O Oscar 2019 fez história, sendo um histórico para o talento negro. Nenhum outro ano na história do Oscar rendeu até seis vencedores negros.
O mais próximo chegou em 2017, quando quatro competidores negros venceram troféus de filmes lançados no ano de 2016: Mahershala Ali de Melhor Ator Coadjuvante por Moonlight; Viola Davis, Melhor Atriz Coadjuvante por Um Limite Entre Nós; Ezra Edelman, Melhor Documentário para O.J .: Made in America; e os co-vencedores Barry Jenkins e Tarell Alvin McCraney, que venceram por Melhor Roteiro Adaptado, por Moonlight.
Neste ano, King ganhou a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em Se a Rua Beale Falasse; Carter, que é apenas uma das duas pessoas negras a serem nomeadas na categoria de Figurinos, desde que a Academia a criou para os prêmios de 1949, ganhou por seu trabalho no filme Pantera Negra, tornando-a a primeira pessoa negra a ganhar o Oscar de figurino.
Também fazendo história, Beachler se torna a primeira estilista negra a receber não apenas uma indicação em Melhor Design de Produção, mas também uma vitória, por seu trabalho em Pantera Negra.
Além disso, Peter Ramsey de Homem-Aranha: No Aranhaverso, é o primeiro diretor negro a ser indicado, e a ganhar a categoria de Melhor Animação.
Além disso, a vitória de Mahershala Ali na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Green Book faz dele apenas o segundo ator negro, em toda a história do Oscar, a ganhar dois troféus por atuar. Apenas um outro ator negro tem pelo menos duas vitórias no Oscar: Denzel Washington, que ganhou o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Glory (1989), e mais tarde ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu desempenho em Training Day. ”(2001).
E finalmente, Spike Lee e Kevin Willmott ganharam o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado por Infiltrado na Klan.
Apesar de outra polêmicas nas demais categorias, o Oscar de 2019 foi certamente histórico para os criativos negros.