Dizem que nossa vida muda no período de um ano, e em Cruel Summer nós vemos o quanto a vida da Jennett e da Kate mudam durante três anos.
No começo desse ano Cruel Summer foi anunciada pelo Freeform, e eu fiquei empolgado pra assistir a série. Aos poucos o povo que viu no torrent falava que a série era ótima, e que eu deveria dar uma chance, e realmente a série é ótima, e finalmente ela chegou ao Prime Vídeo, e eu assisti aos 10 episódios.
A trama
Uma coisa que eu adorei na série é a forma ousada que ela navega pela história, entre 1993, 94, e 95. Essas três épocas servem de base pra cronologia da série. É legal que os produtores se preocuparam em diferenciar cada uma dessas épocas, com cortes de cabelo, e graus de saturação de cor diferentes.
Então 93 é um ano mais cintilante, com os personagens todas animadinhos. Enquanto 94 é um ano um pouco mais sem brilho onde acontece o desaparecimento da Kate (Olivia Holt) e toda a cidade se alarma. Já 95 é um ano turvo, onde a Kate já reapareceu eu tá acusando legalmente a Jeanette (Chiara Aurelia) de ter visto ela no porão da casa do diretor, e não ter feito nada pra ajuda-la. Enquanto a Jeanette acusa a Kate de difamação. Elas acabam tendo uma briga judicial, que tem um desfecho interesse no final da temporada.
O desenrolar da história
Mas essa história da Kate e da Jeanette é mais sinuosa do que a gente imagina, e essas protagonistas são mais complexas do que parecem. Então essas três épocas são bem diferentes, e temos toda a história da série acaba contando um poucos como a Jeanette, passou de uma nerd pra uma garota popular. Além de como a Kate acabou se envolvendo com o diretor assistente de sua escola (Blake Lee), e acabou sendo presa em um porão. Até o final da temporada nós vemos todas essas respostas.
Além disso os antagonistas também tem seus momentos pra serem desenvolvidos, e os amigos da Jeanette ganham um destaque interessante principalmente no joguinho maluco deles de roubar roubar coisas, e invadir casas.
Tudo na série é perfeitamente bem desenvolvido
Mas não só a história da série foi bem construída, como todo o resto também se casou muito bem. Os diálogo eram bem escritos, a trilha sonora era perfeitamente conectada com as cenas, a atuação foi perfeita. A Olivia Holt serviu muito como a Kate, e a Chiara Aurelia me impressionou demais enquanto apresentava as três faces da Jeanette.
Já a direção da série também conseguiu ser bem certeira, e conectou perfeitamente todos os anos, com a técnica incomum de apresentar o mesmo dia em anos diferentes. Essa técnica até me lembrou um pouco da trilogia Rua do Medo, que fez a mesma coisa com três filmes diferentes.
Final Explicado
O final da temporada 1 de Cruel Summer mostrou o julgamento entre a Kate (Olivia Holt) e a Jeannette (Chiara Aurelia), e tivemos algumas surpresas quando as duas tiveram aquela conversa honesta, que deveria ter acontecido a muito tempo, e evitaria toda essa loucura.
Nessa conversa descobrimos que a Jeanette apareceu no natal na casa do Martin, ela roubou o globo de neve e foi embora, e quem viu a Kate na verdade foi a Mallory. Depois dessa descoberta, as duas fazem as pazes e tiram as acusações jurídicas. Mas mesmo depois de tirar as acusações, a Kate continuou a sem falar a verdade, e não contou a ninguém além da Jeanette sobre seu relacionamento com o Martin, e também ela não contou que ela ela que matou ele.
Kate e Martin
Durante a episódio 9, vulto o melhor episódio dessa temporada. Nós descobrimos que a Kate realmente começou a amar o Martin. Mas a diferença de idade dos dois era uma coisa que impedia esse amor deles de se tornar publico.
Porém se você analisar bem a série, esse amor também podia ser um transtorno psicológico enraizado na pressão que a Kate sofria da mãe. Então nisso a Kate encontrou um porto seguro no Martin, que era um cara que apoiava ela, e ela criou esse amor incondicional por ele.
Mas depois de passar muito tempo na casa do Martin, a vida dela e a vida dele nunca mais seria a mesma se ela saísse de lá tudo entraria em ruinas. Acabou que ela ficou presa no porão e depois usou a Annabelle pra matar ele.
Annabelle
Falando na Annabelle, durante toda a temporada a Kate tentou lembrar quem era essa Annabelle. Só no último episódio, ela lembrou que era a arma do Martin, que tirou a vida do pai dele.
Essa arma mexeu muito com o psicológico dele desde que ele viu o pai morto, então isso até me fez pensar que o Martin não era um cara ruim, ele só acabou se metendo com a pessoa errada no momento errado.
Essa relacionamento dos dois acabou resultando na morte do Martin, no final da temporada, quando a Kate atira nele. Depois disso ela mudou muito, e começou depois até a apresentar transtorno pós traumático, que foi bem trabalhado durante a temporada, e esse transtorno acabou fazendo ela se aproximar da Mallory.
Mallory e Kate
Durante a temporada as duas acabaram se conectando bastante já que elas se tratavam com a mesma terapeuta, e isso iniciou uma amizade. Temos que lembrar que a Mallory só se aproximou da Kate, por que ela se sentiu culpada de ter visto a Kate na casa do Martin lá no natal. Porém aos poucos a Mallory realmente começou a gostar da Kate, e essa amizade das duas vai durar bastante.
Mas eu fiquei meio sem entender, o que foi aquele beijo no final da temporada significou, será que a Kate desistiu dos homens, depois de dois relacionamentos fracassados. Esse final do enredo das duas foi meio patético na minha perspectiva. Achei meio sem sentido aquela dança na rua, aquele beijo do nada, e também a forma rápida com que as duas se resolveram. Espero que esse enredo delas ganhe mais profundidade na 2ªTemporada.
Jeanette
Mas agora que eu já falei bastante da Kate, vamos falar da Jeanette, que foi uma personagem super complexa. Ela durante toda a série queria ser notada, queria ser popular, queria ter atenção. Depois do final dessa primeira temporada, com a Kate tirando todas as acusações sobre ela. A Jeanette virou a queridinha da América, e até participou daquele talk show, e falou que essa disputa judicial não era por dinheiro, e sim pra descobrir a verdade, e que ela perdoaria a Kate pelas acusações.
Enfim na tv, ela parecia um anjinho. Mas fora da TV, nós vimos que na verdade ela sabia que a Kate tava presa na casa do Martin, já que ela tava viciada na adrenalina do roubo e foi lá na casa do Martin, pra roubar mais alguma coisa, e ouviu a Kate gritando no porão e pedindo ajuda.
Mas a Jeanette fingiu demência, e deu aquele sorrisinho, indicando, que ela queria que a Kate apodrecesse alí, só pra ela continuar sendo a garota popular no lugar da Kate. Esse final da revelação da Jeanette foi muito bom. Até tirou a atenção daquele final chato da Kate, e ele também provou que a Jeanette realmente não viu a Kate, só ouviu, e ninguém perguntou se ela tinha ouvido, então ela não mentiu.
A 2ªTemporada
Porém ainda tem mais algumas coisas, que não ficaram muito explicadas no final. Como por exemplo qual foi o desfecho do Vince e do Jaime? Será que eles ficaram juntos? O Derek e a Ashley continuaram juntos mesmo depois dele pegar a conversa que ela tava tendo com a Kate?
Pra mim essas duas coisas foram as mais importantes que eu queria uma resolução, porém ao que parece o Freeform não sabe o que vai fazer com uma 2ªTemporada da série. Eles disseram que querem continuar a contar histórias envolventes e instigante, mas eles não sabem ao certo, se a 2ªTemporada vai seguir a mesma história, ou essa série vai ser uma antologia.
Esse final até que fechou bem a história, e se for uma antologia mesmo, espero que os mesmos atores voltem, ia ser legal uma nova história com esse elenco talentoso. Cruel Summer é uma série ótima, que já até foi renovada pra 2ªTemporada, que estreia na metade de 2022, nos estados unidos. Recomendo que vocês deem uma chance pra ela lá na Prime Vïdeo.