O Gabinete de Curiosidades de Guilhermo Del Toro é uma série de terror que tem um formato antológico , e cada episódio foca em um conto único que explora o tema da curiosidade humana através de eventos estranhos e inexplicáveis. O terceiro episódio é intitulado ‘A Autopsia’ e o quarto episódio é ‘Por Fora’, nesse post falaremos dos dois episódios
Ep 3 – A Autópsia
O episódio 3 começa com uma explosão em uma instalação de mineração que mata dez trabalhadores. Alguns dias depois, o xerife Nate recebe seu velho amigo Dr. Carl Winter em Braddock Fort, uma pequena cidade no condado de Montague. Carl é um médico legista e Nate procura sua ajuda para descobrir a verdade sobre uma série de eventos inexplicáveis
No entanto, antes que Carl possa inspecionar os cadáveres, Nate explica a situação de pesadelo através de flashbacks. Alguns meses atrás, uma série de desaparecimentos ocorreu na pequena cidade, e Nate e seu vice não conseguiram reunir nenhuma evidência ou pista. Um dia eles descobriram um cadáver na floresta, o que os levou a um homem chamado Joe Allen. Anteriormente conhecido como Edward Sykes, o homem foi dado como desaparecido há alguns meses durante um banho de mentores. Os desaparecimentos na cidade começaram após a chuva do metrô. Portanto, Nate acredita que há uma conexão entre Sykes e as pessoas desaparecidas na cidade.
Sykes morava em um motel sob o nome de Joe Allen. Ao inspecionar o motel, Nate descobre que Allen possui um item misterioso. Nate tenta prender Allen, mas ele escapa com a equipe que leva à explosão na mina. Depois de saber todos os detalhes sobre o caso desconcertante, Carl revela que está com câncer. No entanto, ele se prepara para realizar uma autópsia nos trabalhadores da mina e começa a registrar suas descobertas. Logo, a verdadeira força por trás dos desaparecimentos e mortes se revela e ameaça a vida de Carl.
O viajante é um alien?
Ao inspecionar os cadáveres, o corpo de Allen de repente reanima e se revela como uma criatura parasita alienígena. O alienígena sobrevive com sangue humano e reside dentro do corpo humano. A criatura ataca Carl e o mantém refém. Ele se autodenomina um “viajante” do espaço sideral. A espécie alienígena viaja para a Terra há anos e dominou a fusão com a fisiologia humana. Como resultado, o Viajante precisa de um hospedeiro humano para sobreviver na Terra. O primeiro passo de seu transporte requer a destruição de sua nave espacial para que outras espécies não possam aprender sobre sua fisiologia.
No entanto, o Viajante explica a Carl que o corpo de seu atual hospedeiro está se tornando inutilizável, pois ele está morrendo de fome dentro do cadáver. Portanto, o Viajante está procurando um novo host. Como Carl é um médico legista, seu corpo forneceria ao Viajante um suprimento infinito de cadáveres dos quais ele pode sugar sangue. Portanto, o Viajante não terá mais que caçar comida e temer ser descoberto. No entanto, o ser parasita alienígena é arrogante e não pode controlar sua arrogância. Portanto, é evidente que a criatura não é superior aos humanos. Além disso, o alienígena não tem seus próprios sentidos e depende de seu corpo hospedeiro para caçar e coletar comida.
Carl e o viajantes morreram?
Depois de revelar suas verdadeiras motivações, o Viajante inicia o processo de transferência de sua verdadeira forma para o corpo de Carl. Ele amarra Carl e usa a força restante dentro de seu corpo hospedeiro para operar. O Viajante se liberta do corpo de Allen e começa a entrar no corpo de Carl. No entanto, durante a operação, Carl envolve a criatura em uma conversa de inteligência. Carl revela que a arrogância do Viajante levará à sua queda. Depois que a criatura faz uma incisão no corpo de Carl para se fundir com ele, Carl formula um último esforço para impedir o plano do alienígena.
Final explicado
No final, Carl destrói todos os seus órgãos sensoriais e deixa uma mensagem com sangue para Nate em seu corpo. Ele também danifica seu cérebro e mantém apenas um cordão conectado para que ele possa falar com o Viajante. Logo, o Viajante se funde completamente com o corpo de Carl.
No entanto, está preso dentro, pois nenhum dos órgãos sensoriais de Carl funciona. Portanto, o corpo não serve para o Viajante, pois não tem sentido próprio. Logo depois, Carl morre, e o Viajante também morre com o experiente médico legista. Nate chega ao local e descobre a mensagem final de Carl e a gravação, que contém a prova da existência do Viajante. Assim, o único propósito do Viajante também é destruído.
Qual a mensagem do episódio?
A arrogância do Viajante faz com que ele ignore a gravação da fita. Assim, a previsão de Carl sobre o alienígena prova ser verdadeira. Além disso, Carl é capaz de superar a criatura, pois ele já está rendido e fez as pazes com a morte. Por outro lado, o Viajante vê a morte como uma prisão e quer continuar vivendo através de diferentes formas de acolhimento. Assim, Carl derrotando o Viajante com sua inteligência prova que o alienígena nada mais é do que um parasita. Em última análise, Carl se sacrifica para impedir que o Viajante continue sua farsa e consegue destruir a criatura de uma vez por todas.
Ep 4 – Por Fora
O episódio 4 ‘Por Fora’, segue Stacey (Kate Micucci), uma funcionária de banco casada com o policial Keith (Martin Starr). Stacey acredita que as pessoas ao seu redor a ignoram, e seus esforços para se tornar parte do grupo de mulheres em seu local de trabalho não deram o resultado desejado. Quando ela começa a aplicar uma loção popular em si mesma, de repente ela desenvolve marcas vermelhas de raiva por toda a pele.
O banco em que Stacey trabalha tem esse grupo de mulheres que Stacey quer desesperadamente fazer parte. Com o Natal se aproximando rapidamente, uma das mulheres convida Stacey para um encontro. Na esperança de causar uma boa primeira impressão, Stacey mata um pato e coloca o pássaro morto no processo de taxidermia, acreditando que será um presente perfeito, quando Stacey finalmente visita a casa do colega para a festa e entrega o presente que ela trouxe , quase previsivelmente, não é bem recebido pelo anfitrião, que não sabe o que fazer com ele.
A apresentadora, Gina, dá a cada mulher na festa uma garrafa de Alo Glo. Eles imediatamente começam a aplicar o produto e, vendo isso, Stacey também. Mas ela logo desenvolve marcas vermelhas de raiva em sua pele, indicando que ela pode ser alérgica ao que quer que tenham colocado na loção.
Quando Keith vê as marcas, ele também acredita que é uma alergia, mas Stacey começa a pensar que é o estado inicial de sua transformação. Ela continua a aplicar a loção e as marcas ficam mais proeminentes. Quando Keith anuncia que vai levá-la ao médico, Stacey recusa veementemente, mais uma vez afirmando que está em processo de transformação.
Para Stacey, os comerciais de fim de noite do Alo Glo ganham vida. O homem nesses anúncios (Dan Stevens) diz agressivamente a Stacey para continuar usando seu produto se ela quiser ver o resultado. E ela o faz, apesar da dor e do desconforto, acreditando que ficará linda do outro lado dessa árdua jornada.
Por que Stacey mata Keith?
O relacionamento de Stacey e Keith começa bem o suficiente. Keith parece ser gentil, encorajador e prestativo, mas cada uma dessas qualidades parece ter limitações. Quando Stacey começa a mudar por causa da aplicação da loção, ele não sabe como responder a isso. Ele continua dizendo a ela que ela não precisa mudar e que ela é perfeita do jeito que já é, mas Stacey não presta muita atenção a essas palavras. Ela afirma ao marido que está mudando, e ele tem que aceitar isso como um fato.
Se o consumismo moderno é um dos dois principais temas do episódio, o outro é a obsessão cega pelo passado. Keith representa esse aspecto da história. A metamorfose de sua esposa acontece bem na frente de seus olhos, mas Keith prefere se apegar ao passado, lembrando continuamente a Stacey como ela costumava ser. Isso acaba provando ser sua ruína.
Percebendo que Keith não vai mudar a maneira como ela quer, Stacey toma a decisão de matá-lo. Ela sem cerimônia o apunhala na cabeça antes de pegar seu machado e dirigir na espinha de Keith, matando-o. Também precisamos lembrar que o que acontece com Stacey não é uma coisa comum. Na busca pela beleza, Stacey perde a sanidade. No final do episódio, Stacey extrai todos os componentes internos de Keith antes de transformá-lo em um terrível exemplo de taxidermia.
Stacey se transforma em uma nova mulher?
A jornada de Stacey neste episódio provavelmente representa a busca pela beleza de uma mulher. Enquanto ela eventualmente se transforma, ela primeiro tem que pagar um preço alto por isso, e isso inclui a morte de seu marido. Apesar de todas as dúvidas que Keith tem sobre Alo Glo, Stacey continua a usá-lo, acreditando ardentemente que sua transformação está chegando. Ela pede vários frascos da loção e, depois que eles chegam, Alo Glo começa a sair de todos esses frascos. Logo, uma forma feita inteiramente de Alo Glo está na frente dela, e eles se beijam.
Depois que Stacey mata Keith, ela segue a forma até a banheira, onde se dissolve. Percebendo o que ela tem que fazer, Stacey submerge em Alo Glo. Quando ela volta, todas as marcas sumiram e ela parece pelo menos uma década mais jovem. No dia seguinte, ela prepara Keith como qualquer outra peça de taxidermia e o deixa no sofá, de frente para a televisão. Quando ela chega ao banco, as mulheres que a ignoraram até agora de repente se interessam por ela, e Stacey finalmente consegue tudo o que deseja.
Este episódio é tanto uma sátira da busca obsessiva pela beleza quanto horror. Ele ressalta como a ideia de beleza se tornou comercializada, permitindo que as corporações lucram bilhões com o complexo de inferioridade das pessoas.