quinta-feira, dezembro 26, 2024
CritícaCritica SérieNetflixSérie

Critica | Sintonia – 1ªTemporada (2019)

Criada e dirigida pelo KondZilla, a nova série original da Netflix, chamada de Sintonia traz com muita destreza uma visão da realidade brasileira.

O cantor Mc Jottapê, estrela a série de oito episódios como Doni, um ambicioso músico que busca muito mais do que a família dele anceia. Junto dos amigos Nando (Christian Malheiros), que escolhe o caminho do crime organizado, e a Rita (Bruna Mascarenhas) que tem suas próprias virtudes, e segue suas próprias regras, os três sempre estão sempre na mesma sintonia e isso é o que faz a série funcionar tão bem, a amizade entre eles.

Resultado de imagem para Sintonia Netflix

Os três personagens são bem diferentes, cada um tem sua vida e sua realidade. Cada uma é apresentada separadamente, para chegarmos ao final e todas colidirem (mas não quero dar spoilers), primeiro temos Doni um garoto carismático de bochechas rosadas, que trabalha em uma mercearia, mas sua pretensão é de ser um grande cantor de funk, porém seu pai (Vanderlei Bernadino) não vê essa perspectiva para o futuro dele, e a única pessoa que ajuda ele é a mãe, que sempre deixa ele dar suas escapadas, para ele ir para o Fluxo e assim conseguir divulgar seu trabalho, mas em uma dessas escapadas, ele acaba percebendo que uma de suas músicas começou a ser cantada pela MC Dondoka (Leila Moreno) e fica bem irritado com isso, mas seu amigo Nando o acalma, e fala para ele ficar tranquilo, coisa que o próprio Nando não está, pois ele está metido com o tráfico de drogas pesado.

Começamos então a desenrolar a história do Nando, que tem uma filha pequena, e sua esposa, Scheyla (Julia Yamaguchi), que vive acreditando que ele não está enrolado com nada, mas na real ele está envolvido com o trafico de drogas pesado, e ele quer entrar ainda mais, nesse mundo das drogas. Quanto mais ele tenta ser fiel, mais ele começa a ver o quão perigoso isso tudo pode ser! Sendo que um acontecimento logo nos primeiros episódios, mudará a perspectiva dele.

Além disso temos a Rita – que foi a melhor personagem dessa série – ela começa série como uma garota inconsequente, mas se torna a mais centrada do trio. No começo ela se mostra muito atrevida, e junto da sua amiga Cacau (Danielle Rodrigues), elas vão vender lentes ‘Olho de Peixe’, na frente da estação de trem, mas acaba que Cacau é presa e Rita se safa, e então a partir desse momento, Rita começa a mudar suas virtudes. Mas no meio do caminho em se tornar uma devota do senhor, ela apanha e sofre muito, porém começa a frequentar o culto da comunidade, e lá ela começa a ter a Pastora Sueli (Fernanda Viacava) como sua mentora.

Resultado de imagem para Sintonia Netflix

A influência do funk, a igreja e as drogas, são o ambiente, que muitos brasileiros vivem, e a série apresentar pela visão de cada personagem, um pouco de cada uma dessas coisas, e mostrar como tudo pode mudar com uma decisão é o ponto principal da série. A ambientação e a perspectiva apresentada na visão de cada um é bem visto e bem importa. Mesmo que o piloto não tenha me agradado logo de cara, ao decorrer dos episódios, você começa a criar empatia por cada personagem, e mesmo que você saiba que nem sempre suas decisões sejam as mais certas, você começa a entender, como cada um pensa, e como cada um age. Além disso, temos musicas chicletes como ‘To Nem Ai’, que ficará na sua cabeça por semanas.

Sintonia estreia dia 09 de agosto na Netflix.

Matheus Amaral
the authorMatheus Amaral
Sou simplesmente apaixonado por filmes e série, herói favorito da DC Superman (Smallville <3), herói favorito da Marvel Feiticeira Escarlate (Wanda), fanatico por comédias e maratonador de séries.

Deixe um comentário