domingo, novembro 24, 2024
FilmeMovie

Vivarium | Final Explicado (Eram Aliens ? Critica a vida rotineira ?)

Vivarium é um experimento alienígena? É uma alegoria a nossa atual sociedade? Do que o filme se trata?

Os Aliens são o possível causador de tudo, já que até mesmo o roteirista do filme disse que não tem interpretação errada. Então vamos comentar sobre o filme agora;

Essa teoria dos aliens meio que explicam todas as coisas anormais do filme. Como, a casa que pegou fogo e voltou ao normal, as caixas de comida e claro a caixa que veio o bebê, e tinha uma menagem escrita, “crie a criança e seja libertado” e ser libertado não significava que eles vão sair vivos daquele lugar.

Mas significava que, assim que terminassem de criar o filho, eles poderiam finalmente descansar em paz. A criança cresceu rápido e em menos de 98 dias se tornou um garoto e depois um adulto. Esse garoto ganhou um livro estranho de algum lugar. Esse livro tem uma linguagem misteriosa que até parece alienígena, e a Gemma pede para ele imitar a pessoa que deu o livro, e ele se transforma em uma criatura estranha parecendo um sapo. Essa parte realmente me parecia uma coisa Alien.

Vivarium (2019) Cannes Clip HD // Jesse Eisenberg (Zombieland) and ...

Porém o filme tem uma menagem muito maior que a dos aliens e eu vou falar sobre ela.

Chegando a metade do filme, o Tom fica obcecado em cavar um buraco no jardim pra encontrar a saída desse condomínio e ele acaba cavando a própria cova. Primeiro que ele encontra um cadáver naquele buraco. Segundo que misteriosamente ele morre, e depois é jogado no mesmo buraco. Nos momentos finais do filme, o Tom já tá morto e a Gemma tenta matar o garoto. Quando ela o ataca com uma pá, ele se transforma em um alienígena novamente, e levanta a calçada e desaparece embaixo dela. A Gemma segue ele e vê outras crianças semelhantes ao garoto, essas crianças tão com outros casais humanos. Essa cena sugere que o condômino Yonder é um local cheio de famílias sendo usadas.

Vivarium review — a movie you'll want to get stuck with | Times2 ...

O Final

A Gemma morre, e é enterrada no mesmo buraco que o Tom. Na cena final, vemos o garoto deixando a casa arrumada e tampando o buraco que o tom cavou. Ele deixou tudo perfeito, pegou o carro do Tom e foi até o escritório da Yonder e chegando lá, o antigo agente imobiliário do começo do filme tava bem velho e quase morrendo. O garoto tira uma sacola e guarda o corpo do antigo corretor, pega o crachá dele e se torna o novo corretor.

A explicação

O final pode sim afirmar que essa raça alienígena parasita, usa os humanos como apenas desenvolvedores. O número 9 da Casa provavelmente se refere aos 9 meses de gravidez, até que o garoto pudesse sair no mundo real e tem até uma parte que o garoto diz pra Gemma que o trabalho de uma mãe é apenas preparar seu filho pro mundo.

Vivarium Film | The Movie My Life

Eu entendi que o filme é uma metáfora do ciclo da vida que todos nós vivemos ou vamos viver em algum momento. Nós temos um típico sonhos superficiais, onde nos imaginamos em casas boas, com um ótimo estilo de vida e com um companheiro agradável com um quintal maravilhoso. A parte que a Gemma e o Tom acham que o Garoto é um alienígena, e isso seria uma representação de como os pais, acabam achando que as coisas dos filhos são muito complexas pra eles!

A cena em que o garoto assiste TV e aprende com o que está sendo transmitido se refere ao constante tempo que as crianças passam na frente da TV vendo programas e aprendendo com o que está sendo exibido. O garoto não só reproduz o que ele vê na Tv e o que ele aprende nos livros, mas também ele reproduz o que ele vê na sua casa, e é por isso que o garoto imita muito os país.

Resumindo a Gemma e o Tom; acabaram no limbo suburbano!

Acabou que a vida ficou monótona e cíclica e você não vê a hora dela acabar. Você até tenta fugir dessa vida, mas acaba sempre voltando pra ela e esse é o motivo do bairro não ter saída! Não tem como você escapar da vida que você tem. O Tom vê o jardim como um meio de escapar da rotina, e voltar pra sua antiga vida, mas quanto mais ele cava, mais ele retorna pra monotonia e fica preso nesse ciclo até a morte. O filme também mostra o Tom trabalhando muito e se distanciando da família, enquanto a Gemma é forcada a viver uma vida solitária que se limita a criar um filho ingrato!

Conclusão

É um filme existencialista que critica nossas atuais vidas! Pelo menos eu entendi assim! O fato deles usarem o Alien pra retratar o filho e o condômino como um limbo, foi a forma surreal de mostrar como… nossa sociedade vive em um mundo idealizado e alienado!

A frase inicial do filme, sobre esse ser um mundo difícil quer dizer que nós fazemos o possível pra sobreviver, e uma hora temos que sair do ninho! Teremos que encarar a realidade!

Matheus Amaral
the authorMatheus Amaral
Sou simplesmente apaixonado por filmes e série, herói favorito da DC Superman (Smallville <3), herói favorito da Marvel Feiticeira Escarlate (Wanda), fanatico por comédias e maratonador de séries.

3 Comentários

    • Achei o filme fantástico por trabalhar tão bem a realidade (do ser humano) de uma forma mais distanciada da realidade (mas ao mesmo tempo abordando tudo que já sabemos!)

      • Também gostei, mas achei que houve várias coisas que não tiveram explicação. Mas acho que não deverá ter um segundo filme, visto que pelo que vi no geral não foi muito bem recebido o filme.

Deixe um comentário