Esse é o segundo filme de uma trilogia, baseada nos livros da autora Dolores Redondo, conhecida como a Trilogia Baztan. Legado Nos Ossos, mostra mais uma investigação, conduzida pela inspetora Amaia e, pra assisti esse filme eu indico que você assista o primeiro filme chamado O Guardião Invisível, que também tem na Netflix!
Dirigido pelo Fernando González Molina, esse filme, se passou um ano depois do primeiro, e mostra a Amaia Salazar (Marta Etura) mais tranquila em resolver os crimes que atingiram o Vale Baztan. Ela agora tá grávida, e vai ter que se virar pra resolver uma série de suicídios misteriosos que deixam apenas uma pista pra trás: a palavra Tarttalo. Para conhecer a origem desse mistério e tentar acabar com as mortes, ela vai ter que voltar as investigações e isso vai implicar nela encarando os fantasmas do passado.
Segundo o diretor o filme quer fazer com que seus duas horas seja muito fiel ao livro, mas que tenha sua identidade própria, e isso acaba sendo excessivamente exaustivo.
Confesso que gostei mais do primeiro filme do que desse, não achei nenhum dos dois excepcional, mas o primeiro soube se centrar mais nos personagens. Já nesse eles tentaram colocar enredos extras e isso atrapalhou em vários momentos.
O roteiro se perde colocando muitas coisas adjacentes, como lendas, assassinatos de pessoas, mistérios de família, paganismo, cristianismo. Dentre outros…. e isso cria uma confusão no meio do filme que se estende até os minutos finais. Esses enredos são semelhantes aos que vimos no primeiro, só que agora eles acrescentaram ainda mais obstáculos para chegar na resolução. A inspetora Amaia Salazar retorna mais experiente e confiante, porém um pouco mais tranquila, entretanto durante o filme ela mostra que é uma mulher forte e determinada, que vai fazer de tudo pra descobrir o assassino.
Marta vai ter que enfrentar alguns demônios do passado.
Marta Etura é uma boa atriz que entrega uma boa atuação, ela conseguiu construir uma personagem que você simpatiza com ela. Pra concluir, esse filme que tem seus problemas e quanto mais ele tenta se arrumar, mais ele se perde, o primeiro é melhor em entregar a narrativa. Entretanto a carga dramática desse desse segundo filme é mais acentuada, e a protagonista aparece mais confiante.
Mas duas longas horas fica difícil de ser assistida, ainda mais se você ainda não viu o primeiro! Que aí você faria uma longa sessão pra assistir os dois filmes e será uma sessão exaustiva. O filme vale a pena pra você conhecer a atuação da Marta, mas como um suspense misterioso ele falha drasticamente.
Gostei bastante do filme. Tem uma trama policial de suspense que prende o expectador até o final do filme. Trata-se de uma trilogia, este é o segundo filme. Melhor assistir primeiro O guardião invisível para entender melhor o segundo. Recomendo com certeza!!