Onisciente é a nova série brasileira de ficção científica da Netflix. A trama cheia de mistérios começa com um assassinato e termina com uma revelação.
A série está sendo comparada com Black Mirror, mas a pegada está mais para um prequel de 3% já que a série tem uma pegada muito forte da distopia criada pela primeira série brasileira da Netflix.
O interessante é que o programa consegue se segurar em seus 6 episódios. Já que a narrativa apresentada segue de forma bastante fluida. A trama não é complicada, e mostra a Nina (Carla Salle) uma programadora que está trabalhando na empresa que desenvolveu o projeto Onisciente – um projeto que serve como um vigia 24 horas da vida dos habitantes de uma cidade de São Paulo. Porém um assassinato ocorre nessa sociedade vigiada e ninguém quer admitir que isso realmente pode acontecer, com todos tão bem vigiados. No entanto quem morre é o pai da Nina e agora só ela pode descobrir quem matou ele.
A série é agradável e futurista
O drone de vigilância é do tamanho de uma mosca e segue você em todos os lugares, e isso acaba indignado mais a Nina, que acha que todos estão conta ela. Isso por que a sociedade deveria estar vivendo em um local mais seguro, pois ninguém pode fazer nada sem ser pego, mas esse assassinato acaba destabilizando a todos. Qualquer crime é punido imediatamente, se o drone observar o culpado. No entanto, toda essa extrema proteção e segurança está só centralizada em um local. Existe um mundo a fora, onde nós vemos pessoas menos privilegiadas que vivem como nós atualmente – em um Brasil com uma segurança duvidosa – é então fora das barreiras que a nina começa a abrir os olhos para um mundo sem vigilância, e criar os planos para descobrir quem matou seu pai.
Essa sociedade que todos vivem na série é cheia de problemas, e mesmo com uma excelente tecnologia para alguns parece que certas coisas nunca mudam, e então a série gosta de apontar isso, de uma forma critica que siga uma linha narrativa agradável. Entretanto algumas resoluções de problemas são resolvidas de forma muito fácil, e isso pode ser um incômodo para algumas pessoas.
Onisciente é mais uma série certeira criada pelo Pedro Aguilera, e na minha singela opinião a Netflix e ele deveriam ter lançado a série como um prequel de 3%. Ela deveria se passar antes da distopia de 3% e apontar o mundo antes do processo se tornar daquele jeito.