O filme Melanie: A Última Esperança (The Girl With All the Gifts), chegou na Netflix e se você não entendeu o final eu te explico.
A trama
Esse longa britânico consegue ser um ótimo filme de apocalipse zumbi. Ele lembra um pouco The Last Of Us, mas ele também consegue ter um coração bem único, já que a trama é focada na Melanie (Sennia Nanua), uma criança fofa que vive aprisionada com várias outras crianças em um complexo de pesquisa, e suas vidas são rotineiras, onde todos precisam ir pra escola, e as vezes eles acabam sendo cobaias cientificas da personagem da Glenn Close.
Porém a professora, deles a Sra. Justineau ( Gemma Arterton ), vai contra o protocolo e trata os alunos como seres humanos normais, mesmo eles não sendo tão normais quanto aparentam, já que uma infecção fúngica está enraizada em seus cérebros, e mesmo que eles sejam crianças normais, quando eles sentem cheiro de sangue coisas ruins acontecem.
Um certo dia um imprevisto acontece, e a Melanie, a Sra. Justineau, dois soldados (Paddy Considine e Fisayo Akinade) e a Glenn Close embarcarem em uma jornada nas ruas desabitadas de Londres, pra conseguirem sobreviver, e pra quem sabe encontrarem um abrigo e descobrirem a cura pra essa tal praga fúngica.
A jornada
O futuro pós-apocalíptico, desse filme é tão bem construído que me deixou realmente com os olhos brilhando. As ruas de Londres todas abandonadas, e algumas com vários zumbis, e outras totalmente desertas. Em qualquer cenário apresentado aqui tínhamos um medo pairando nas nossas cabeças, e nos deixando aflito com o que poderia vir pela frente.
A jornada dos 5 protagonistas mesmo que não tenha muitas mortes no começo e todas sejam reservadas pro último ato, ainda assim conseguimos um filme focado no trabalho em equipe, e também nos dilemas morais e filosóficos dos personagens.
Principalmente quando o assunto era a relação deles com a Melanie. No começo todos da base militar tratavam como um rato de laboratório, já que a Dra. Caldwell, só usava as crianças pra fazer testes pra uma possível cura do fungo.
Tratando a Melanie diferente
Porém a medida que a aventura dos protagonistas avança, todos se aproximam mais da Melanie, e começam a tratar ela como uma pessoa, em vez de ser tratada igual um animal. Chegando próximo ao final a Dra. Caldwell tenta convencer a Melanie a se sacrificasse pra ela tentar sintetizar uma cura. Mas a Melanie mesmo que pense na possibilidade, ela não aceita ser morta e foge.
A Dra. Caldwell que já estava fraca por ter pegado sepse no começo do filme segue ela, porém antes de capturar a Melanie, ela acaba sendo capturada por aquelas crianças primitivas e morre. Essas crianças algumas cenas antes mataram aquele bobão do exercito, que foi atraído pra uma emboscada igual um animal. Essa cena foi perspicaz, e super hilária. Por que mesmo sendo evoluído mentalmente, ele caiu em uma cilada facilmente.
As sementes
Um pouco antes da Dra. Caldwell morrer ela compartilha com os outros sobreviventes que a próxima fase da doença começara quando algumas sementes do fungo se abrirem, e assim o fungo será transmitido pelo ar, fazendo os poucos humanos que sobrarem se tornarem zumbis, e a Melanie depois de perceber que não tem escapatória pra raça humana depois de tudo que ela passou. Ela acaba queimando as sementes do fundo e liberando a doença no ar.
A Melanie, não queria que ninguém dos humanos que ela gostava morressem, mas ela sabia que precisava fazer algo pra salvar a sí mesma, e pelo menos a Sra. Justineau acabou ficando viva dentro daquela base médica lacrada. Tudo bem que até agora to pensando como que a Sra. Justineau consegue comida, e água, e suprimentos. Mas enfim vamos fingir que ela consegue.
FINAL EXPLICADO
O filme se finaliza com um ar de esperança, onde vemos os novos super humanos famintos por sangue, sendo ensinados pela Sra. Justineau, e a Melanie botando ordem no barraco.
Não concordo muito com o final do filme. Achei muita burrice da Melanie estourar as sementes. Ela podia ter pegado uma daquelas crianças primitivas, e dado pra Dr. Caldwell tentar fazer uma cura pro fungo. Mas não. Ela foi lá, e fez a maior burrice. Criança sendo criança. Porém no final das contas, o filme trouxe uma mensagem ótima de que as crianças são o futuro, e os adultos acabam se tornando prisioneiros do seu passado. Sendo que o filme mostrou os zumbis tomaram conta do mundo, enquanto a única humana se tornou a prisioneira.