Filme

Fale Comigo | FINAL EXPLICADO – O que era o canguru? O que aconteceu com a Mia? A história real do filme

Uma mão embalsamada abre uma porta pro além, e alguns adolescentes tem a péssima ideia de brincar de falar com os mortos, e várias possessões demoníacas acontecem no terror australiano Fale Comigo que tá dando o que falar, e ele acaba terminando com uma morte, com sangue, e com um canguru que até mencionei no vídeo anterior sem spoilers.

A trama

Fale Comigo começa com o Cole em uma festa procurando por seu irmão Duckett, e temos uma cena do Duckett atacando o Cole, e depois enfiando uma faca no meio da sua cara e se matando na hora. Depois disso conhecemos a Mia (Sophie Wilde) uma adolescente que perdeu sua mãe á dois anos, mas ela ainda continua de luto, e sua melhor amiga a Jade e seu irmão mais novo o Riley (Joe Bird) acolhem a Mia como se ela fosse parte da família, e dão o apoio que ela precisa.

As coisas começam a desandar no filme quando os jovens burros começam a brincam com a mão embalsamada que se conecta com os mortos. Eles acham super normal deixar os mortos entrarem no seu corpo, e o Riley que é uma criança, acaba querendo brincar também e a Mia acha uma boa ideia liberar a mão pra ele. Só pra lembrar pra vocês que o filme faz uma analogia ao uso de drogas, e a mão é como se fosse uma droga viciante, e a Mia é a pessoa mais sucessível a essa tal droga já que seu pai e seus amigos não sabem como lidar com sua depressão, e a euforia de sentir leve quando usa a mão a deixa mais e mais viciada, e ela não consegue parar de usar.

A possessão o Riley foi a mãe da Mia?

Mas voltando ao ponto o Riley usa a mão e fica possuído por dois minutos, já que o espirito dentro dele age como a mãe falecida da Mia e ela permite que ele fique mais tempo dentro do corpo do Riley, e as consequências dessa possessão prolongada é que o espirito dentro do Riley faz ele bater sua cabeça contra várias coisas em uma cena mega dolorosa e angustiante, que ficará gravada na minha cabeça por muito tempo, e o objetivo do espirito nessa cena era matar o Riley.

Acho até bom destacar que o espirito só se passou pela mãe da mia nesse momento, como uma tática pra fazer o Riley ficar possuído por mais de 90 segundos, já que o espirito já sabia dos desejos da mia. Como o Daniel tinha falado umas cenas antes o espirito entra dentro da cabeça das pessoas, e sabe de tudo que tem lá, e usa isso pra manipula-las.

Depois de se sentir culpada por quase matar o Riley, a Mia começa a se auto destruir, e começa a ficar mais e mais conectada com o mundo espiritual. Lembram o que aconteceu com o Duckett no começo do filme? Então é o que acontece com a Mia aos poucos, já que ela começa a obedecer a um espirito que está se passando pela sua mae, e gente se não ficou claro. Aquele espirito nunca foi a mãe da Mia, era só um espirito brincalhão que tava manipulando a Mia, e fez ela achar que seu pai não era real, e ela acaba apunhalando ele com uma tesoura, mas no final do filme vemos que ele sobreviveu.

FINAL EXPLICADO

Durante esse meio tempo descobrimos que se você morrer possuído, os demônios terão seu espirito pra sempre e a Mia até vê o espirito do Riley sofrendo no além, e os jovens se reúnem pra conversar com o Cole sobre a estado do Riley, e ele diz que o que eles podem fazer nesse caso é esperar o espirito se enfraquecer que ele deve ir embora, mas a Mia que está sendo manipulada por sua mãe recebe as ordens de que o Riley deve morrer pra que ela cuide dele e pare de sofrer, a a Mia enrola a Jade pra ela ficar sozinha com Riley, e a Mia até vê o canguru do começo do filme aparecer nessa cena da morte, e logo mais falamos dele.

Nesse ponto da história a Mia estava pronta pra empurrar a cadeira de rodas do Riley contra uma estrada pra ele morrer alí, mas vez de empurrar o Riley, a Mia pula sozinha no trânsito. A princípio, parece que ela sobreviveu. No entanto, quando Mia caminha pelo hospital e vê um Riley agora curado com sua família, e vê seu pai, também recuperado, a Mia percebe que está morta. Ela então vai até uma luz e vemos uma mão estendida de um grupo de jovens que está com a outra mão que foi mencionada no começo do filme.

FALE COMIGO 2 vai acontecer?

O final do filme então mostra a Mia sendo agora o espirito que vai possuir um corpo, e isso abre precedentes pra vermos o lado do espirito em uma sequencia que já foi confirmada pela A24, e será que vamos ver a Mia reencontrando sua mãe no mundo espiritual, ou talvez a Jade tentando se comunicar a Mia usando a mão, ou quem sabe a Jade tentando destruir a mão que ainda está por aí…

São tantas possibilidades pra uma sequência que fico empolgado pra qualquer uma delas que os diretores quiserem abordar, e o legal é que eles já tem as ideias de uma sequencia escrita, e eles disseram que tem uma “Bíblia Mitológica… que explica tudo do filme”.

Realmente precisamos de explicação, já que o filme apresenta espíritos bonzinhos como a menininha do hospital, e também apresenta espíritos malignos como aquele que possuiu o Riley e que manipulou a Mia. Precisamos entender como a mão funciona, quem era o dono dela, qual a história de como ela ficou embalsamada. Enfim eu veria uns 4 filmes dessa franquia, queria algo no estilo de Rua Do Medo da Netflix.

O que era o Canguru?

Para terminar o vídeo, vamos falar do canguru. Tudo começa no inicio do filme, quando a Mia e o Riley veem um canguru machucado no meio da estrada, e ele aparenta estar sentindo muita dor. Mas a Mia não consegue mata-lo e eu sinto que por sua mãe ter tirado a própria vida isso mexeu muito com ela, fazendo assim ela não é capaz de tirar uma vida.

Esse mesmo canguru volta no final do filme pra assombrar a Mia, e porém no final ele acaba servindo como lembrete de que a Mia não conseguiria matar o Riley, já que isso iria contra suas virtudes, e esse canguru indiretamente lembrou a mia da sua humanidade, já que fez a mia refletir sobre o que era certo pra aquele momento.

Qual a história real que baseou o filme?

A Mia então tirou a própria vida pra não tirar a vida do Riley, e esse foi um final chocante, e muito triste, mas acho interessante trazer o ponto de que os diretores trouxeram essa abordagem de tirar a própria vida de uma experiencia própria. Eles disseram em uma entrevista, que a avó deles tirou a própria vida, e a mãe deles assim como a avó, luta com a depressão que é pre existente na família deles. Os dois se questionam se também vão herdar isso, e a trama do filme acabou sendo baseada no que mais assusta os dois pessoalmente, essa depressão que pode ser mortal.

Matheus Amaral

Share
Publicado por
Matheus Amaral

Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!