Movie

Noites Brutais (Barbarian) | FINAL EXPLICADO – Quem era a mãe? Tess sobreviveu?

Escrito e dirigido por Zach Cregger, Noites Brutais (Barbarian), chegou no Star+ e o final do filme deixou os espectadores cheio de questões, e aqui estão algumas respostas pras suas perguntas.

Tess e Keith

A história segue Tess Marshall (Georgina Campbell), uma mulher que chega ao seu Airbnb de Detroit apenas para perceber que outro inquilino também está hospedado lá. As coisas tomam um rumo a partir daí. Toda a construção da atmosfera foi feita nos mínimos detalhes, sempre prezando em deixar todas as situações imprevisíveis, e com isso tivemos muitos blocos no filme, com cenas tensas.

O começo por exemplo foi com o Bill Skarsgård sendo um hospede, e a Tess achando estranho ficar na mesma casa com ele, depois a Tess encontra a passagem secreta, e quando ela encontra ela fala (NOPE), e isso até me lembrou do filme Nope. Tipo ela ficou se cagando com aquela passagem. Mas como ela tava presa no porão ela investigou aquele lugar, e logo em seguida o Keith aparece, ajuda ela, e ele desce até lá pra ver o porão, e é capturado pela monstrenga (também chamada de Mãe).

AJ e Tess

Daí o Keith é brutalmente morto, em uma cena bem filmada, e o filme corta pra introdução do AJ, um cara que é acusado de estupro por uma atriz, de uma série que ele produzia, e isso acabou com a vida dele, fazendo ele ter que vender uma das propriedades dele, que no caso é a casa central do filme.

Ele medindo todo porão pra tentar fazer a casa ser valorizada foi hilário. Ele descendo até os confins do porão e nem tendo medo foi ainda mais hilário. Porém lá em baixo ele encontra a monstrenga, e também a Tess e a monstrenga tenta dar de mama pra ele, por que ela tem meio que um complexo de mãe. Ela vê tanto aqueles vídeos naquela mini tv, que ela acabou só reproduzindo aquilo. Porém o AJ não bebe o leite dela, isso deixa ela puta da vida, e a Tess consegue escapar nesse momento.

FINAL

O final do filme vê Tess retornar ao Airbnb para salvar AJ, que acabou de assistir Frank morrer por suicídio. Tess e AJ conseguem escapar da casa miserável, mas a Mãe está longe de estar morta, viva apesar de Tess bater seu carro na mulher monstruosa. Embora se refugiem com um morador da vizinhança, a Mãe o mata também. Ferido depois que AJ atira em Tess, o ator a sacrifica para a Mãe , jogando-a sobre a borda da caixa d’água para se salvar. Felizmente para Tess, a Mãe amorteceu sua queda, mas o antagonista ainda não terminou, arrancando os olhos de AJ e matando-o. Tess finalmente atira na Mãe e sobrevive à terrível provação.

O desfecho de tudo isso é inesperado, com o enredo em si não seguindo as vias tradicionais de contar histórias para manter os espectadores adivinhando. Há muito o que descompactar sobre o final do filme de terror, incluindo como Bárbaro faz comparações entre AJ e Frank, e o que o final significa em termos de temas do filme.

A aparição do Frank

AJ fica chocado quando vê os vídeos que Frank gravou das mulheres que ele abusou, trancou e provavelmente torturou. O ator está doente do estômago e vê Frank como um monstro. O personagem de Justin Long pode não ter perseguido mulheres, sequestrado ou enjaulado, mas suas ações – estuprar um colega, jogar Tess da caixa d’água para se salvar – são deploráveis ​​por si só. A ironia é que AJ vê Frank como uma pessoa terrível e a si mesmo como uma boa pessoa que fez más escolhas.

O final coloca os dois homens em foco, sugerindo que eles não são muito diferentes um do outro, afinal. O denominador comum aqui é a masculinidade tóxica e a misoginia, o que fez as duas personagens acreditarem que tinham direito ao corpo das mulheres e poderiam controlar suas vidas de alguma forma. Há um momento em que Frank e AJ estão cara a cara, e é como se o último estivesse vendo uma parte de si mesmo no primeiro. É uma das partes mais intrigantes do filme de terror , com certeza.

Por que Frank estava vivendo em um quarto trancado

Com a Mãe vagando pelo subterrâneo por tanto tempo sozinha, parecia que Frank estava morto e enterrado há muito tempo. Isso acabou não sendo o caso. Embora não se saiba quando ele se trancou no porão, é possível que ele estivesse lá para se esconder da Mãe. Ela foi resultado de seu abuso e estupro ao longo dos anos e, embora ele tivesse controle sobre as mulheres por tanto tempo, é possível que a Mãe finalmente tenha conseguido se vingar de alguma forma.

Se ela atacou Frank, ou assumiu que ele era seu bebê como ela fez com Tess e AJ, ele poderia ter se trancado dentro do quarto para fugir. Vendo como ele nunca saiu uma vez lá dentro, Frank se escondendo com medo de alguém vir atrás dele e machucá-lo serve como punição por todas as atrocidades que ele cometeu ao longo dos anos.

O passado do Frank

Em um ponto vemos um flashback explicando a origem do porão do Airbnb e os usos de Frank para ele. Considerando que AJ não tinha ideia de que havia um subterrâneo para começar, sugere que o local não fazia parte dos projetos da casa de Detroit. Mas quem construiu? Era realmente Frank? É possível que o homem abusivo estivesse por trás da criação dos túneis subterrâneos. Tem tudo o que ele poderia ter precisado para cometer suas atrocidades.

Por outro lado, pode ser que a propriedade do Airbnb tenha sido construída acima dos túneis escuros abaixo. Frank poderia ter descoberto quando se mudou e se certificou de que havia uma porta secreta para manter as pessoas afastadas. Não está claro quando Frank se mudou para o bairro, mas as casas pareciam relativamente polidas e novas na década de 1980, o que sugere que a localização subterrânea é anterior às casas do quarteirão. Além disso, as pessoas devem ter notado se Frank contratou uma construtora para cavar embaixo de sua casa.

Os túneis explicados

O subterrâneo do Airbnb é um lugar assustador para se estar. É escuro, úmido e horrível. À medida que Tess e AJ passam, as jaulas estão espalhadas pelos cantos. O estranho é que não há corpos espalhados – nenhum esqueleto ou partes de restos mortais. Então, para onde todas as mulheres, que provavelmente foram mortas por Frank (ou morreram de desnutrição), foram? Tess assiste enquanto a Mãe assassina Keith, mas seu corpo não está em lugar nenhum quando AJ aparece e começa a procurar no andar de baixo. É possível que o homem vilãocarregou os restos mortais das mulheres falecidas para o quintal e os enterrou lá sem que ninguém soubesse.

Na década de 1980, os vizinhos de Frank estavam deixando a área para trás e, como ninguém mais morava lá, Frank poderia facilmente ter eliminado qualquer um. Até a Mãe, por mais longe que esteja, emergia de vez em quando. Ela provavelmente escondeu o corpo de Keith em algum lugar da casa onde não era tão perceptível. É isso ou a Mãe simplesmente moveu Keith para um canto escuro dos túneis, que são vastos.

O que o final de Noites Brutais significa ?

Barbarian sugere que as mulheres não estão particularmente seguras em nenhum ambiente. Nem mesmo em suas próprias casas, com Frank invadindo a casa de uma mulher para fins nefastos. Tess alugou um Airbnb na esperança de ter uma noite sozinha antes de sua grande entrevista, mas ela teve que colocar a guarda por causa da presença de Keith. Meagan não podia confiar em sua co-estrela depois que ele a agrediu sexualmente, transformando seu ambiente de trabalho em um lugar desconfortável.

Não é difícil acreditar que os policiais não acreditariam em Tess sobre sua prisão. Era mais fácil para eles acreditarem que ela estava louca por ser uma vítima. Ninguém veio atrás das mulheres antes dela, e grande parte do controle das mulheres na sociedade é garantir que elas não sejam acreditadas.

Afinal, as alegações de agressão sexual de Meagan contra AJ o levaram a chamá-la de mentirosa em vez de admitir suas ações. As mulheres em Barbarian sofreram muito, e a falta de empatia, não ouvir ou acreditar no que elas têm a dizer é o que continua a animar homens como AJ e Frank. Mesmo o final, que mostra Tess tentando ajudar AJ (e ele fazendo exatamente o oposto). Isso mostra como ele está apenas cuidando de si mesmo e não é confiável. O foco desse filme é mostrar a insegurança das mulheres e a toxidade que rodeia elas.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!