domingo, novembro 24, 2024
A24CritícaCritica FilmeFilmeMovie

Santa Maud | FINAL EXPLICADO do filme louco da A24 (ela morreu? deus existia?)

A diretora Rose Glass, faz sua estreia no thriller psicológico, Santa Maud, e vemos uma jovem indo ao seu limite, por conta do seu extremismo religioso.

A trama do filme

Santa Maud, se passa nos dias atuais, e é ambientado na Inglaterra, e no filme conhecemos uma jovem enfermeira chamada Kate, que saiu do antigo emprego por conta de um terrível incidente. Desde esse acontecimento a Kate se tornou Maud, uma devota católica, e começou a trabalhar como cuidadora particular. Mesmo ela não se animando muito com esse trabalho (principalmente por que ela acha que foi destinada a algo maior do que ser uma mera cuidadora.). Mas mesmo assim começamos o filme com a Maud, indo cuidar da Amanda (Jennifer Ehle), uma antiga dançarina e coreógrafa que agora tá morrendo de câncer, e ela não liga muito pra orações, religião, ela adora pagar por sexo, também adora uma bebedeira com os amigos. Então por conta desse estilo de vida da Amanda, a Maud  sente que Deus a mandou pra salvar a alma da Amanda, e fazer com que ela mude suas virtudes e vá pro céu.

Saint Maud | Sérgio Alpendre, crítico e professor de cinema

Até certo ponto esse filme é lento, e tem poucas cenas assustadoras, mas dá metade pro final a proposta dele muda, e você recebe uma torturante jornada envolvendo Saúde Mental.

Com essa crença maluca, a Maud começa a fazer coisas inconsequentes. Então a Amanda descobre algumas dessas coisas e nisso a Maud, acaba tendo um momento sevagem, quando ela sente que Deus a abandonou. Porém depois dessa recaída religiosa, a Maud volta novamente a crer em Deus, e sua creça se torna extremista, a ponto dela se auto torturar.

A proposta do filme é similar a Cisne Negro e Suspiria, e no geral Santa Maud se tornará um clássico cult, que abordou friamente a saúde mental de uma crente extremista, e quanto menos você souber do filme melhor será sua experiência.

Saint Maud': Terror no estilo 'O Exorcista' é adiado por tempo  indeterminado | CinePOP

O desenrolar do filme

Descobrimos no começo do filme que a Maud saiu do antigo emprego em um hospital, por algum motivo grave. Mas não sabemos claramente que motivo foi esse. Com isso a Maud se torna cuidadora da Amanda que tem câncer. Aos poucos ela começa a acreditar, que é uma santa na terra, destinada a mudar as virtudes da Amanda.

Mas as coisas saem dos trilhos com a Amanda, e a Maud acaba sendo demitida do trabalho de cuidadora, e logo depois disso ela acha que Deus, tá zombando da cara dela. Por conta disso ela tem um momento sexual, que logo mais tarde a deixa incomodada.

Crítica: Saint Maud (2020) – Pipoca Time

O Final

Chegamos então ao terceiro ato do filme, onde a Maud, começa a se auto torturar, pra provar sua devoção a Deus, e ela té fala com Deus. Ela diz pra ela, que ela é realmente uma pessoa especial. Depois disso a Maud vai até a casa da Amanda ela alucina que a Amanda é um demônio, e a apunhala até a morte com uma tesoura.

No dia seguinte, uma espécie de asas de anjo aparece nas costas da Maud, e ela caminha até a praia com um liquido inflamável. Joga em cima da própria cabeça, e liga um isqueiro, fazendo assim, ela se auto incendiar. Nesse momento todas as pessoas ao seu redor se curvam, e a veneram. Mas logo depois disso, temos um flash, dela pegando fogo e gritando, e isso mostra que durante todo o filme ela tava alucinando.

Porém na cabeça dela esse final quis dizer, que agora que ela cumpriu sua jornada, matou o grande mal (que na cabeça dela era a Amanda), ela cumpriu seu proposito. Fazendo assim, ela ganhar suas assas de anjo, e conseguir seu lugar no céu. Então ela se incendiou pra sacrificar seu corpo humano, pra assim trancender… e ir pro céu.

Saint Maud Reviews - Metacritic

A Explicação

No geral eu tirei como conclusão, que a Maud não cuidava da sua saúde mental. Ela começou a ver coisas que não existiam. Como redemoinhos se formando em lugares estranhos, bocas das pessoas se abrindo de uma forma demoníaca, delírios, ouvir vozes.. e até levitar.

E eu imagino, que por conta de algo do seu passado (que não fica tão claro no filme), ela começou a alucinar com essas coisas. Tanto é que na primeira cena do filme nós vemos a Maud, em uma sala com um cadáver. Essa cena não tem uma explicação detalhada no filme, mas pode ser que esse acontecimento estranho tenha impactado na saúde mental dela. Ou pode até ter sido a causa da demissão dela, no antigo emprego.

Mas no geral podemos concluir que (o que tenha, acontecido no passado dela) fez ela aderir ao Cristianismo como uma saída para os seus sentimentos. O próprio diretor do filme, falou que tudo isso vinha da cabeça da Maud. Então isso faz a gente pensar que a fé dela a influenciou de negativa, pra seguir pra um lugar irreal, e por conta disso ela não racionaliza e tinha delírios.

Deixe um comentário