Durante o painel da Disney na CinemaCon, um evento voltado para a indústria, o presidente da companhia Alan Horn deu pistas de que X-Men: Fênix Negra será o último filme dos mutantes da maneira como conhecemos na Fox. Segundo relatos do CBM, Horn afirmou que o filme “é uma despedida perfeita para esse time de X-Men“, classificando o longa como um “capítulo final” da equipe.
Outro ponto delicado tratado pela Disney no painel foi o filme Novos Mutantes — que sofreu com vários adiamentos e nem mesmo o elenco do longa sabe qual o estado atual da produção. Originalmente, o filme estrearia em abril de 2018, mas a Fox demandou que o diretor regravasse várias cenas, visando mudar o tom para algo ainda mais próximo do terror moderno. A decisão foi tomada com base no sucesso comercial de Logan e Deadpool, que ganharam o coração dos fãs ao apostarem em tramas e atmosferas mais ousadas e que se distanciam das fórmulas clássicas das aventuras de super-heróis. As refilmagens para incluir mais cenas não aconteceram da exata maneira que estava prevista, segundo relatos do elenco e a produção do filme é envolta em mistérios e incertezas.
Apesar de todo este imbróglio, o presidente da Disney salientou que Novos Mutantes continua no calendário da empresa como uma das estreias para 2019. Oficialmente o longa está agendado para 2 de agosto, mas não temos material de divulgação do filme há mais de um ano.
A trama de Fênix Negra se passa dez anos após os eventos do filme mais recente da franquia, X-Men: Apocalipse, e adapta a clássica saga da Fênix Negra, escrita por Chris Claremont nos anos 80, acompanhando Jean Grey perdendo o controle de seus poderes.
X-Men: Fênix Negra chega aos cinemas em 6 de junho de 2019.