domingo, dezembro 22, 2024
NetflixSérie

Três Vidas | A História Real por trás das série da Netflix

Três Vidas (Triada) é uma série mexicana que segue a história de Rebecca, uma perita em medicina legal que descobre a existência de duas irmãs gêmeas dela, Aleida (que morre no primeiro episódio). e Tamara, e se esforça para tentar descobrir o que aconteceu. A série afirma explicitamente que é inspirada em fatos reais: a verdadeira história envolve um caso real de trigêmeas que vivem um tipo diferente de aventura.

A verdadeira história dos trigêmeos que inspiraram a série Três Vidas

O caso real que veio a público há alguns anos, sobre um casal de trigêmeos que descobrem por acaso a existência de seus outros irmãos. e se conheceram como adultos : seus nomes são David Kellman, Bobby Shafran e Eddy Galland, e sua história recebeu cobertura da mídia em 1980. As semelhanças são tantas que, em algum momento, ficou claro que esta é a verdadeira história da série refere-se ao mencionar os eventos reais.

Três estranhos idênticos' narra uma história excepcional - Patrícia Kogut, O Globo

O que aconteceu em 1980 é que Robert Shafran, um garoto de 19 anos, entrou em uma faculdade em Nova York e começou a ser cumprimentado por outros alunos, que o confundiam com outra pessoa. Ele então descobre que outro aluno, Eddy Galland, está na mesma faculdade: os dois se conhecem e descobrem que são gêmeos.

O caso atraiu a atenção da mídia e, em algum momento, a notícia chegou a David Kellman, que descobriu a extrema semelhança entre os gêmeos e ele e fez aniversário no mesmo dia. Dessa forma, Robert, Eddy e David descobrem que são trigêmeos que foram adotados por diferentes famílias por meio da agência de adoção Louise Wise, que manteve em segredo a existência dos outros irmãos.

Diferença da vida real vs a série

Diferentemente do enredo da série de TV, nenhuma tentativa de assassinato ou controle sobre multinacionais importantes está envolvida na história real: os roteiristas da série da Netflix pegaram emprestado o conceito de conhecer seus gêmeos secretos quando adultos e criaram uma história de crime naquele cenário .

Três Vidas: Nova série de Maite Perroni é inspirada em história real e se destaca na Netflix - A Odisseia

Na vida real a confirmação de sua irmandade não foi confirmada apenas pelo teste de DNA. Eles compartilhavam características e preferências semelhantes, como fumavam a mesma marca de cigarros; todos gostavam de luta livre e, aparentemente, eram sentimentalmente atraídos pelo mesmo tipo de mulher.

Mais do que isso: sem saber que estavam separados dos irmãos, todos sofreram com sinais claros de problemas de abandono e uma consequente forma de depressão que marcou toda a sua vida. Um deles, Eddy Galland, tirou a própria vida em 1995, 15 anos depois de se reunir com seus irmãos.

Os segredos dessa história

A história deles esconde um lado sombrio, descoberto apenas depois que se conheceram. A agência de adoção declarou que os trigêmeos não poderiam ser adotados juntos porque era difícil um casal de três irmãos ser adotado pela mesma família. Então eles foram designados para famílias diferentes. Embora isso não explique por que a agência manteve em segredo a existência dos outros irmãos. Além disso, havia um acordo entre o centro de desenvolvimento infantil que os administrava e a família adotiva: os pesquisadores do centro deveriam fazer visitas domiciliares regulares à família, acompanhando o desenvolvimento de cada criança. Eles foram descritos como uma rotina padrão para casos de adoção, mas não era verdade.

A incrível história dos trigêmeos idênticos separados no nascimento - BBC News Brasil

A verdade é que o centro de desenvolvimento infantil estava realizando um experimento social secreto e controverso nessas crianças , liderado pelo psicólogo Dr. Peter Neubauer. Robert, Eddy e David foram colocados propositalmente em três famílias com níveis de riqueza totalmente diferentes: uma família operária, uma família de classe média e uma família rica.

A conexão com o final da série

Os pesquisadores deveriam coletar dados significativos sobre o desenvolvimento de três indivíduos geneticamente idênticos em diferentes contextos sociais sem o consentimento de nenhuma das crianças envolvidas. E esses trigêmeos não foram os únicos: ao longo dos anos, muitos gêmeos e trigêmeos administrados por aquela agência de adoção fizeram parte do experimento. Esta parte da história verdadeira provavelmente inspirou os escritores de Tríptico na introdução dos eventos criminosos na trama.

Quando os protagonistas descobriram isso, ficaram chocados. Aparentemente, os pesquisadores tinham plena consciência dos problemas mentais que sofriam, provavelmente por causa do abandono que experimentaram na tenra idade, apesar de nenhum deles saber disso. Os pesquisadores estavam focados apenas em coletar dados para o experimento, evitando entrar no problema e tentar corrigi-lo.

Três Estranhos Idênticos: o real é mais fascinante que a ficção

O documentário do caso real

A verdadeira história dos trigêmeos que inspiraram a série Três vidas da Netflix , já foi retratada pelo documentário Três Estranhos idênticos em 2018. Esse documentário, dirigido por Tim Wardle, envolveu os dois irmãos ainda vivos, David e Bobby, entrevistando-os para desenvolver a história. Esse documentário levou à divulgação de alguns dos papéis em poder do professor para sua experiência, documentos que foram finalmente compartilhados com os irmãos.

Dr. Peter Neubauer, o psicólogo por trás do experimento secreto, morreu em 2008. Os resultados da pesquisa, cuidadosamente documentados ao longo dos anos, agora são propriedade da Universidade de Yale, onde permanecerão selados até 2065. Nada foi publicado oficialmente sobre o destino de todas aquelas crianças, agora adultos. E a sensação, para David Kellman e Bobby Shafran, é que eles nunca descobrirão para que valeu todo aquele experimento cruel.

“Os dados foram coletados, mas os resultados nunca foram publicados, e estamos chegando a um ponto em que temos certeza de que nada foi feito com eles, e qual era o objetivo disso, certo? Toda essa observação, coletando todos esses dados e nenhuma conclusão?”

Deixe um comentário