Desde 2016 a Netflix vem investindo pesado nas produções brasileiras, e com seu poder internacional as séries estão chegando cade vez mais longe e rompendo barreiras, como foi o caso de 3% que se tornou a série de língua não-inglesa mais assistida nos Estados Unidos no mesmo ano.
Nesse ano de 2019, não será diferente. A gigantesca do streaming está preparada para romper barreiras mundiais com suas produções nacionais. E nós tivemos o prazer de conhecer algumas das novas produções (Coisa Mais Linda e O Escolhido) em um painel apresentado para a imprensa que também contou com as novas temporadas das séries veteranas (3% e Samantha!), e mesmo que todas tenham enredos diferentes elas tem uma coisa em comum, a força feminina das protagonistas e de suas personagens, que percorrem um longo caminho para vencerem as dificuldades, as vezes dentre da bossa nova, as vezes no pantanal, e até mesmo em mundo distópico, todas elas estão tentando consolidar sua identidade e mostrar seu Girl Power para o Brasil e para o mundo.
COISA MAIS LINDA – 1ªTemporada
Ambientada na virada dos anos 60, Coisa Mais Linda mostra a vida de quatro mulheres fortes encarando as desventuras que a vida coloca no nosso caminho, porém com muito otimismo e determinação elas alcançarão seus sonhos ao som da Bossa Nova.
“Ser Forte está na delicadeza está no choro” – diz Pathy Dejesus que vive a Adélia “mulher negra sem muitas opções… que encontra malu a personagem da Maria Casadevall e acaba tomando um rumo”
“O grande desafio foi fazer uma série contemporânea, com Bossa Nova em 1959 que fosse voltada para um público macro jovem e grande”- comenta o produtor Beto Gauss.
“Bossa Nova é um personagem”, diz Fernanda Vasconcellos que vive a sonhadora Lígia “Uma mulher jovem… que as vezes acaba esbarrando no moralismo.”
“Essa é uma série que tem cuidados na fotografia, no cenário no figurino… então acho que é um produto da melhor qualidade possível.” – conta a diretora Heather Roth
“Os personagens são muito humanos e FALÍVEIS, não tem nenhuma super-heroína, todos têm fraquezas. Isso aproxima o público, faz com que você torça por cada vitória dos personagens”, conclui Mel Lisboa, que interpreta a poderosa Thereza “Uma mulher independente… que está alí como um farol”
Coisa Mais Linda estreia dia 22 de Março, na Netflix.
3% – 3ªTemporada
3% a série prós apocalíptica que foi a primeira produção brasileira do streaming, chega em 2019, com sua terceira temporada, agora abordando um novo refugio para os habitantes do continente.
“Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades” diz Bianca Comparato sua personagem Michelle, na nova temporada de 3%.
A atriz usou da frase do teioso para manifestar como sua personagem estará na 3ªTemporada da série original, que virá com uma nova ambientação, a concha um novo refugio que servirá como um lugar para re-começarem suas vidas.
Na primeira temporada nós começamos a ver o processo de seleção, na segunda nós conhecemos o mar alto e conhecemos a causa e na terceira temporada, nós conhecemos a concha… que fará a pergunta, como seria um mundo se você tivesse a oportunidade de fazer do seu jeito?” – comenta a diretora Diana Giannecchini
“Na terceira temporada, os personagens passam a olhar para si”, complementa Comparato. “O problema não está no outro… está em cada personagem. Todo mundo faz um mergulho interno e pega uma responsabilidade individual”.
A série começou no YouTube e em 2016 se tornou um sucesso mundial , e agora na 3ªTemporada com uma direção coordenada por mulheres a série cresce cada vez mais.
“Evoluímos e amadurecemos juntos nessas temporadas, nós crescemos , mas o tema central continua o mesmo: meritocracia, desigualdade social, o que é justo, o que não é”, diz Dani Libardi
“Não tentamos agradar o público… estamos fazendo o que é desafiador para a gente… o que provoque pensamentos”, finaliza Libardi.
A 3ªTemporada de 3% não tem data de estreia.
SAMANTHA ! – 2ªTemporada
A primeira sitcom da Netflix foi Samantha a série que ganhou o mundo por sua simplicidade e divertimento momentâneo e agora está chegando a sua mais nova temporada, que promete ser ainda mais divertida e abordar uma maternidade mais forte na protagonista, assim como a adição de uma nova personagem.
“A Samantha percebe, que nesse momento da carreira dela, ela tem que mostrar que ela é uma mãe uma profissional” – Conta emanuelle araujo sobre a evolução de sua personagem na nova temporada.” Mas ela também pode ser apresentada como uma grande artista, e ela vai buscando caminhos pra isso.”
Como eu mencionei acima ganharemos uma adição bem grata ao elenco, e a atriz Zezeh Barbosa vai viver Socorro a mãe de Dodói, nessa nova temporada.
“Ela veio pra causar” – Diz Zezeh Barbosa “Eu sou mãe, só tenho um filho e tenho medo de chegar na Socorro.”
Aparentemente Socorro chegou nessa temporada, para dar uma apimentada na casa de Samantha!
“Todos estão em busca de um norte”, comenta Douglas Silva. “Estamos falando de uma família…com vontades, desejos e sonhos”, complemente Araújo.
Samantha estreia a 2ªTemporada, dia 19 de Abril na Netflix.
O ESCOLHIDO – 1ªTemporada
A ultima série exibida nos painéis foi a novíssima, – e com poucas informações – O Escolhido, que promete colidir a ciência e a fé mostrando que as duas coisas podem se complementar ao mesmo tempo que não apresenta metrópoles e foca em mostrar as belezas naturais do Pantanal, com um enredo mistico de Thriller de terror, sobre uma médica que vai para um vilarejo, para vacinar as pessoas e no meio disso começa a descobrir sobre um vírus que está causando uma mutação estranha nas pessoas.
“Essa série é uma adaptação mexicana, e hoje em dia a gente enxerga completamente uma série brasileira.” – Comenta Carolina Munhóz
Depois de viver muitos papéis como mulheres submissas, Paloma Bernardi, agora vive uma médica que rompe barreiras.
“Eu estou vivendo uma média que quer desvendar o mundo, que quer levar sua medicina, sair do consultório médico e perseguir o que ela acredita” – diz Paloma Bernardi sobre sua personagem.
Depois de ser muito elogiado pelos escritores da série como “o futuro da tele dramaturgia brasileira”, o ator Renan Tenca comenta sobre seu personagem ser um líder espiritual.
“Esse é um suspense que, gira em torno desse líder espiritual. Que as ações dão muitos arrepios… imaginem das pessoas que acreditam nele. ” – Renan Tenca
A série vem com uma proposta de além de colocar conflitos científicos Vs. teológicos, de mostrar a fauna e a flora brasileira.
“Queremos mostrar, a beleza e a magia que existe aqui no brasl” – comenta Munhóz “Nossos Rios, Nossos Lagos, a Floresta, a fauna… a gente está tão acostumado com o rio e são paulo… que tanto pro brasileiro que não tem tanto contato como lugares como o pantanal, quanto pro mundo inteiro é bom mostrar a nossa beleza e o nosso mistério.”
Para finalizar o painel a atriz Paloma Bernardi comentou o grande atrativo da série.
“O que me pega mais na série como um todo, é a questão da fé e da CIÊNCIA. ” – finaliza Bernardi. “Existe essa dualidade, ele trazendo a fé eu trazendo a medicina, mas não como um confronto. é mais como dois pilares muito fortes que se complementam.”
O Escolhido não tem data de estreia.
Todas as quatro séries comentadas tem uma grande representatividade feminina, e isso serve para mostrar o quão Girl Power a Netflix estará nesse ano de 2019, além das estreias acima a Netflix está preparando outras produções originais brasileiras algumas delas serão, Sintonia, criada por Kondzilla, Spectros, produção com tema sobrenatural e Onisciente todas até então sem datas de estreias.