A 4ª temporada de Sex Education marca o final da série, e será que teremos uma 5ªTemporada? Como acaba? Ruby ou Maeve quem o Otis escolhe? Vamos conversar sobre isso com essa matéria da Tudum.
A trama
Nessa temporada turma de Moordale está em uma nova escola, e eles conhecem novos colegas de classe. Os populares são chamados de “o Coven”, e são um grupo de estudantes LGBTQ que se consideram uma fonte de positividade. Nossos favoritos de Moordale que retornam ficam muito ligados a esse novo grupo e acabam descobrindo coisas novas sobre si mesmos ao longo do caminho.
Maeve (Emma Mackey) está estudando em um programa especial de redação na Universidade Wallace, nos EUA, quando descobre que sua mãe teve uma overdose e está em estado grave. Quando ela voa de volta e chega ao hospital, sua mãe já morreu. Naturalmente, todos os seus amigos se reúnem para ajudar Maeve a realizar um lindo funeral e, apesar de hesitar em voltar ao programa, ela decide deixar sua antiga vida para trás de uma vez por todas.
Otis (Asa Butterfield) bate de frente com o terapeuta sexual residente do Cavendish College, O (Thaddea Graham), e se vê um pouco distante de seu melhor amigo, Eric (Ncuti Gatwa), que está lutando contra sua fé.
Sim, há muitos rostos para acompanhar. Mas isso faz parte do seu charme, como disse a criadora Laurie Nunn ao Tudum no início deste ano. “Há muitas vertentes e muitas histórias. Para mim, há uma espécie de confusão nisso, mas acho que é o cerne da série. É um programa que tenta falar com muitas pessoas diferentes, de origens diferentes, e eu aceito a confusão que vem com isso. É perfeitamente imperfeito.”
Maeve e Otis acabam juntos?
Más notícias primeiro: não, não. Mas também há boas notícias: Otis e Maeve terminam o relacionamento sabendo que estão crescendo em direções diferentes. Maeve precisava voltar para seu programa de redação nos EUA e perseguir seu sonho de se tornar uma autora, enquanto Otis precisava ficar mais perto de casa para estar ao lado de sua mãe e irmã mais nova. E eles sempre serão os primeiros amores um do outro.
“Maeve e Otis ainda têm muito que crescer”, disse Nunn a Tudum. “Esse relacionamento é algo que eles sempre carregarão com eles, mas o timing sempre foi um problema. No final da adolescência e aos 20 anos, você ainda está se encontrando. Como você equilibra essas duas coisas – encontrar a si mesmo e encontrar sua pessoa? Acho que isso é muito importante para o relacionamento e o dilema entre Maeve e Otis. Eu definitivamente acho que eles são o primeiro amor um do outro, e ninguém pode tirar isso deles.”
Maeve volta para a América?
Sim! E ela diz ao professor, Thomas Molloy (Dan Levy), que seu estilo de ensino severo era o oposto de encorajador. Na verdade, a avaliação dele de que ela talvez não tivesse talento para escrever quase a fez desistir completamente do programa. “Como professor, suas palavras têm muito poder… você não pode ser o guardião dos meus sonhos”, ela diz a ele. (Queda do microfone.)
“Para Maeve, seu enredo é realmente sobre sua autoestima”, disse Nunn, “e que ela realmente acredita em si mesma e merece coisas boas”.
Otis e Eric são amigos de novo?
Esta é apenas uma boa notícia: sim, é claro que os melhores amigos de longa data se reencontram. Otis se afasta de Eric por um tempo quando ele não consegue descobrir exatamente como discutir seus diferentes estilos de vida – não apenas suas diferentes sexualidades, mas sua religião, sua vida familiar, sua herança cultural – mas eles se amam e sentem falta um do outro. E assim que eles realmente conversarem, as coisas voltarão ao normal para nossos melhores amigos favoritos.
“Para mim, Eric e Otis sempre foram a história de amor central da série”, disse Nunn a Tudum. “Mesmo que o programa seja sobre sexo, na verdade é sobre amizade. Otis pode usar antolhos e não perceber que ele é o personagem principal de sua própria vida, e às vezes esquece que Eric é o personagem principal de sua própria vida.”
Como observa Nunn, distanciar-se dos amigos de infância é um subproduto natural do envelhecimento. “Há algo incrivelmente cru e doloroso nisso porque não é culpa de ninguém, e acho que isso também é algo que Eric e Otis estão passando”, disse ela. “Eles se conhecem desde os 9 anos, eles se amam absolutamente e acho que sempre serão melhores amigos, desde que possam continuar a honrar essa amizade e a ter uma boa comunicação, porque essa é a chave da todos os bons relacionamentos.
Jean faz as pazes com a irmã?
A irmã mais nova de Jean, Joanna (Lisa McGrillis), aparece para ajudar Jean com a bebê Joy – mas ela viveu uma vida adulta nômade devido a algum trauma de infância. Assim que Joanna reconhece que precisa lidar com seus abusos sexuais anteriores – o namorado da mãe a molestou quando ela tinha 12 anos – Jean reconhece que tem negado sua própria depressão pós-parto. Os dois terminam a série assistindo TV no sofá, sabendo que ambos querem ajudar um ao outro nos momentos difíceis.
Eric é batizado?
Enquanto Eric está afastado de Otis, ele passa a temporada se preparando para ser batizado em sua igreja. Ele está em conflito, porém, porque por mais que ame a comunidade da igreja e sua família, ele sabe que ser gay é tecnicamente um pecado aos olhos deles. No último minuto – literalmente, no último minuto antes de mergulhar nas águas abençoadas do batismo – ele anuncia que é gay e quer saber quem na igreja o aceitará. Quando sua mãe se levanta e lhe diz que o ama do jeito que ele é, ele sabe que não precisa de um batismo para verificar seu próprio amor por Deus. Na verdade, depois de comungar com a própria Deus (Jodie Turner-Smith), ele decide que quer se tornar pastor.
Espere, quem Jodie Turner-Smith está interpretando?
Você leu certo. Ela é Deus – ou pelo menos uma manifestação física de Deus que ajuda Eric a realizar sua verdadeira vocação.
“Ele é um jovem tão carismático e enigmático”, disse Nunn. Ela percebeu enquanto escrevia a 4ª temporada que “ele seria um pastor e líder religioso incrível”.
“Mas, obviamente, a igreja tem muita história em termos de não aceitar pessoas LGBTQ+”, acrescentou ela, “e, portanto, se quiséssemos contar essa história, teríamos que explorá-la em todas as suas nuances e áreas cinzentas. . Queríamos muito falar sobre ele como um personagem cristão e levar sua fé a sério.”
O que acontece com Cal?
No episódio final, todos os adolescentes se reúnem em busca de Cal (Dua Saleh), que está passando por uma grande depressão por não conseguir fazer a cirurgia necessária para confirmar sua identidade. Felizmente, o amigo deles está bem e eles decidem investir o dinheiro da grande arrecadação de fundos na cirurgia de confirmação de gênero.
“Foi muito importante contar uma história trans que realmente destacasse – falando aqui da perspectiva do Reino Unido – a dificuldade que muitos jovens trans estão enfrentando no momento em termos de acesso aos cuidados de saúde afirmativos de que precisam. ”, disse Nunn. “Queríamos lidar com isso de uma forma que parecesse sutil e sensível e que deixasse claro que Cal é uma pessoa que tem lutado contra a ansiedade, mas seus problemas de saúde mental estão sendo completamente agravados pelo fato de que eles não podem ter acesso aos cuidados de saúde que eles precisam para viver a vida que desejam viver. Acho que os deixamos em um lugar esperançoso e realmente acredito que, como personagem, depois desse ponto, eles seguirão em frente e prosperarão. Mas pareceu-me importante explorar a verdade dessa situação e quão séria ela é.”
Como termina Adam e seus pais?
Adam (Connor Swindells): Depois de conseguir um emprego como lavrador, Adam percebe que é ótimo com animais – e seu pai (Alistair Petrie) também percebe o talento de seu filho. Finalmente, eles conseguem se comunicar, e o Sr. e a Sra. Groff (Samantha Spiro) encerram a série novamente como uma família feliz.
Jackson e Viv
Jackson (Kedar Williams-Stirling): Embora Jackson tenha sido criado por duas mães muito amorosas, ele quer aprender mais sobre de onde veio. Mas quando eles não lhe contam a verdade, ele investiga o passado e descobre que é o produto de um caso entre uma de suas mães e um ex-colega de trabalho casado que não quer nada com ele. Suas mães explicam que, ao manter sua paternidade em segredo, elas estavam apenas tentando protegê-lo e o amam muito.
Viv (Chinenye Ezeudu): Depois que os amigos de Viv a ajudam a perceber que seu novo namorado é na verdade controlador e abusivo, ela o enfrenta de uma vez por todas – e percebe que não merece ser tratada dessa forma.
Como é o final da Aimee, Isaac e Ruby?
Aimee (Aimee Lou Wood): Com a ajuda do novo amor Isaac (George Robinson), Aimee descobre que tem olho para arte e fotografia – e é capaz de se curar de sua agressão e aprender a confiar e ter um relacionamento novamente.
Ruby (Mimi Keene): Ruby nem sempre teve um exterior tão duro – acontece que quando criança, O era responsável por Ruby sofrer bullying por fazer xixi na cama. Mas uma vez que Ruby revela o passado de intimidação de O e O pede desculpas, Ruby percebe que revelar O não foi nada bom e sua nova escola positiva está passando para ela e tornando-a uma pessoa melhor.
Como é o final dos novos personagens?
O (Graham): Otis desafia a posição de O como aluno terapeuta, mas no final da temporada ele percebe que é porque foi ameaçado por ela. Na verdade, ele vê que ela estava fazendo um ótimo trabalho ajudando seus colegas a resolver seus problemas e acredita que ela deveria continuar fazendo isso no futuro – e talvez Otis possa fazer parceria com ela para ajudar a todos.
The Coven – Abbi (Anthony Lexa), Roman (Felix Mufti), Aisha (Alexandra James): No final da temporada, Abbi percebe que talvez sua positividade excessiva não seja necessariamente uma coisa boa e que não há problema em reclamar – e, na verdade, talvez isso seja a chave para manter relacionamentos saudáveis. Sua vida sexual com Roman melhora quando ela confessa o que a está incomodando. Aisha, por sua vez, é quem ajuda Abbi a ter essa descoberta, dizendo que ela gosta de fofocar de vez em quando. E quando Aisha conta à escola como se sente isolada porque ninguém tentou acomodar sua deficiência, seus amigos percebem que podem aprender a linguagem de sinais e garantem que ela saiba que eles querem se esforçar para serem seus amigos.
Haverá uma 5ª temporada de Sex Education ?
Não, este é o final planejado para a série, mas não culparíamos você se quisesse começar a assistir novamente desde o início. Além disso, como Nunn disse a Tudum : “Definitivamente estou fazendo uma pausa e pensando em outras coisas… Mas Moordale é um mundo muito rico, e escrever sobre adolescentes é sempre muito divertido. Então, acho que sempre há potencial para mais a ser explorado nesse mundo.”