Uma criança de 5 anos desaparece e a polícia e uma jornalista ficam procuram por ela durante vários anos na nova série espanhola da Netflix, A garota na fita que trás muito suspense durante seis episódios.
Essa adaptacao do Livro La Chica de Nieve, não se passa em Nova York, na verdade ela se inicia em 2010, em Málaga no desfile dos Três Reis Magos. Vemos a família Martín, comemorando esse dia especial, porém a filha deles de 5 anos, a Amaya, desaparece na multidão e isso faz com que a Insperora Millán (Aixa Villagrán) inicie uma investigação policial pra encontrar essa criança, e esse caso acaba chamando a atenção da jornalista Miren (Milena Smit), que até se dedica mais que a polícia pra tentar descobrir onde está a Amaya.
Durante a série vemos a inspetora Millán e a Miren trabalhando juntas pra conseguir solucionar esse caso.
Mas os anos passam e nada de informações relevantes sobre o desaparecimento, e do nada uma fita VHS é enviada pra Miren, seis anos após o desaparecimento de Amaya. Nessa fita, vemos uma garota que parece ser a Amaya. O caso que estava sem solução ganha uma pontinha de esperança, e vemos que a Miren não vai desistir de investigar até encontrar essa criança. Porém quanto mais a fundo a Miren chega perto da verdade do caso da Amaya. Mas ela tem que confrontar seu passado brutal, que ela prefere esquecer.
A garota na fita tem um ritmo meio lento, mas nunca chega a incomodar, que a cada episódio uma pecinha do quebra cabeças acaba aparecendo pra movimentar o caso da Amaya. Sendo que os saltos temporais da história sempre são bem vindos pra dar dinamismo a história. É interessante e muito triste ver como a serie aborda bem o sofrimento dos pais da Amaya, e como eles dois acabam se tornando pessoas amarguradas com a vida depois de perderem a filha.
A Milena Smit é o grande destaque dessa série.
A Smit deixa claro a determinação da Miren. Ao mesmo tempo você vê nos olhos dela como ela tenta trabalhar pra esquecer dos seus próprios traumas. Então isso mostra que ela é uma personagem complexa, e que tem muito potencial pra ser desenvolvido em uma segunda temporada. Pelo final dessa primeira ficou claro que vão desenvolver melhor a história dela na segunda temporada.
A história central da temporada, tem resolução
Mas não fiquem preocupados, que mesmo se não tiver uma nova temporada, ainda assim a série trás uma conclusão pro caso principal no último episódio. Mesmo que não seja uma conclusão totalmente feliz, ainda assim é uma conclusão satisfatória que vai fazer valer seu tempo investido nessa história.
Em conclusão, A Garota na Fita é uma série que tem uma história complexa, e super revoltante. Mas tudo é abordado da melhor maneira possível. A direção da série sempre consegue trazer um debate bom pra todas as tramas. E ainda as performances dos atores são muito atenuantes fazendo a gente ficar bem atendo. Principalmente a partir do terceiro episódio que é onde as coisas começam a se intensificar ainda mais.