quinta-feira, abril 18, 2024
NetflixNotíciaSérie

Dirty John: O Golpe do Amor | Linha do tempo completa dos eventos da série da Netflix

Por mais emocionante e apavorante que você tenha encontrado a série de suspense Dirty John, da Bravo, não é nada comparado à história da vida real que inspirou o show. Quando Debra Newell conheceu John Meehan para jantar em um restaurante à luz de velas na Califórnia em outubro de 2014, após uma série de primeiras datas sem inspiração, algo parecia diferente. Ele era bonito, carismático, realizado e parecia genuinamente interessado nela. Depois de quatro casamentos fracassados, ela sentiu que talvez tivesse encontrado “a coisa real”.

Mas nas semanas e meses seguintes, Meehan lentamente se revelou o oposto: um mentiroso patológico com um temperamento feio, um passado criminoso e uma longa história de enganar, manipular e abusar de mulheres. Em uma reportagem de seis partes para o The Los Angeles Times e o podcast de Dirty John, o repórter Christopher Goffard narra como o cara dos sonhos de Debra tornou-se um pesadelo para ela e sua família.

Se você ainda não leu os artigos de Goffard ou ouviu o podcast, corrija isso imediatamente. A Netflix adicionou a série em seu catálogo na manhã dessa quinta (14), e então, separamos uma linha do tempo cronológica resumindo os principais eventos da horrível e verdadeira saga por trás de Dirty John.

Confira o trailer da série:

 

8 de março de 1984

Vinte anos antes dos eventos de Dirty John, a irmã de Debra Newell, Cindi, foi baleada e morta por seu marido, Billy Vickers. O casal estava em processo de separação e o assassinato ocorreu na cozinha da casa que acabavam de vender em Laguna Niguel, Califórnia. Billy atirou em Cindi na parte de trás da cabeça a curta distância, depois deu um tiro no estômago e chamou os serviços de emergência.

No julgamento, a mãe de Cindi, Arlane Hart, testemunhou na defesa de Billy, explicando que ela o amava e não acreditava que ele estivesse em seu perfeito juízo quando atirou e matou sua filha. O promotor Thomas Avdeef ficou chocado com o testemunho de Arlane, que ele interpretou como uma pintura negativa de Cindi“Eu não conheço a dinâmica da família. Eu nunca consegui entender isso. Por que dizer coisas ruins sobre a vítima?”, disse Adveef.

O júri absolveu Billy de homicídio, que se declarou culpado em troca de uma sentença de cinco anos. Ele foi libertado em 1986 depois de cumprir menos de três anos de prisão.
A morte de Cindi, teve um impacto profundo em sua irmã mais nova, Debra. “Foi a razão pela qual Debra odiava armas de fogo”, escreve Goffard.

Novembro de 1990

John casou-se com a enfermeira Tonia Sells na St. Joseph Catholic Church em Dayton, Ohio. Na época, ela tinha 25 anos e ele tinha 31 anos, embora ele tenha dito a ela que tinha 26 anos. Nenhuma das famílias de John compareceu ao casamento; ele explicou que seus pais eram viciados e ele não queria que estragassem o casamento. O casal teve duas filhas e Tonia ajudou a colocar John na escola de enfermagem.

Julho a setembro de 2000

Após dez anos de casamento, John disse a Tonia que queria o divórcio. Tonia rastreou a mãe de John, Dolores, embora ele sempre tivesse proibido Tonia de entrar em contato com ela. Dolores revelou que John mentiu sobre seu aniversário e seu nome completo de nascimento, e que ele tinha uma acusação de drogas contra ele na Califórnia.

Depois de pesquisar na casa de Ohio que eles compartilharam, Tonia encontrou o suprimento oculto de drogas anestésicas cirúrgicas de John, que ela sabia que ele não tinha motivos para possuir fora do hospital. Ela informou a polícia, que iniciou uma investigação de John em setembro de 2000.

Janeiro de 2002

Dennis Luken, um investigador do Gabinete do Xerife do Condado de Warren, em Ohio, começou a investigar John depois que funcionários do hospital relataram tê-lo visto com uma arma na sala de cirurgia e roubado Demerol, que ele deveria estar administrando a um paciente. Luken mais tarde chamou John de “a pessoa mais desonesta, perigosa e enganadora que já conheci”.

Abril de 2002

John é destituído de sua licença para trabalhar como enfermeiro anestesista.
A polícia revistou a casa dele e encontrou uma arma carregada e 45 recipientes vazios para seis remédios diferentes, de acordo com o The Dayton Daily News.

Junho de 2002

John se declarou culpado de roubo de drogas, mas ao invés de se render às autoridades, ele fugiu do estado e se hospedou em um hotel em Michigan, onde a polícia o encontrou inconsciente e cercado por frascos de drogas.
John foi condenado a até seis anos de prisão em Michigan por resistir à prisão e posse de drogas. Ele serviu 17 meses e foi solto em 2004.

Fevereiro de 2014

John se declarou culpado de perseguir uma mulher de Laguna Beach, que ele conheceu no hospital quando ela estava se recuperando de uma cirurgia no cérebro. Ele se apresentou como anestesiologista, e eles namoraram por um período, até que ela ficou desconfortável com as sugestões de que ela transferisse dinheiro para sua conta bancária “para escondê-lo de seu marido distante”. Quando ela terminou o relacionamento, ele enviou mensagens ameaçadoras para ela, e fotos íntimas dela para sua família.

Outubro de 2014

John foi libertado da prisão em 8 de outubro depois de cumprir pena por violar uma ordem de restrição. Dois dias depois, ele conheceu a designer de interiores Debra Newell em um site de namoro com mais de 50 anos.

John e Debra foram a um restaurante em Irvine, Califórnia, para o primeiro encontro. Ele disse a ela que serviu como anestesiologista no Iraque e passou um ano com a Médicos Sem Fronteiras. “Ele tendia a ter tudo na minha lista de verificação que eu estava procurando”, disse Debra.

O relacionamento deles se desenvolveu rapidamente, e Debra estava disposta a ignorar algumas peculiaridades estranhas – John usava seu uniforme médico em todos os lugares, até mesmo em eventos formais, e alegava não ter dinheiro porque todas as suas rendas foram para seus filhos – mas suas filhas ficaram imediatamente desconfiadas.

“Eu disse a minha mãe que seria melhor ela sair dessa casa ou eu não moraria com ela”, disse a filha mais velha de Debra, Jacquelyn, no podcast. A filha mais nova de Debra, Terra, também estava desconfortável com John, mas inicialmente foi menos vocal.

Eric Bana como John Meehan / Connie Britton como Debra Newell

Novembro de 2014

Debra e John se mudaram para uma casa juntos em Balboa Island, em Newport Beach. A casa estava em nome de Debra porque John não queria o nome dele no contrato. A tensão entre as filhas de John e Debra chegou ao auge no dia anterior a Ação de Graças, quando Terra descobriu que o casal estava morando junto e confrontou sua mãe.

Terra saiu, muito abalada, com a sensação repugnante de que sua mãe estava escolhendo John por ela.

Dezembro de 2014

Apesar da constante tensão familiar, Debra e John se casaram em Las Vegas depois de menos de dois meses de namoro, enquanto Debra estava em uma viagem de negócios. A cerimônia aconteceu em um tribunal.

Março de 2015

O sobrinho de Debra, Shad – o filho de Cindi – ligou para ela para falar sobre John, revelando que ele cumprira pena na prisão e mentiu sobre ser anestesiologista.

Embora Debra tenha agido despreocupadamente com Shad, ela começou a investigar os documentos de John em particular e encontrou evidências de sua longa história de seduzir, enganar e assediar mulheres.

No momento em que se casaram em dezembro de 2014, três mulheres separadas em torno do sul da Califórnia tinham ordens restritivas contra ele; nos últimos anos, pelo menos três outras os solicitaram.

Debra encontrou impressões de sites em que as mulheres compartilhavam informações sobre homens perigosos, com dezenas de avisos sobre John: “Não deixe esse homem entrar em sua vida”, disse um comentário, enquanto outro o chamou de vigarista e um “psicopata clássico”. Ela também descobriu que ele tinha um apelido, que remonta ao seu breve período na faculdade de direito: Dirty John.

Perturbada, Debra saiu da casa de Balboa Island, aproveitando a ausência de John enquanto ele estava no hospital para cirurgia nas costas.

Junho de 2015

Depois de meses de mensagens e telefonemas em que John implorou a Debra que o levasse de volta e lhe dissesse que ele precisava dela, o casal voltou a ficar juntos. Ele tinha uma explicação para tudo, explicou Debra no podcast. “Ele sempre teve uma história. Ele me disse que mentiu porque achava que me perderia, que se sente tão sortudo por eu ser uma pessoa tão generosa, que sou o amor desta vida, que fiz dele uma pessoa melhor.” Debra e John mudaram-se para um novo apartamento em Irvine.

Março de 2016

Depois de um ano e três meses de casamento, Debra ainda tem suspeitas, e está cada vez mais desconfortável com o comportamento de John e seu afastamento de sua própria família. A tensão entre Jacquelyn e John havia piorado, como escreve Goffard:

“Ele nem queria que ela visse seus filhos, particularmente Jacquelyn, que tinha sido tão vocal em seu desprezo por ele. Um dia ele pegou Debra se esgueirando para vê-la e disse que jogaria Jacquelyn no oceano se isso acontecesse novamente.”

Debra chegou a seu ponto de ruptura em março e entrou com um pedido de anulação do casamento em abril. John, agora morando em Nevada, começou a enviar mensagens ameaçadoras, exigindo dinheiro e prometendo arruiná-la. Ela pediu uma ordem de restrição, mas um juiz de Orange County negou o pedido. Não havia ameaça iminente, eles decidiram, porque John viveu em outro estado e nunca a machucou fisicamente. Ela cortou John de sua vida e parou de receber suas ligações e mensagens.

11 de junho de 2016

O Jaguar de Debra desapareceu do estacionamento em frente ao seu escritório em Irvine, e imagens de vigilância mostraram John roubando-o. O carro foi depois encontrado a um quarteirão de distância, encharcado de gasolina e com leve dano de fogo – John tentou e não conseguiu acendê-lo completamente.

20 de agosto de 2016

Jacquelyn ligou para Terra para avisá-la que John estava na cidade; Na noite anterior, ela o viu esperando do lado de fora do prédio de Jacquelyn em Irvine. Naquela noite, Terra voltou do trabalho e estacionou o carro no estacionamento do lado de fora do prédio em Newport Beach. Quando ela saiu do carro, John se aproximou por trás e atacou-a com uma faca.

Terra conseguiu se defender em parte graças às pesadas botas de chuva que usava. Durante a luta, ela chutou a faca da mão de John, em seguida, conseguiu agarrá-la e esfaqueá-lo 13 vezes, incluindo uma vez através do olho.

Eu fiquei tipo “Eu não quero que ele volte, eu não quero que ele tente me machucar de novo. Se ele voltar, vai me matar ”, disse Terra ao Fox.

Depois que um vizinho envolveu a ferida de Terra em uma toalha de praia, Terra ligou para Debra e deu a notícia: “Eu realmente sinto muito. Acho que matei seu marido.” Mas John ainda não estava morto. Paramédicos administraram RCP e seu pulso retornou.

24 de agosto de 2016

John Meehan morreu no hospital aos 57, quatro dias depois de sua luta com o Terra. Depois que ele foi declarado com morte cerebral, sua irmã Karen tomou a decisão de tirá-lo do suporte de vida. Seu corpo foi cremado e nenhum serviço memorial foi realizado.

Debra disse a Fox que sua experiência de pesadelo com John a inspirou a tentar ajudar vítimas de abuso doméstico. “Há mulheres que provavelmente morrem de medo de ir embora”, disse ela. “[Elas] não veem nenhuma outra maneira de sair do relacionamento e eu quero ter uma voz para eles.”

E aí, ficou curioso para ver essa história nas telinhas!? A 1ª temporada de Dirty John está disponível na Netflix.

 

Patrick Gonçalves
Carioca, estudante de comunicação, apaixonado por séries e filmes, coleciono DVD's e ingressos de cinema.

Deixe um comentário