quinta-feira, outubro 31, 2024
FilmeMovieWarner Bros

Critica | A Freira 2 (2023) – Muitos jumpscares e pouca história, num filme divertido pra ver com os amigos

A Valak está de volta em A Freira 2, um filme que tem muito enredo e não muita história. Esse filme dirigido pelo Michael Chaves é com certeza melhor que o primeiro a freira, e também melhor que A Maldição da Chorona, mas também é um filme que não chega aos pés da franquia principal de invocação do mal.

Roteirizado pela Akela Cooper a mesma responsável por Maligno e M3gan, A Freira 2 se passa algum tempo depois do primeiro filme, e vemos a Irmã Irene (Taissa Farmiga) se adaptando a um outro convento, onde ninguém sabe que ela é a Freira que vivenciou os acontecimentos da Romênia, só que a paz da Irene acaba quando ela começa a ter visões assustadoras e também o superior dela fala que padres estão sendo mortos de maneiras estranhas, e ela tem que ir trás pra investigar isso. Essa investigação dela, á leva direto ao Maurice (Jonas Bloquet), que está trabalhando em um internato, e esses dois vão ficar novamente cara a cara com A Freira.

Só que diferente do primeiro filme que tinha um elenco bem mais reduzido, e uma história bem mais paradona, esse segundo filme optou por trazer mais personagens, e por conta disso temos a irmã Debra (Storm Reid), que sinceramente não agrega em nada na história e se tirasse ela de cena não impactaria em nada, foi uma personagem desnecessária.

O filme trás alguns arcos que não agregam em nada, e deixam uma sensação de exaustão mental.

A Freira 2: blockbuster que vale a pena - Vigília Nerd

Claro temos também a professora do internato a Kate (Anna Popplewell), e sua filha a Sophie (Katelyn Rose Downey), que vivem no internato e também ficam a mercê das maldades da freira, porém a Kate não tem um enredo predominante aqui na história, e a Sophie ganha um sub enredo envolvendo bullying que nada agrega na trama. E as três meninas que fazem esse bullying com ela são irritantes e pra mim são as verdadeiras vilas do filme.

Parecia que a direção, o roteiro e a montagem não estavam em sintonia.

Disse tudo isso pra deixar claro que o filme tem muitos enredos, mas tem pouca história pra eles. Esses personagens são muito vazios, e nenhum deles é realmente relevante pra história. Três únicas pessoas importantes são Irene, Maurice e A Freira, de resto todos os outros arcos não agregam em nada deixando uma sensação de exaustão mental.

Jovem come o pão que o diabo amassou em teaser de A Freira 2 - NerdBunker

Sensação essa que as vezes era ainda mais evidente pelo ritmo do filme, que em alguns momentos era rápido, e era composto com vários jumpscares. O filme tem tantas cenas de susto que os mais medrosos vão se cagar de medo. Porém os mais conhecedores ficaram incomodados com tantos sustos. O pior disso é que logo em seguida das cenas de jumpscare tínhamos cenas mais monótonas que eram paradas demais. Então o filme entregava um misto de sensações de uma maneira não tão prazerosa.

Tenho que parabenizar a estética visual, e a fotografia do filme que são muito boas. As cenas de suspense e tensão funcionam bem, e os jumpscares são ficientes.

A Taissa Farmiga é extraordinária e subestimada, ela e o Jonas Bloquet, evoluíram muito e conseguiram entregar personagens mais maduros nesse filme. A Irmã Irene, tem mais profundidade e suas visões são mais assustadora, com destaque pra aquela cena das revistas que foi muito bem arquitetada.

De 'A Freira 2' a 'Mercenários 4': as estreias de setembro nos cinemas |  VEJA

Já o Maurice que antes servia como um alívio cômico desnecessário pro primeiro filme, aqui ganha um enredo com mais seriedade que deixa o personagem mais ameaçador. Os poucos momentos de alivio comico dele são substituídos por simpatia e charme.  Acho que a cena que eu ri foi quando ele falou da “feijoada”, de resto ele tava interpretando um personagem mais ameaçador.

Por incrível que pareça a Valek é subutilizada no próprio filme. Ela fica escondida pela maior parte do tempo de execução, e só aparece mais no final. Porém de um modo geral esse é um terror agradável. É um bom entretenimento pra ver com os amigos. Não é um filme divertido que tem error, mas o suspense e o mistério são legais e os sustos são refrescantes.

Deixe um comentário