terça-feira, novembro 5, 2024
FilmeMovieNetflixWarner Bros

Navio Fantasma (2002) | FINAL EXPLICADO – O demônio colecionador de almas

O filme Navio Fantasma marcou muito minha adolescência, e nesse post eu explico o final do filme.

Eu lembro como se fosse ontem, a primeira vez que eu assisti esse filme no SBT, e fiquei aterrorizado com aquela cena de abertura icônica de todos sendo cortados. Essa cena foi tão boa, que em 2016, o site ComingSoon classificou ela como uma das melhores aberturas da história do terror.

A trama

Em Navio Fantasma vemos a tripulação de um barco rebocador recebendo uma proposta do meteorologista Jack Ferriman (Desmond Harrington), pra encontrar um navio misterioso que tá a deriva. Esses tripulantes aceitam essa proposta e vão pro navio abandonado, e a medida que o filme passa coisas estranham começam a acontecer. Vemos todos lutando por suas vidas. Aos poucos um a um dos tripulantes vão morrendo. Coisas bem estranhas acontecem durante esse tempo que eles tão no navio.

Ghost Ship (2002)

A mulher de vermelho

O primeiro destaque é a horrível cena da mulher de vestido vermelho, que ao logo dos ano seduzia vários homens e fazia eles morrerem. É em uma cena dela que a gente vê pela primeira vez um ambiente sendo reconstruído. Eu adoro essa cena, acho ela bem divertida. Mesmo que seja notável a tela verde em alguns momentos, eu ainda assim acho uma cena bem memorável. Um pouco adiante vemos a cena que ela tira a roupa aos poucos, e seduz um dos tripulantes até ele cair no fosso de um elevador. A cena é tosca demais, e ele tentando pegar ela que é um fantasma é ridículo. Mas essa cena é assustadoramente engraçada.

Ghost Ship Trailer [HQ] - YouTube

A cena da reviravolta

A segunda cena memorável é a da grande reviravolta, e essa cena é perfeita. Com certeza é tão boa quanto a cena de abertura. Na cena vemos um flashback, ao som de “My Little Box”, e a garota fantasma Katie, conduz a nossa protagonista Epps pra uma reconstrução de tudo que aconteceu no navio. Essa cena traz um misto de sensações. Acena do envenenamento da comida é aterrorizante, e a cena dos caras indo enforcar a Katie é ainda mais assustadora. Depois disso temos as reviravoltas do capando da mulher de vermelho matando os outros capangas, e ela matando ele. Logo em seguida vemos o Jack matando ela com aquele gancho. Foi uma cena muito bem dirigida, e muito sagaz na hora de contar a história do navio em poucos minutos.

O roteiro original do filme

É interessante que esse filma aborda muito sobre ganancia. Uma curiosidade é que isso foi a única coisa mantida do roteiro original, já que originalmente o filme seria um suspense psicológico, em vez de um terror, (ele foi descrito como um Titanic, misturado com O iluminado). Mas pouco tempo antes das filmagens ele foi re-escrito, e isso não agradou nada o elenco, e todos ficaram desgostosos de gravar com o novo roteiro, mas contratualmente todos eram obrigado.

Ghost Ship (2002)' is Your New Favorite Anti-Capitalist Melodrama – Screen  Mayhem

O Final Explicado

Chegando no final do filme, a Epps (Juliana Marguiles) acabou se tornando a única sobrevivente da tripulação, e ela descobre que o Jack é um demônio. Ele está em uma missão de trazer à tona o que há de pior nas pessoas. Pra assim colecionar o máximo de almas. Durante o último ato descobrimos que ele procurar os principais desejos das pessoas, e coloca essas pessoas no limite pra conseguir o que ele quer, e qualquer um que ele corrompa é marcado da mesma forma. Pra dizer que aquela alma é dele. Mas a Epps acaba ignorando seus desejos, e ela renega o ouro do navio, explode a embarcação e fica a deriva no mar, e acaba sendo resgatada por um navio de cruzeiro que passa por ela em alto mar.

Ghost Ship | 13 Guilty-Pleasure Horror Movies We Can't Help but Love |  POPSUGAR Entertainment Photo 4

A reviravolta final

Ela então é colocada em uma ambulância pra ir pro hospital, e o que parecia um final feliz, acaba sendo um novo momento de desespero pra Epps. Já que ela vê que a antiga tripulação dela, agora tá entrando em outro navio, com o mesmo ouro. Então isso quer dizer que o Jack vai fazer uma nova matança.

O Jack é basicamente um colecionador de almas. Ele faz isso como um emprego infernal, onde o dever dele é fazer as pessoas se matarem por algum pecado. Pra depois pegar a alma da pessoa. Parece que por essa cena final, o Jack não pode ser morto, ele sempre vai encontrar um novo navio pra fazer sua matança. Em uma conclusão final, Navio Fantasma é um filme divertido e agradável, que se tornou um blockbuster delicioso pra ser assistido como um entretenimento de 1h30, num fim de noite.

 

 

Deixe um comentário