A 91ª Cerimônia do Oscar acontece nesse domingo (24) em Los Angeles, e nos seus 91 anos de existência, a premiação já contou com diversos filmes excelentes na sua principal categoria – Melhor Filme. Na 91ª edição nós temos filmes de época, biografias, filme de super-herói, remake de clássicos e entre outros longas.
Confira tudo sobre os indicados a Melhor Filme, a principal categoria da noite:
1- Pantera Negra
Pantera Negra é o primeiro filme de super-herói indicado a Melhor Filme, e é um grande divisor de água no mundo da Marvel, mostrando-se um filme maduro, com temas político e importantes, diferente da maioria dos filmes de herói. Ryan Coogler mostra seu estilo pessoal, dando desenvolvimento para todos os personagens, e criando belos efeitos especiais e cenas de ação. As responsáveis pelo visual do filme, Ruth E. Carter e Hannah Beachler, fazem jus as suas indicações no Oscar, combinando futuro e passado para produzir Wakanda. A trilha de Ludwig Göransson traz o rap, com auxílio de Kendrick Lamar, fundido ao som de músicas africanas. Chadwick Boseman, Danai Gurira, Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Andy Serkis, Michael B. Jordan e Martin Freeman integram o elenco.
Confira a crítica aqui.
2 – Roma
O filme da Netflix, dirigido por Alfonso Cuáron, fez história sendo o primeiro filme feito exclusivamente para Streaming a ser indicado ao Oscar, tem 10 indicações no total. Roma é uma obra prima, que infelizmente não foi para os cinemas, possibilitando uma visão mais ampla do filme. Cuáron traz um dos melhores filmes de 2018, com um visual único e deslumbrante, retrata problemas importantes presentes no mundo inteiro, e de sua própria vida. As atuações fazem jus as indicações e aos prêmios que já ganharam, a narrativa do longa é calma e com tensões sutis. Roma mostra a força e a capacidade resiliente das mulheres de forma artística e significativa. Estão no elenco Marina de Tavira, Fernando Grediaga, Yalitza Aparicio e Nancy García.
Leia a crítica, clicando aqui.
3 – Nasce Um Estrela
Bradley Cooper faz sua estreia no ramo da direção, trazendo o remake de um dos maiores clássicos do cinema. Lady Gaga e Bradley Cooper formam uma dupla de interpretação excelente que adicionado com a ótima direção, fizeram o filme se destacar dentre os quatro que já foram lançados. O filme está ganhando muitos prêmio e indicações durantes essa temporada de premiações, e é cotado para levar algumas estatuetas para casa.
Confira a crítica, clicando aqui.
4 – Infiltrado na Klan
Baseado no livro autobiográfico Black Klansman, de Ron Stallworth, o filme se passa nos Anos 70, época em que a segregação racial e o grupo KKK eram presentes nos estados do Sul do EUA, e conta a história de Ron Stallworth (John David Washington), um aspirante policial negro que se torna um detetive infiltrado no chamado grupo racista Ku Klux Klan, porem a sua cor o impede de estar presente nos encontros, o detetive Philip “Flip” Zimmerman (Adam Driver) é encarregado então de fazer o papel de Ron quando precisava estar presente fisicamente. Infiltrado na Klan é um dos excelentes filmes do Spike Lee, que consegue conectar Passado e presente de forma desconcertante no filme, equilibrando o entretenimento e a crítica, mostrando que o passado pode se tornar realidade. Quero deixar aqui a minha indignação pelo John David Washington, não ter sido indicado ao Oscar de melhor ator.
Confira a crítica, clicando aqui.
5 – Vice
Vice expõe ao telespectador a história de Dick Cheney (Christian Bale), e sua caminhada na política americana. Adam McKay consegue retratar, de boa forma, a política e a cultura dos EUA. Christian Bale e Amy Adams entregam uma ótima performance, dignas de indicações ao Oscar, Bale faz uma das suas grandes mudanças para viver o personagem. Vice, com suas duas horas e doze de filme, alcança o objetivo de passar algum ensinamento para quem assiste, apresentando boas explicações para os acontecimentos e para os termos incomuns.
Leia a crítica, clicando aqui.
6 – Green Book: O Guia
O diretor Peter Farrelly, resolveu fazer um filme sobre amizade, amor e superação de barreiras, baseado na história do músico Don Shirley e seu motorista Tony Lip. Green Book: O Guia trata de uma temática bastante utilizada nos cinemas, mas fugindo dos clichês, o filme é uma ‘road trip’ deliciosa de ser ver. Com atuações excepcionais, é um prazer ver os protagonistas, tão diferentes, se tornarem grandes amigos, e juntos aprenderem um com o outro. Green Book se equilibra entre o drama e a comédia trazendo um grande elenco com Mahershala Ali, Viggo Mortensen e Linda Cardellini.
Leia a nossa crítica, clicando aqui.
7 – A Favorita
A Favorita, filme dirigido pelo Yórgos Lánthimos (O Lagosta e O Sacrificio Do Cervo sagrado), é ambientado na Inglaterra do século XVIII, acompanhando a Rainha Ana (Olivia Colman), uma alteza mimada e refém de diversas doenças, e sua confidente, conselheira e amante secreta, Sarah Churchill, Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz). Essa relação muda com a chegada de Abigail (Emma Stone), prima da Duquesa, tornando-se a queridinha da Rainha, ameaçando o posto privilegiável de Sarah. Lánthimos expõe um filme de época sínico, que faz uma interessante crítica a Realeza da época e a as ações humanas.
Confira a crítica aqui.
8 – Bohemia Rhapsody
Um dos polêmicos Filmes dessa temporada, conta a história de Freddie Mercury, com Rami Malek interpretando o cantor. Bohemian Rhapsody se trata da jornada e não da chegada, ele é um filme divertido, que não tenta ser corajoso no roteiro. Tudo se torna espetacular quando vemos Rami Malek, o surgimento da banda Queen é outro ponto positivo juntamente com a jornada solo de Freddie. Tudo é amarrado a um drama que ao redor do filme se torna comédia e nos comove e traz nostalgia. Lucy Boynton, Aaron McCusker, Gwilym Lee, Ben Hardy e Joe Mazzello estão no elenco.
Leia a crítica, clicando aqui.
O Oscar acontece hoje, com transmissão ao vivo pelo canal fechado TNT, ás 22 horas, e nós do Cinestera estaremos cobrindo tudo em nossas redes sociais e site.