O episódio Irmão de Star Trek: Discovery não introduziu o irmão [Spock] mas pelo menos mostrou uma pegada astuta e dinâmica da nova temporada;
Star Trek: Discovery retornou com um episódio dinâmico e divertido, introduzindo Capitão Pike (Anson Mount), e criando o drama a ser explorado na temporada, entre Michael Burnham (Sonequa Martin-Green) e seu irmão adotivo Spock, e diferente da primeira temporada que abordou um tema mais dark e focado nos esporos, essa promete focar na família de Burnham, sendo que o mistério do Anjo Vermelho será o grande foco a ser explorado.
A Discovery está a todo vapor nesse retorno cheio de emoção. Com um introdução mesmo que rápida de Pike, nós já tivemos cenas de ação dignas de Star Trek, cheias de tenção e que deixaram o emocional de qualquer um abalado. As sete explosões vermelhas que surgiram e foram espalhadas por mais de 30.000 anos-luz, parece ser um verdadeiro anjo vermelho e isso unirá a equipe da Discovery e da Enterprise. Esse é um dos motivos para o Capitão Pike subir a bordo da Discovery, e assumir o comando para continuar a missão Anjo Vermelho. O episódio só nos fez introduzir o Spock criança, em flashback de Burnham.
Pike é muito jeitoso com as pessoas, aparentemente ele tem cara de ser chato e mandão, porem essa impressão muda totalmente quando você pode ver que ele é acolhedor e amigo e quer unir todas as pessoas (que ela não seja um Lorca pelo amor de deus). Burnham e a equipe logo de cara tem uma química incrível com o Pike, ele não se importa com a patente de seus subordinados ele só quer saber do nome de cada um e quer saber de quem realmente é destemido para as missões, ele é simples e rápido.
Pike é totalmente devoto a frota e quer resgatar os tripulantes da USS Hiawatha que tiveram que fazer um pouso forçado em um planeta que está quase sumindo. A partir desse momento temos cenas dignas de filme de cinema, com Burnham e Pike voando em alta velocidade e correndo contra o tempo para não morrer com as rochas mortais. Quase todos chegam salvos até a espaçonave Hiawatha, onde encontram a engenheira Tig Notaro. Ela ficou pra traz, par salvar os tripulantes da nave que estavam em estado critico. E criou dentre os 10 meses que ficou lá formas de deixa-los vivos.
Voltando a Nave depois de transportar todos os tripulantes da USS Hiawatha, Burnham está se recuperando e Pike está entrando para a equipe da Discovery como um novo e destemido capitão.