O que falar desse gênero tão amado e repudiado entre os amantes do cinema. A música que faz parte do cinema desde o seu inicio, consegue contagiar o publico e faz com que o telespectador mergulhe em um mar totalmente único e fora da realidade. Eu literalmente amo musicais, devido ao fato dos mesmos, possibilitarem que a gente “reveja” o filme ao escutar a trila sonora.
Por isso, nós separamos 10 filmes musicais que vocês precisam assistir. Não são necessariamente todos aclamados pela crítica, mas são filmes deliciosos e que te fazem cantar as músicas eternamente.
Confira a lista abaixo e pode ir preparando o gogó!!
1- Nasce uma Estrela (1937, 1954, 1976, 2018)
Nasce uma estrela é um clássico antigo e atual, e minha paixão por musicais não me deixou indicar apenas um, mas quatro filmes. Todas as versões foram protagonizadas por grandes estrelas, como Janet Gaynor, Judy Garland, Barbra Streisand e, atualmente, Lady Gaga.
O enredo é o mesmo em todas as versões: uma sonhadora se apaixona por um astro da música vítima do alcoolismo, e enquanto a carreira dela sobe ao estrelato, a dele se afunda graças à bebida e à arrogância. Cada filme é único e com seus devidos destaques, é um dos meu preferidos na lista.
2 – Cantando na Chuva (1952)
Um clássico que todos deveriam assistir, cantando na chuva é um dos musicais mais famoso da história, e um dos filmes mais belos sobre Hollywood e o quanto custa ser um astro de cinema nessa indústria, que se atualiza a todo tempo.
Cantando na chuva expressa o amor dos protagonistas pelo cinema, que sobrevivem a transição do cinema mudo para o cinema falado, de uma forma bem divertida e única. Canções como “Singin‘ in the Rain“ e “Make ‘Em Laugh” tiveram origem nessa obra.
3 – Mesmo Se Nada Der Certo (2014)
Eu lembro de assistir esse filme e depois passar meses cantando a música principal – Lost Star do Adam Levine. Dirigido por John Carney, o filme tem uma série de baladas folk e conta a história de um produtor musical, Dan Mulligan (Mark Ruffalo), que foi demitido de seu trabalho, e de uma jovem e independente compositora, Gretta James (Keira Knightley), que acaba de se separar do namorado de longa data. Ao conhecer Gretta em um bar, Dan a convida para gravar um álbum pelas ruas de Nova York. Eu fiquei vidrado pela atuação dos protagonistas, que interpretam adultos muito mais complexos do que a maioria dos mocinhos e mocinhas de comédias dramáticas ou românticas
Mesmo Se Nada Der Certo é um destes raros romances agridoces, como (500) Dias com Ela e Amor e Outras Drogas, que ousam tratar os seus personagens como gente de carne e osso.
4 – A Noviça Rebelde (1965)
Protagonizado por Julie Andrews, o filme conta a história de uma noviça que vive num convento, mas não consegue se adaptar às regras religiosas e vai trabalhar como governanta de um capitão viúvo com sete filhos e leva alegria de novo à casa, por meio da música. Um dos subtramas é a ascensão da ameaça nazista na Europa. A Noviça Rebelde é um filme lindo e fofo.
5 – La La Land: Cantando Estações (2017)
Eu já perdi a conta de quantas vezes assisti esse musical de grande renome da atualidade. La La Land: Cantando Estações, dirigido por Damien Chazelle, famoso pelo incomparável Whiplash: Em Busca da Perfeição, segue um homem e uma mulher, interpretado por Emma Stone e Ryan Gosling, tentando conquistar os holofotes na paradisíaca Los Angeles. O filme transita entre o jazz e ao pop mais melancólico. Tudo nesse filme é perfeito, os personagens, a trilha sonora e a história, que é uma grande homenagem ao cinema. A direção de Damien Chazelle constrói grandes cenas, tanto que o filme levou 5 Oscars para casa – Melhor Atriz, Trilha Sonora, Fotografia, Direção de arte e Direção.
6 – Moulin Rouge, Amor em Vermelho (2001)
Nicole Kidman e Ewan McGregor juntam-se nesse maravilho musical para cantar sobre amor, liberdade e poesia. Tendo como pano de fundo o infame bordel Moulin Rouge, assistimos à história de dois amantes separados por interesses distintos mas unidos pela paixão que sentem um pelo outro. A par de covers de músicas conhecidas como Like a Virgin, Your Song e The Hills Are Live somos introduzidos a algumas originais, como é o caso de Hindi Sad Diamonds. Um filme a assistir por todos os amantes de cinema musical.
7 – Mary Poppins / O Retorno de Mary Poppins (1964/2018)
Um dos maiores clássicos da Disney. Em sua estreia tem Julie Andrews no papel de ama, a atriz conta agora com a ajuda de alguns poderes mágicos para cuidar das crianças. Numa aventura que envolve guarda-chuvas que permitem voar. Em 2018, Emily Blunt traz a amada baba de volta as telas, com a mesma premissa de cuidar das crianças da família. Mary Poppins traz alegria à vida das crianças cumprindo os seus muitos caprichos.
8- Chicago (2002)
Ganhador do Oscar de melhor filme, Chicago retrata a cidade norte-americana durante a década de 1920. O enredo gira em redor das criminosas da prisão de Cook County e de como recorrem a um poderoso assessor que, habilidosamente, manipula os jornalistas para convencer o público da inocência das assassinas. Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones e Richard Gere integram o elenco lo longa.
9 – Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978)
Podemos dizer que esse filme marcou uma geração. Grease tem uma premissa simples; garoto e garota – no caso Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton John) – vivem um romance de férias e descobrem, no volta às aulas, que estão na mesma escola. Reunidos novamente, o casal lida com a popularidade de Danny e o seu medo de se assumir romântico e apaixonado pela doce Sandy, destruindo sua reputação de garanhão para os amigos. As trilhas sonoras são inesquecíveis, “Grease”, “Summer Nights” ou a famosa “You’re The One That I Want” são canções empolgantes, que vão demorar muito para perder o status de clássicos.
10 – Mamma mia! (2008/2018)
Vou trapacear mais uma vez, e indicar dois filmes! Baseado em uma peça teatral de 1999, o primeiro filme conta a história de uma menina (Meryl Streep) que chama três homens para a pequena ilha onde mora, na Grécia. Um deles pode ser seu pai – e aí temos instalada uma divertida comédia. No segundo filmes temos a filha (Amanda Seyfried) dessa menina, que tenta comemorar a lembrança da mãe, a continuação é ainda mais emocionante e divertida. A trilha sonora traz grandes sucessos do ABBA, um grupo sueco extremamente popular, que nos trouxe canções icônicas como “Dancing Queen” e “Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)”
E aí? Já escolheu o musical para soltar o gogó!!!?