A série ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado’ tá chegando na Amazon Prime Vídeo, e eu já pude assistir os 4 primeiros episódios, que serão lançados no dia 15 de outubro, e depois os outros quatro episódios serão exibidos semanalmente.
Essa série já nasceu morta! Mas o público de Riverdale que não tem um gosto refinado pode gostar!
Então, eu nunca lí o livro que essa história é baseada, mas eu sou um grande fã do filme ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado’ de 1997, estrelado pela Jennifer Love Hewitt , Freddie Prinze Jr, Sarah Michelle Gellar e Ryan Phillippe, e eu até re-assisti o filme pra fazer essa critica com mais prioridade pra vocês.
Esse longa de 97 continua sendo bem atual e divertido. Não é um filmaço, já que o filme tem cenas meio bobas. Porém é um shasher com boas mortes, e com personagens envolventes, e o melhor de tudo é que ele tem somente 1h40 de duração. Então é aquele tipo de tosquice rápida, que a gente sempre dá play pra ter uma diversão momentânea.
Enquanto isso a sequência desse filme “Eu Ainda Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado”, é meio vergonhosa, mas ainda assim é um filme que continua a historia do primeiro. Além disso esse filme nos ensinou que não é necessário uma sequência pra esse tipo de história. Já o terceiro filme da franquia “Eu Sempre Vou Saber O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” é um desserviço, que nem deveria ter existido, e é muito ruim, eu finjo que nem existe.
Falando de desserviço, essa nova série também é mega desnecessária. Eu tava esperando que a série fosse igual Scream, que adaptou os filmes Pânico, e teve duas temporadas ótimas. Que abordaram a história do Ghostface com muitas nuances, e com personagens mega relacionáveis. Então foi uma série que funcionou bem.
Entretanto não foi isso que aconteceu nessa série de “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado’”, já que tivemos um aglomerado de estereótipos e não temos o tão esperado Slasher.
Vamos começar pelas duas protagonistas, que uma boazinha e a outra a maldosa, e depois da morte de uma das gêmeas nós tivemos uma inversão de papéis meio ridícula. Porém antes dessa morte acontecer no final do primeiro episódio, nós tivemos toda uma enrolação repleta de muito lacre em uma festa de formatura.
Onde os protagonistas tavam enchendo a cara, fazendo dancinhas pro TikTok, fazendo sexo, usando drogas e sendo irritantes uns com os outros. Nada nesse enredo da festa fez a gente simpatizar com esses personagens. É incrível como todos eles são problemáticos e clichês, tem uma traficante, outro que é a cota gay, temos as lésbicas, temos a sociopata que grava vídeos de sexo, temos o hetero sem carisma, temos a garota boazinha, e temos a influencer esnobe. Depois conhecer todos esses personagens chatos, deu uma vontade gigantesca de avançar toda essa festa chata. O pior de tudo é que, em vez do roteiro estabelecer os personagens, e criar uma ligação entre nós e eles.
Os roteiristas tornam os adolescentes mais esnobes e irritantes do que o normal.
Daí a medida que a série avança nós vemos essa festa no passado, intercalada com o re-encontro dos personagens no futuro. Onde todos eles começam a ser atormentados por alguém que diz que sabe o que eles fizeram no verão passado. Que no caso foi a morte de uma das gêmeas.
Como já era de se esperar algumas ameaças começam a ser feitas, e esses adolescentes chatos começam a ser atormentados pelos eventos do passado. Porém diferente do filme original que pelo menos posicionou o assassino, apresentando a silhueta dele, e a forma dele matar. Porém aqui isso não acontece, e o vilão até o 4 episódio parece ser uma assombração. Por que nunca vemos nem vemos esse vilão. O máximo que o vilão faz é enviar vídeo das mortes por mensagem, é um vilão meio sem graça.
No geral eu achei esses 4 primeiros episódios entediantes.
Primeiro que a série não foi anunciada como mini-série, então eu já fico com medo de assistir 8 episódios e não ter resposta de quem é o vilão. Segundo a série foi anunciada como o thriller psicológico, mas a única coisa psicológica aqui é o teste de paciência que os personagens fazem a gente passar, e eu tava pouco me lixando se eles iam morrer.
Além disso quando um deles morre no final do episódio 2, eu nem tive relação, na verdade eu tava torcendo pro vilão matar todos eles. Essa primeira morte demorou tanto pra acontecer, que eu tava achando que nem tinha assassino e eles estavam paranoicos. Enquanto a segunda morte também demora pra acontecer. Só lá no final do episódio 4, enfim tudo na série caminha na velocidade de uma lesma.
Falando em caminhar devagar, os personagens aqui são estereotipados, e o enredo deles parece que nunca progride, até parecia que eu tava assistindo “Eu Sempre Vou Saber O Que Vocês Fizeram no Verão Passado”. Por que a série é tão ruim quanto esse remake. Foram 4 episódios de uma chatice interminável. E o grande problema da série foi no roteiro, que em vez de ser mais consistente, acabou focando em lacrar de 10 em 10 minutos.
Os roteristas poderiam ter feito uma série que fluísse bem e colocasse questões atuais mais naturalmente.
Porém eles não conseguiram fazer isso, então tudo acaba ficando muito forçado. Além de ser forçado, os personagens em muitos momentos pareciam sem emoções. Mas em compensação mesmo com o roteiro fraco o elenco ainda se esforça, com destaque pra Brianne Tju e a Ashley Moore, que conseguem ser as mais carismáticas entre o elenco apagado. Já a Madison Iseman é uma boa atriaz, mas ela interpreta as duas gêmeas sem muita originalidade, as duas parecem as mesmas pessoas, mesmo tendo personalidades diferentes.
Pra finalizar a direção dos episódios e a fotografia não é nada inovadora e a trilha sonora é bem atual e repleta de musicas de rap e indie.
Sinceramente nesses 4 primeiros episódios nada da série se destaca, e eu fiquei completamente decepcionado. Queria tanto que a série trouxesse mais originalidade. Porém eles não conseguiram nem fazer um clichê assistível. Essa série até se equiparou com a 3ª temporada da série Scream que foi tão ruim, que até foi esquecida no churrasco.
Eu Espero que ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado’, no mínimo entregue um final descente. Eu já teorizo que o assassino seja uma mulher, e que ela seja uma personagem secundária, cogito que seja a Lyla ou a Clara. Ou quem sabe o sonso do Dylan. Apesar que ele é sonso demais pra matar alguém.