sexta-feira, maio 10, 2024
ColunaCritícaCritica FilmeDramaFilmeMovieNetflixNotícia

Crítica | História de um Casamento (2019)

O Irlândes, Dois Papas Democracia em Vertigem, são alguns dos filmes que estão construindo o poder da Netflix em hollywood, ao conseguirem recordes de indicações nas temporadas de premiações. É notável que os streamings estão avançando cada vez mais, criando obras espetaculares, e assim, mostrando o potencial de novos meios cinematográficos. História de um Casamento faz parte desse grande avanço no entretenimento, sendo um dos grandes projetos da Netflix, que expõe a capacidade das plataformas onlines. 

Scarlett Johansson e Adam Driver vivem o casal Nicole e Charlie, que decidem se divorciar, após passarem por alguns problemas. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio e resolver tudo amigavelmente, pois possuem uma aliança eterna, o filho. Porém, ao longo do divórcio, Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Com isso, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson). 

Noah Baulman, conhecido por retratar casamentos em seus filmes, como por exemplo em A Lula e a Baleia, que mostra o divórcio na visão de um filho, faz um filme com uma história simples, porém emocionalmente carregada de dramaticidade. Nos primeiros momentos, História de um Casamento pode deixar o público entediado, pois possui uma trama sem muitas reviravoltas, mas logo acha seu potencial em capturar a atenção de quem assiste. Aqui, Baulman cria uma linhagem narrativa interessante, revelando uma intimidade entre os personagens que só o tempo pode criar. 

Marriage Storyoriginalmente chamado, tem um dos diálogos e cenas mais fortes que eu já vi, apresentando um ótimo trabalho na direção de atores, que são levados aos extremos em diversas cenas. Noah Baumbach traz um roteiro repleto de diálogos forçados, que causam um certo desconforto, e com isso, exprimem certo grau de verdade na trama, emocionando pessoas que já passaram pela difícil situação. 

Scarlett Johansson e Adam Driver estão em um de seus melhores trabalhos. Johansson tem um grande desenvolvimento com sua personagem, que está querendo crescer na carreira do teatro, buscando novas aspirações para sua vida. Já Driver tem um personagem forte, que está acostumado com toda a sua rotina em nova york e precisa lidar com os novos rumos que o divórcio irá causar. A dupla tem uma linguagem corporal excelente, que contribui para a final cena catártica, evidenciando as mudanças comportamentais causadas pela situação. Laura Dern, tem uma das melhores atuação coadjuvantes dessa temporada, a atriz consegue captar a espontaneidade de sua personagem mostrando um ótimo trabalho. 

A filmagem do filme não chama muita atenção, Noah dirige um filme pessoal e alcança a criação de sentidos através de cenas metafóricas, bem estruturadas. O diretor conduz a câmera em função das interpretações, com diversos planos em close-up, que aproximam o espectador da intimidade do casal. 

Por fim, com suas mais de duas horas de filme, História de um Casamento traz uma bela e simples trama, que se qualifica pelas emocionantes atuações e um roteiro realista. Noah Baumbach demonstra todo o seu conforto com o projeto, e se arrisca ao tratar de uma situação delicada em um relacionamento. Não é surpresa todas as indicações do filme da Netflix. 

Patrick Gonçalves
Carioca, estudante de comunicação, apaixonado por séries e filmes, coleciono DVD's e ingressos de cinema.

Deixe um comentário