quinta-feira, janeiro 9, 2025
CritícaCritica SérieSérieSpace

Critica | Um Dia Qualquer – Mini Série (2020) – Nova produção do Space vai te fazer refletir sobre algumas questões

Um Dia Qualquer é a nova produção do Canal Space vai te fazer refletir sobre algumas questões.

A violência no Rio de Janeiro já foi explorada em inúmeras produções audiovisuais, principalmente por homens brancos.  ‘Um Dia Qualquer’, série que estreia no canal Space nesta segunda (17/08), se propõe a explorar mais uma vez esse assunto de um ângulo que na visão de alguns se mantém bastante atual: a convivência de milicianos, traficantes e evangélicos num mesmo bairro. As questões sociais são intensificadas pelos dramas pessoais dos personagens, que envolvem cenas de amor e traição.

Máxima · "Um Dia Qualquer": Série mostra como a milícia e a ...

Quando criou a trama da série, o diretor Pedro Von Krügger teve a intenção de misturar diversos temas muito duros da realidade que permeiam as vidas das populações de comunidades e subúrbios, pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na coletiva de imprensa realizada online, ele disse a seguinte coisa:

“Acredito que a arte tem a importância de ampliar o debate sobre temas complexos do nosso tempo. Quando eu criei a série, pensei que o avanço das milícias e seu poder paralelo, a injustiça social sofrida pela população negra, as buscas das mães de vítimas da violência e as agressões domésticas decorrentes do machismo são questões que precisam ser resolvidas na nossa sociedade atual”

Mesmo com boas intenções, a série apenas arranha o teto dessas questões, não aprofundando em dores e deixando que a resolução dos porquês sejam respondidas por sentimentos de inveja, amor e posse. Além de manter a narrativa com certo distanciamento de questões raciais, a perda de um filho, de um marido, parecem servir mais como cenário do que como parte da narrativa. 

No núcleo miliciano da narrativa as coisas não se mantêm menos distantes, vemos os interesses por trás das ações, entendemos levemente os sentimentos, mas não somos realmente levados as fossas marianas dos palcos da realidade. 

Série Um Dia Qualquer foca em drama humano ao abordar milícia e ...

A moralidade dos personagens se resume aos sentimentos que levam consigo.

Para além da profundidade da história, as técnicas usadas são bem elaboradas e trabalhadas, a direção sabe o que quer dos atores e explora isso com as intenções que tem para cada personagem.

‘Um Dia Qualquer’ é uma minissérie que te fará refletir sobre algumas questões dentro e fora da tela, repensar alguns conceitos e se perguntar sobre o que acontece também atrás das câmeras. Vale a pena assistir e acompanhar mais esse lançamento.

Texto: Stefany Gomes

Deixe um comentário