Um episódio nostálgico, que explica muita coisa e ainda nos conecta ao universo clássico.
O episódio que logo no inicio nos deu uma introdução, sobre a série de Star Trek, “The Menagerie”, onde podemos ver o Capitão Pike e Spock visitaram o Talos IV, e encontrarem uma humana chamada Vina e um monte de alienígenas telepáticos de cabeça grande os Talosianos. Mesmo que o vinculo de Pike e Vina tivesse se estendido no tempo que ele passou no planeta, ele temia que os talosianos estivessem tentando controlar sua mente, e que Vina era apenas uma ilusão, então ele escapou, e nunca mais ouvimos falar sobre ela…até agora.
Agora Burnham está seguindo com a nave, mas pera, ela encontra um buraco negro, e Spock insiste em prosseguir e damos de cara com Talos IV, ela então desce da nave e se depara com as plantas azuis que Pike e Spock plantaram na série “The Menagerie”, e enquanto Spock está sozinho na nave, uma moça estranha se aproxima, e Burnham correr novamente para a nave. Ela também vê uma linda jovem, e sim é a Vina, ela se lembra de Spock e fala que ela era uma “velha amiga” de Pike. Ela os leva para conhecer os Talosianos e revela que sua beleza é uma ilusão, pois ela ficou gravemente desfigurada no acidente que a deixou em Talos IV. Os talosianos se oferecem para ajudar Spock, mas eles precisam cavar suas memórias – e as de Burnham, do tempo que ela o afastou anos atrás.
De volta ao Discovery , Pike ainda está procurando por Burnham e Spock, e recebe uma visita emocional de sua ex-namorada Vina. Claro que é uma projeção, e Burnham e Spock se juntam a ela para explicar onde eles estiveram, e por que ele precisa chegar lá rápido. Enquanto isso, os Talosianos navegam nas memórias de Spock revela onde podemos conhecer melhor esse Vulcan misterioso, que teve vários vislumbres do Anjo Vermelho. Ele acredita que o Anjo Vermelho é um viajante do tempo humano, que está voltando do futuro para tentar evitar nada menos que a erradicação de toda a vida como a conhecemos, e que a partida de Burnham foi uma forma de salvar sua vida.
Então, vemos vislumbre do passado enquanto a Discovery tenta ir para Talos IV, mas a unidade de esporos é misteriosamente sabotada – e eu logo penso que a Android Airiam está sendo controlada pelo Anjo Vermelho, pois desde o episódio 6 onde vimos o planeta consciente, tivemos essa infecção dos sistemas da Discovery e da Android, mas até agora nada impactou nossos viajantes – então eles são forçados a seguir o caminho antigo e acabam atraindo a atenção da Seção 31 e do Capitão Leland.
As duas naves entram em um cabo-de-guerra para transportar os desertores Burnham e Spock, até que Vina se materializa para dizer a Pike, para deixa-los ir será melhor para os dois. Ele cede e Leland traz Burnham e Spock a bordo. Mas uma coisa é certa, tudo não se passou de boas projeções dos Talosian sendo que Burnham e Spock estão na verdade indo para a Discovery. Spock se reúne com Pike … e até dá um sorriso. A lealdade está mais forte que nunca, pois agora a Discovery se tornou uma nave fugitiva, depois de ter abrigado os fugitivos e terão que fugir para não serem parados antes de acharem o Anjo Vermelho.
quase choro vendo esse episodio, nostalgia pura
Nossa eu também <3 Simplesmente perfeito, referencias absorvidas com sucesso.