uma, ela corre para recolher a última memória de sua falecida filha. No processo, o berço de Noa escorrega do contêiner e o bebê flutua no oceano. Eventualmente, Mia segue os gritos de Noa e consegue nadar até sua filha.
Enquanto mãe e filha se reencontram, o contêiner, sua única segurança, fica para trás. Como resultado, Mia e Noa flutuam no oceano apenas com o berço de Noa para apoiá-las. Logo, Mia fica sem forças e está perto de desistir de sua busca pela sobrevivência. Ela agradece a Noa por estar com ela e admite que a presença da filha a encheu de coragem. No entanto, ela não consegue mais proteger sua filha das fortes ondas do oceano. Quando Mia está prestes a desistir, ela percebe gaivotas no céu e deduz que estão perto da terra. Como resultado, Mia usa o que resta do cordão umbilical de Noa para atrair as gaivotas, esperando que isso também chame a atenção dos pescadores próximos.
O FINAL EXPLICADO
No final das contas, Noa é resgatada por uma pescadora e sua família. Por outro lado, Mia se resigna a crescer depois de reunir as últimas forças que lhe restam para empurrar o berço de Noa em direção à terra. Justamente quando toda a esperança parece perdida, Mia é resgatada pela pescadora, com a mão amarrada ao berço de Noa por um barbante. Assim como o cordão umbilical, o barbante é uma metáfora do vínculo entre mãe e filha . Ao longo do filme, vemos a morte de Uma motivando Mia a proteger sua segunda filha a todo custo. No entanto, Noa é a luz guia que encoraja Mia a lutar contra todas as adversidades. Acontece que Noa é quem salva sua mãe no final, levando a uma conclusão emocional. O filme termina com Mia acordando após a pescadora realizar a reanimação cardiopulmonar, e ela percebe que ela e Noa chegaram à Irlanda.
O que aconteceu com Nico?
No filme, a história de sobrevivência de Mia é equilibrada pelas tragédias familiares. No início de sua jornada, a grávida Mia é separada do marido, Nico. Rapidamente fica evidente que sobreviver sem Nico será difícil para Mia, especialmente em sua condição. Além disso, quando Nico não consegue entrar em contato com Mia por dias, parece que ele abandonou a esposa e a filha ainda não nascida. No entanto, no final, Nico surge novamente, apenas para adicionar mais miséria às já terríveis circunstâncias de Mia. No final das contas, Nico revela que foi pego entrando furtivamente em um navio, tentando alcançar Mia. Como resultado, ele leva um tiro e fala com Mia e Noa até o último suspiro.
Quem era a Uma?
Durante a trama vemos a Mia alucinar com uma criança, que no caso é sua filha primogênita, chamada Uma. Essa criança morreu em circunstâncias brutais. Uma queria sair de casa, e a Mia deixou ela sair, por cinco minutos, pirém foi encontrada e morta pelo regime. Com isso a Mia se sentiu culpada pela morte da filha. Mia tem visões de Uma ao longo de sua jornada em momentos que a testam, destacando sua culpa pela situação. Além disso, a morte de Uma motiva ainda mais Mia a proteger Noa a todo custo. Como resultado, a jornada de sobrevivência de Mia é moldada por suas tragédias pessoais. Isso exigia que ela superasse sua dor e o sofrimento para proteger sua filha recém-nascida e reúna coragem e força nesses eventos que, em última análise, garantem a sobrevivência dela e de Noa.