segunda-feira, maio 6, 2024
NetflixSérie

Critica | Vis A Vis – 4ªTemporada (2019)

Vis A Vis chegou a sua última temporada. A série começam com um arco primoroso e termina com um baque no coração dos fãs.

Essa critica tem Spoilers!

Primeiro quando essa temporada começou, eu não tava entendendo nada. Tava tudo confuso, o Sandoval agora é o diretor do Cruz do Norte! E a dúvida ficou na minha cabeça é, por que colocaram esse cara como diretor ? Só tem uma pessoa na Espanha que possa ser um diretor de presídio? Outra coisa é que eles ignoraram totalmente o final da 3 temporada! Eles simplesmente nos mostraram a Zulema e a Saray vivas. Mas como elas escaparam do final da terceira – ficou no ar. Mas vamos fingir demência novamente, igual foi com o final da segunda temporada.

Logo no primeiro episódio tivemos bons momentos como a cena do bebê da Saray. Que graça a Deus tá vivo. Além disso a Mercedes sofreu brutalmente, sendo mordida por vários cachorros. A Altagarcia agora é a mais nova presidiária do Cruz do Norte e claro teve a Zulema sendo a Zulema, no avião, sozinha e derrotando dois policiais. Mas no final das contas ela foi presa novamente. Então continuou na mesma.

Resultado de imagem para vis a vis 4

Chegamos então no segundo episódio, com a Zulema chegando na cadeia, e apanhando da Saray, com toda razão, né e como sempre a Zulema armou um plano de fuga. Mas dessa vez era pra Altagarcia fugir ela então consegue sair da prisão por conta do plano mirabolante. Não podia esquecer do palácios que voltou pra alegrar a vida das detentas. Agora comandando o coral da cadeia . Sendo que uma tal de Sra. Cruz apareceu do nada.

O terceiro episódio teve uma das melhores cenas da temporada que foi o lança chamas que a Zulema fez e as vezes eu acho que os roteiristas devem ter usado uns entorpecentes. Porque aquela cena foi totalmente maluca. Mas ainda assim eu adorei. Também teve a Altagarcia dando vários tiros no Damian! Mas aquele homem nunca morre. Ele deve até tomar banho de colete aprova de abalas. Só pode… Sendo que a parte mais tocante do episódio foi a Sole falando que tem alzheimer e o grande twist do final do episódio foi a chegada da filha da Zulema.

No quarto episódio a tal filha da Zulema sofre nas mãos das detentas. A Zulema então ajuda ela dando umas dicas, que não servem pra nada e ela fazendo merda no final das contas – e pra quem acha a filha da Zulema familiar, ela é a Cayetana de Elite. A Altagarcia pega de refém a ex do Sandoval. Então agora o Sandoval tem que soltar a Zulema pra ex dele ficar viva, mas no final das contas o Sandoval como é muito burro, deixa a Zulema sair e antes de recuperar a ex mulher dele, ele captura a Zulema de volta e a Altagarcia, joga a ex mulher dele dentro de uma piscina e ela morre afogada.

Resultado de imagem para vis a vis 4

Não sei se vocês perceberam mais, em menos de 5 episódios a Zulema já tentou fugir, praticamente umas 6 vezes e ela quase conseguiu na maioria delas.

No começo do 5 episódio a ex mulher do Sandoval é enterrada, enquanto a Zulema apanha merecidamente dos polícias e mais tarde ele é levada pra casa da Sra. Cruz que é a dona de todas as prisões. Lá a Sr. Cruz oferece pra ela uma troca, pra manda a filha dela pra antiga cadeia, se a Zulema comandar o Cruz do Norte, mas como sabemos a Zulema não aceitou. Por que ela é a Zulema. Enquanto isso as outras detentas vão cantar com o Palácios, naquele corou que ela tá comandando, mas elas aproveitam da situação pra roubarem remédios. Porém o Sandoval faz uma busca, quando elas retornam pra cadeia e a Goya e a Caixinhos deixam os medicamentos com a Fátima – sim a filha da Zulema. A Fátima então é pega pelo Sandoval e incrimina a Caixinhos que vai pra solitária. Também tivemos o enredo da Saray, que mostrou que ela teve que deixar seu bebezinho ir embora com um casal. Ela não queria, mas ela pelo menos encontrou esse casal amoroso.

Estamos então chegando na reta final e no sexto episódio, começamos a focar mais na Sole e no alzheimer dela que a cada dia tá piorando. O Sandoval então quer mandar ela pra outro lugar, então ele aguarda a liberação. A Fátima é estuprada e a Zulema vê tudo, mas acaba não podendo fazer nada, pois o Sandoval fez tudo de propósito. Nisso pra livrar a Fátima do estupro coletivo a Zulema faz o que tanto o Sandoval queria e contou onde a Altagarcia tava. A Altagarcia então é presa. E o olhar de raiva pra Zulema foi real, e eis que então GRAÇA AO BENDITO DEUS A Macarena está de volta em cena.

Começamos então o penúltimo episódios com o esperado retorno da Maca, onde ela já acorda do coma e bate em um enfermeiro nojento, que tirou várias fotos dela. Ela volta pra prisão com um retorno merecido. E cheio de abraços. Tristemente a Fátima deixa uma carta pra Zulema e enquanto ela lê só vemos um corpo caindo e ela morreu. Achei pesado e chocante, essa cena. A Sole ressalta pra todas as meninas que preferia que mamassem ela do que ficar com essa doença. Nossa isso doeu muito. Eu gostei muito desse enredo dela, do alzheimer. Achei uma coisa super original pra essa temporada e a sole é uma das personagens mais humanas da série, assim como a Tere – amo muito as duas. Mas vamos continuar que estamos nos aproximando da guerra, a Altagarcia, do nada morreu – eu suponho fortemente que tenha sido o Sandoval, por que aquela conversa estranha me pareceu quase que um aviso de morte.

Então temos uma revolta coletiva, por conta da transferência adiantada da Sole, todas as detentas começam uma rebelião que causa a morte daquele policial chato, que comia a Zulema e claro a Maca aparece pra acabar com toda aquela baixaria. Maca rainha o resto nadinha e o mais incrível de tudo é ela tava com uma arma na mão falando pra soltar a Zulema. Eu amo e odeio essa amizade delas.

Agora o grande e estrondoso episódio final – que se você não se emocionou, você deve ter assistido errado – o episódio já começa com a guerra travada entre as detentas e os policiais, tudo pra ajudar a nossa querida Sole. Nessa guerra nos vimos a Zulema e a Macarena encurralando o Sandoval. Mas a Macarena preferiu ir pra cela da Caixinhos e ir soltar ela e conversar. Enquanto isso a Zulema teve uma longa conversa com o Sandoval e a Sole faz um discurso lindo de como ela ama todas as detentas e como ela teve os melhores momentos da vida dela, ali atrás das grades.

Imagem relacionada

A Goya que eu sempre odiei, teve aquelas cenas divertidas dela fazendo a Sr. Cruz sofrer. Mas uma das melhores cenas do episódio, foi a morte do Sandoval. A Zulema levando ele pra todas que ele já feriu se vingarem dele foi espetacular. Depois da melhor cena da temporada tivemos a cena da série, que é a das meninas queimando a Sole na fogueira – CONFESSO QUE UMA LÁGRIMA ESCORREU! – no final, a série no deixou a desejar e avançou 12 anos pra frente e colocou nossa maravilhosa Tere pra narrar os acontecimentos. Ela a princípio está sóbria, agora é assistente social e tem filhos. A Goya trabalha de amarelo – que ela sempre criticou – e é a chefe do lugar. A Saray conseguiu a guarda da filha dela e está aparentemente feliz. A Caixinhos ainda tá presa, mas ao mesmo tempo, ela sai e volta da prisão – por que a gente sabe que ela é chapa quente. Mas a grande revelação ficou pra dupla improvável de assaltantes.

Sim, Maca e Zulema agora estão juntas como Thelma e Louise, fazendo seus saques de lojas de penhores. Esse final me cheirou a série aclamada sim! Que tinha que ser mais valorizada. A terceira temporada foi ruim! FOI, mas essa compensou.

Mas no final das contas a série terá sim um derivado em 2020, focado na Maca e na Zulema, contando a trajetória delas.

Matheus Amaral
the authorMatheus Amaral
Sou simplesmente apaixonado por filmes e série, herói favorito da DC Superman (Smallville <3), herói favorito da marvel feiticeira escarlate (wanda), fanatico por comédias e maratonador de séries.

1 comentário

Deixe um comentário