O suspense psicológico ‘As Linhas Tortas de Deus‘ da Netflix dirigido por Oriol Paulo terminou com uma incognita, e provavelmente você está se perguntando se a Alice era louca? Então agora vou te explicar.
A trama
O filme é uma adaptação do romance homônimo de Torcuato Luca de Tena, e ele se passa em 1979 em um manicómio psiquiátrico. O Dr. Teodoro Ruipérez, um dos médicos do hospital, recebe informações sobre Alice do Dr. Donadio. Este último conta que Alice é uma mentirosa compulsiva e uma pessoa extremamente manipuladora que pode prender qualquer um em sua teia de mentiras. Ao chegar ao hospital, Alice pergunta pelo diretor Samuel Alvar e fica sabendo que ele só voltará depois de duas a três semanas. Depois que o Dr. Ruipérez pergunta sobre Alice e seu relacionamento com o marido, ele a diagnostica com paranóia. Ele fala sobre como ela envenenou o marido três vezes e tentou matá-lo. Mas Alice nega essas acusações, apesar de expressar animosidade em relação ao parceiro.
A loucura da Alice começa
No decorrer da narrativa, Alice revela a outro médico, César Arellano, que ela é uma investigadora particular cujo único objetivo é descobrir a morte de um ex-paciente chamado Damian del Olmo. Alice explica que o pai de Damian, Garcia, a encarregou do trabalho, e apenas o Dr. Damuel Alvar sabe sobre sua designação no asilo. Inicialmente, Arellano não acredita nela, mas conforme a narrativa avança, ela ganha sua confiança. Alice bisbilhota o hospital, obtém acesso aos arquivos de Damian e se pergunta por que o Dr. Samuel Alvar nunca informou a polícia sobre isso.
Quando o Dr. Alvar volta ao asilo, ele diz que não conhece Alice, e os dois nunca se falaram. Alice diz que ele está mentindo e se comporta de forma violenta. Devido às suas ações, o Dr. Alvar lhe dá um sedativo e, posteriormente, ela tem a chance de explicar tudo a Ruipérez, Arellano, Alvar e alguns outros funcionários do hospital. Alice descreve como mentiu para Ruipérez quando se conheceram. O investigador diz que está tudo bem com Heliodoro e revela como Heliodoro a apresentou a Garcia del Olmo. Alice reitera sua missão e pede que as pessoas examinem sua história. Terminada a história, ela vê uma pessoa que diz ser Garcia del Olmo. Alice não consegue reconhecer a pessoa e os funcionários questionam a legitimidade de suas contas.
Ela tem todas as respostas
Conforme o filme avança, Alice tenta provar sua estabilidade mental enquanto Samuel Alvar aplica seus métodos mais agressivos para tratá-la. Durante um de seus procedimentos, Alice tem uma epifania e percebe que seu marido planejou tudo com o Dr. Alvar. Segundo ela, Heliodoro queria a riqueza e o dinheiro de Alice, então ele a prendeu chamando sua atenção para um caso falso. Alice diz que seu marido é poderoso o suficiente para influenciar Alvar e fazer outro homem se passar por Garcia del Olmo. No final, Alice convence a equipe sobre sua sanidade, mas o Dr. Alvar não cede em sua análise. Depois que o conselho vota se Alice está doente, o Dr. Alvar convoca o Dr. Donadio para provar seu ponto, e Alice também parece não reconhecê-lo.
Alice Gould é mentalmente instável?
O final do filme coloca nas nossas cabeças a pergunta – Alice está mentindo ou não? Ao longo do filme, a equipe do hospital oscila entre as duas possibilidades. Cada revelação os leva a mudar de postura, e o final do filme os deixa em uma nota assustadoramente incerta. Por que Alice não reconhece o Dr. Donadio? Ela está inventando outra explicação em sua mente? Bem, aqui estão nossas teorias.
Vamos começar com o nome dela que é Alice, igual aquela do pais das maravilhas que viajava em sua própria cabeça. Porém mesmo desacreditando da Alice temos que lembrar daquela placa que tem na casa dela falando que ela é uma investigadora particular, então isso até serve de prova que ela poderia estar falando a verdade.
A Alice sofria de Paranóia?
Mas o desfecho do filme nos mostra que a Alice sofre de paranóia. Nós descobrimos isso na cena final naquele momento onde a Alice consegue ganhar o julgamento pra sair do hospital psiquiátrico, e no meio do tribunal o médico da família da Alice, o Dr. Donadio aparece, ele era na verdade era o cara que conhecemos no começo do filme com o nome de Federico del Olmo. Esse tal Federico nunca a contratou pra investigar a morte do filho, isso na verdade fazia parte da sua paranóia.
Quando a Alice vê o Dr. Donadio aparece no seu julgamento, até ela mesma percebe que ele realmente estava paranóica e toda essa investigação foi fruto de sua imaginação. Ela olha pra câmera com cara de confusão… e nesse momento eu só pensei que fui enganado o filme todo.
Comparação com o livro
No livro e no filme, a Alice realmente é paranoica. Mas enquanto no filme eles deixam em aberto o motivo de sua paranóia, no livro eles contam que o marido de Alice, Stink, se casou com ela pelo dinheiro dela, e ele foi roubando ela aos poucos. Além disso, ele transformou sua casa deles em um bordel. Toda essa situação acabou deixando a Alice louca. A ponto de inventar outra realidade para conforta-la.
Além disso, no livro, Alice realmente tentou envenenar o marido. Mas mesmo descobrindo a verdade, o hospital psiquiátrico liberou ela. O problema é que quando Alice sai do manicômio, sua saúde começa a piorar. Ele gostou tanto dos pacientes e dos funcionários que ela sentiu que trabalhar no hospital era seu proposito e ela se tornou enfermeira, para ajudar as pessoas internadas, e no livro e no filme, Samuel Alvar é demitido por má conduta.
Porém também tenho uma teoria mais otimista.
Alice pode estar sã e ser vítima de um extenso esquema tramado por Heliodoro e Dr. Alvar. Uma das razões significativas por trás dessa conclusão é o comportamento do Dr. Samuel Alvar ao longo do filme. Embora o homem fale sobre curar a todos e trazer reformas para as instituições de saúde mental, ele parece bastante egoísta. Por exemplo, quando Luis Ojedas morre, não sente necessidade de informar a polícia. Quando ocorre um assassinato no hospital, Dr. Alvar só se preocupa com sua reputação. Ele chama o inspetor ao seu escritório e tenta enterrar o assunto. As duas instâncias nos dão um vislumbre de quem é o Dr. Alvar sob a fachada de um especialista contemporâneo em saúde mental.
Durante o filme também descobrimos que Heliodoro pagou dois milhões pro Dr. Alvar. Assim, fica mais óbvio que ele está conspirando com o marido de Alice e quer provar que ela é louca. Ao encontrar o recibo, Castell diz tratar-se apenas de uma doação de Heliodoro, que ele depositou na conta da fundação. A explicação não bate porque Heliodoro não conhece pessoalmente o Dr. Alvar. Idealmente, o marido de Alice deveria ter doado diretamente para a fundação.
No final, quando todos votam sobre a dispensa de Alice, ele retira seu voto e age pomposamente. Dr. Alvar diz que sente pena de todos os médicos e de sua incompetência por acreditarem em um paciente doente. Quando o Dr. Donadio aparece, Alice não consegue reconhecê-lo. Considerando como o Dr. Alvar tem conexões em vários lugares, é provável que o Dr. Donadio também seja um conspirador. Alice poderia novamente provar sua sanidade contando ao conselho como Dr. Alvar, Heliodoro e Dr. Donadio tramaram o esquema juntos.