sexta-feira, novembro 15, 2024
CritícaCritica FilmeFilmeMovieParamount Pictures

Critica | Atividade Paranormal: Ente Querido (Com Spoilers) – Muita burrice, com um final sem graça

Atividade Paranormal: Ente Próximo, é o sétimo filme dessa franquia. Mas ele é tudo, menos um filme de Atividade Paranormal. Porém mesmo com os vários problemas, ele ainda tem suas qualidades.

Ente Próximo é um filme que saiu um pouco da fórmula habitual dessa franquia, e segue um rumo que me lembrou a seita de Midsommar, e até mesmo a de a Villa. Mas nada nesse filme me lembra atividade paranormal, parece mais um spin-off de A Bruxa de Blair, do que um filme de atividade paranormal. Dito isso eu não curti o filme pra ser uma sequência dessa franquia. Poderiam só ter feito como um filme qualquer, mas usaram o nome da franquia pra dar peso pro filme, e eu até entendo que ele tenha suas peculiaridades.

Atividade Paranormal: Ente Próximo (2021)

No geral é um filme que tinha potencial, e muito desse potencial foi desperdiçado em escolhas terríveis.

Na trama conhecemos a Margot (Emily Bader), uma mulher que foi adotada depois de ser abandonada no hospital pela sua mãe, e em consequência disso ela não conhece seus pais biológicos. Mas ela quer saber mais sobre seu passado e faz um teste de linhagem genética pra descobrir quem é sua mãe biológica. Isso leva ela e mais dois amigos cinegrafistas Dale e Chris (Roland Buck III e Dan Lippert) pra uma fazenda de 200 anos que finge ser Amish. Esses três aproveitam toda essa situação pra gravar seu documentário, focado na família Baylor e na jornada da Margot pra descobrir de onde ela veio. Porém a Margot aproveita toda essa situação pra fuxicar nas coisas daquela fazenda, e ela começa a descobrir coisas hilárias.

Eu sou fãs da “Atividade Paranormal”, até os filmes ruins como aquele dos portos riquenhos, conseguem ter seus momentos bons, e esse novo filme não foi diferente.

Entretanto os dois primeiros filmes são mais favoritos, e eu também gosto do quarto filme que foi o primeiro que ví no cinema, e teve a Kathryn Newton como protagonista, então eu passo pano. Assim falando em especifico desse novo filme, ele começou bem promissor. Mas algumas decisões dos personagens foram me desanimando e me deixando bem irritado. Tanto é que eu tento imaginar que em universos de filmes de terror não existe filme de terror, por que é impossível alguém entrar em um buraco, escuro igual a Margot. Tipo quem entra em um buraco pra saber respostas sobre a mãe, e ainda por cima vê cruzes nesse buraco e continua descendo? Isso não faz sentido!!!

Atividade Paranormal 7 data de estreia e trailer inédito; veja - Burn Book

Mas enfim o roteiro em sí é o grande vilão aqui do filme.

Entretanto a direção do William Eubank criou momentos tensos, entretanto teve outros momentos que eu fiquei realmente desacreditado na burrice dos protagonistas. Eles pareciam que queriam morrer, toda hora iam investigar as coisas, e uma hora ia dar merda, e realmente deu merda.

Agora falando dos vilões aqui do filme, eu senti que eles eram menos macabros que os do filme original. Esse filme em vez de colocar vilões que tentam invocar um demônio colocam vilões que tentam conter o grande e maldoso Asmodeus, e pra isso eles precisam usar a Margot como casca dele.

O Asmodeus

O filme deixa bem claro que a Margot, foi propositalmente atraída pra aquela vila pra servir de sacrifício, e claro não temos muitas explicações entorno disso. Entretanto a Margot finalmente conseguiu conhecer a sua mãe biológica Sarah no final do filme. Ela é o atual receptáculo do Asmodeus, e esse demônio tem que ser transferido da Sarah, para Margot através de um ritual ocultista. Mas antes desse ritual acontecer, a Margot entrou num transe, e até se menstruou, e eu fiquei ué gente, pra que essa cena? Se alguém entendeu me explica por favor.

Paranormal Activity: Next of Kin Ending Explained

O salvamento

Chegando no final do filme o Dale e o Chris, pesquisam na internert e descobrem mais sobre o demônio Asmodeus, temos logo em seguida uma cena até que assustadora do chefe do culto o Jacob acabado o Chris, mas ele se defende e joga o Jacob no poço da caverna ritualística, e isso mata ele.

O Chris então desce nesse poço pra encontrar a Margot, ele mata a sacerdotisa Lavina e resgata a Margot antes dela ser possuída. Eu tenho que confessar que esse último ato foi frenético, o filme todo teve momentos parados e até aleatórios, mas esse último ato conseguiu dar um up.

Daí a Sarah endemoniada que tava presa escapa, e tenta matar a Margot, que era o único receptáculo, e se a Margot morrer não vai ter como ele ser preso de novo, e o pobrezinho do Dale que nem tava metido nessa doideira. Ele só serviu nesse filme pra ser o alivio cômico, e também pra morrer nesse final, naquela cena da Sarah destroçando dele. Todo esse último ato eu só me perguntava por que ninguém tenta matar o demônio? Parece que ninguém assistiu a Morte do Demônio.

O final

O Dale e a Margot são atacados pela Sarah no celeiro, e temos uma cena ridícula, do demonio do nada parando de matar, só pra ouvir a Margot falando que a Sarah, é a mãe dela. Depois a Margot joga a Sarah em um triturador de madeira, e ela aparentemente morre, mas nunca ninguém se certifica da morte, e isso me irrita profundamente.

Esse final também tem um massacre coletivo de todas as pessoas daquela pequena vila. Eles simplesmente começam a se matar, como consequência desse ritual mal sucedido. Essa cena até me lembrou do final sangrento de Casamento Sangrento.

Horror Movie Review: Paranormal Activity: Next of Kin (2021) - Games,  Brrraaains & A Head-Banging Life

Claro antes de morrer o Dale conseguiu concertar o carro que convenientemente quebrou, e a Margot e o Chris fogem daquela vila e pareceu um final esperançoso, até a cena que alguns policiais aparecem na vilã, e encontram todos mortos, e só o Samuel vivo, sim aquele primo chato da Margot que atraiu ela pra essa doideira.

Ele tava chorando como uma criancinha, e do nada quando ele olha pro policial ele controla sua mente, e faz o policial se matar, e logo em seguida faz outro policial se matar, e pega o carro da policia, e vai embora. Esse desfecho confirma que o Asmodeus assumiu o corpo de Samuel, e o filme termina aí.

Paranormal Activity: Next of Kin (2021) directed by William Eubank •  Reviews, film + cast • Letterboxd

Conclusão

Esse novo Atividade Paranormal abre precedentes pra uma nova franquia, focada na Margot e no Asmodeus, e tudo pode se conectar a franquia original, ou seguir em algo independente. Entretanto, a protagonista desse novo filme foi tão chata, que eu tava torcendo pra matarem ela. Eu não assistiria outro filme com ela. Mas por enquanto filme em pode ser o fim dessa franquia.

No geral o filme tem uma história nada atraente, e teve usou um jogo de câmera totalmente reciclado de outros filmes, e ainda teve a audácia de colocar uma cena em câmera lenta, que foi o ápice de tosquice. Mas claro que ele merece elogios por alguns jump scares tensos, que realmente prenderam minha atenção.

Deixe um comentário