Um episódio bem água com açúcar que teve novamente os massantes klingons.
O primeiro enredo do episódio seguiu mostrado um quarto sinal, onde Spock postula agora que os sinais podem ser o trabalho de um viajante do segundo tempo, esse sinal surgiu acima de Boreth , o planeta klingon que abriga o mosteiro onde L’Rell e Voq enviaram seu filho recém-nascido no início desta temporada. Acontece que este mosteiro, além de abrigar os monges que seguem Kahless, também protege uma vasta mina de cristais de tempo, em torno da qual eles construíram um verdadeiro templo do tempo. Quando ela chega ao Discovery para ajudá-los a garantir a passagem para o mosteiro para obter um cristal, os Klingons “não mais exploram os cristais” porque “a manipulação do tempo é uma arma diferente de qualquer outra”. Dado que apenas 20 anos atrás os Klingons estavam supostamente desenvolvendo tecnologia de viagem no tempo, e o próprio Tyler admitiu que eles teriam adorado viajar de volta no tempo e exterminar a raça humana, e considerando que os Klingons acabaram de travar uma guerra muito entusiasta contra a Federação. poderia ter sido ganho com manipulação do tempo, mas tudo bem. Como Chanceler, L’Rell não tem autoridade no mosteiro, e Tyler deveria estar morto, então, para ser respeitoso, Pike é o único que pode ir.
No mosteiro, Pike conhece Tenavik, Filho de Nenhum, um padre albino Klingon que também é filho de Voq e L’Rell, apesar de terem deixado o seu bebê lá há uma semana – porque “o tempo flui de forma diferente para aqueles que proteja os cristais; o passado, o presente, o futuro é igual em sua presença. ”Inicialmente, Tenavik se recusa a deixar Pike entrar no templo, muito menos pegar um cristal ( poH qut em Klingon, se você quiser saber), mas Pike diz“ ei , mas nós realmente precisamos disso? ”, então Tenavik muda de ideia. Em troca de obter um poH qut , Pike deve aprender como essa decisão vai mudar seu futuro … que é como finalmente, horrivelmente , somos obrigados a contar com a Máquina Beep-Beep.
Como vimos no episódio duplo “The Menagerie”, ele acaba nesta cadeira de rodas, com seu rosto irreconhecível e seu único meio de comunicação um sinal binário sim ou não, depois de salvar alguns cadetes durante um exercício de treinamento deu errado. Então Anson Mount é forçado a enfrentar seu semblante futuro, um monte de carne completamente imóvel, e leva o cristal de qualquer maneira, sabendo que isso irá (de alguma forma?) selar esse destino final. Ver tudo isso acabar é um pouco perturbador, na verdade – não ao contrário de ver seu pai chorar pela primeira vez. Misericordiosamente, a visão dura apenas um minuto, e Pike se coleciona rapidamente; com sorte, nunca teremos que assistir isso acontecer de verdade. Mas eu tenho uma pergunta: Nós realmente temos que fingir que esta é a única tecnologia disponível para quadriplégicos queimados por radiação no futuro? Este é um dos poucos eventos canônicos que eu seria
Já n segundo enredo outra nave da Seção 31 perdeu seu “check-in” regular com o Comando da Frota Estelar por dez minutos. Michael realmente quer investigar, ela espera até que o pai esteja fora da cidade a negócios para perguntar a Saru, cuja visão pós-vahar’ai o colocou ele a autoriza para conseguir isso. Spock se junta a ela apesar de seus protestos. Eles alcançaram o nave e descobriram que o Controle jogou cada membro da equipe no espaço, e apenas um ainda está vivo, o ex-colega de Burnham, Kamran. Gant (Ali Momen).
Esta deveria ter sido a primeira bandeira vermelha, é claro, dada a rapidez com que uma pessoa morre no espaço . No entanto, leva-lhes uma boa hora – na qual o trio retorna à nave da Seção 31 para procurar pistas sobre o Controle e sua natureza – para perceber, oh, certo, AI arrebatador do corpo, essa é uma armadilha, provavelmente deveria ter sido um pouco mais cuidadoso com isso. Gant está morto, mas vive sobre como o Borg segunda vez assimilado. Tendo bloqueado as varreduras tricorder de Spock de registrar os nanites no corpo de Frankenstein de Gant, Control bloqueia Spock em outra sala e tenta assimilar Burnham.
Todos os três personagens rebeldes retornam ao Discovery a tempo de informar um ao outro e, em seguida, poucos segundos depois, são cercados por toda a frota da Seção 31. Eles poderiam correr, mas o Controle alcançará. Eles têm um cristal de tempo, mas (ironicamente) não há tempo para descobrir como alimentá-lo, mesmo se eles tivessem uma supernova para trabalhar. Eles não podem deixar o Control ter os dados.
E DAI ELES MENCIONAM QUE TERÃO QUE EXPLODIR A NAVE!!!!!