O live action “Avatar: O Último Mestre do Ar” da Netflix é uma adaptação pressupõe fidelidade ao material original, no caso a série da Nickelodeon, mas também sugere algumas mudanças essenciais. Vamos conversar sobre essas mudanças agora.
O desaparecimento de Aang do mundo
Uma diferença notável na versão live-action de “Avatar: O Último Mestre do Ar” é a representação completa do Genocídio dos Nômades do Ar. Algo que não foi mostrado diretamente no desenho animado. No live-action, esse evento é ambientado durante a passagem do cometa de Sozin e é celebrado como um festival pela Nação do Fogo, reunindo dominadores de ar de todos os templos. Além disso, os anciãos do Templo do Ar decidem revelar a Aang sua identidade como Avatar pouco antes do cometa passar, o que difere da linha do tempo do desenho animado, onde Aang já sabia há algum tempo.
Essas mudanças na narrativa também afetam o desaparecimento de Aang, outra diferença crucial entre o live-action e o desenho animado. No desenho, Aang foge do Templo do Ar do Sul após ouvir que o Conselho dos Anciãos quer separá-lo de seu mentor e amigo, Mong Gyatso. Uma tempestade o atinge durante a fuga, levando-o a se encerrar em uma esfera de gelo por 100 anos, desaparecendo assim do mundo. Embora esse evento tenha ocorrido próximos ao genocídio dos Nômades do Ar no desenho animado, não acontece exatamente da mesma forma na versão live-action.
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A jornada de dobra de água de Katara
Em uma conversa com o Nerdist, Kiawentiio, a atriz que interpreta Katara em “Avatar: The Last Airbender”, destacou a principal diferença na jornada da personagem entre o desenho animado e a adaptação live-action. Ela explicou: “No original, Katara entende muito rapidamente, e como ela é a última dominadora de água de sua tribo, desde pequena, é como se ela já soubesse quais movimentos fazer. Então, eu tentei trazer isso para o início; ela nem sabe o que está fazendo. Ela simplesmente sabe que está lá, e é isso que ela deve fazer.”
Essa diferença fundamental entre as duas versões está na habilidade natural de Katara para a dobra de água no desenho animado, contrastando com a abordagem mais realista da adaptação live-action, que mostra Katara desenvolvendo suas habilidades gradualmente. Uma pequena, mas significativa mudança é a forma como um pergaminho de dobra de água é passado para Katara. Não por piratas como no desenho animado, mas sim por Gran Gran, adicionando um toque de conexão geracional.
Outra alteração notável na versão live-action é a dinâmica de aprendizado de dobra de água entre Aang e Katara. Enquanto no desenho animado eles aprendem juntos, na adaptação live-action, Katara domina a dobra de água sozinha na primeira temporada. Essa mudança permite um foco mais intenso nos arcos de desenvolvimento de Katara, embora tenha sido a dobragem conjunta que uniu os dois personagens no desenho animado. Esperançosamente, futuros episódios do live-action de “Avatar” explorarão mais essa dinâmica de aprendizado compartilhado entre Katara e Aang.
O arco guerreiro de Sokka e outras diferenças de personagens na série Avatar Live-Action
Antes do lançamento do live-action de “Avatar: O Último Mestre do Ar”, muito se discutiu sobre a decisão de “modernizar” os traços mais sexistas de Sokka do desenho animado. Embora haja diferenças entre o Sokka do desenho animado e o do live-action, acredito que as mudanças nos aspectos sexistas foram feitas de maneira apropriada.
Por exemplo, embora Sokka não seja tão direto ao afirmar que mulheres não podem ser guerreiras, ele ainda se mostra disposto a afirmar sua própria posição como guerreiro a uma mulher treinada, mesmo que de forma não tão convincente. Essa mudança preserva a essência do Sokka original, mas de uma forma mais sutil. No entanto, é uma pena que não tenhamos visto Sokka usando a maquiagem completa dos guerreiros Kyoshi, apesar de ser uma ideia que merece ser tratada com cuidado, já que essa maquiagem é uma parte importante do uniforme dos guerreiros e tem um significado forte.
Outras mudanças significativas no Sokka, do desenho animado para o live-action, estão relacionadas à sua jornada como guerreiro. A série live-action destaca mais do que o desenho animado que Sokka é um tipo diferente de guerreiro do que ele imaginava ser. Enquanto no desenho animado ele assume o papel de cérebro e força muscular da equipe, no live-action o foco é mais no aspecto cerebral do personagem do que na força física. Isso promete desenvolvimentos interessantes no futuro.
Além disso, o live-action ressalta a falta de sentido de deixar Sokka como “o guerreiro” encarregado da Tribo da Água do Sul por parte de seu pai, Hakoda. Enquanto no desenho animado foi Katara quem expressou indignação com Hakoda, na versão live-action parece que Sokka e Hakoda podem enfrentar algum conflito no futuro.
A ausência do cometa de Sozin muda o avatar: linha do tempo do live action
Uma diferença fundamental entre o desenho animado “Avatar: O Último Mestre do Ar” e sua série live-action é a ausência atual do Cometa de Sozin. Embora o cometa faça parte do universo, na primeira temporada do live-action não é indicado quando ele retornará. Essa mudança garante que a série live-action não fique restrita a um cronograma específico do mundo real, permitindo um tempo mais flexível entre temporadas, levando em conta o envelhecimento dos atores, ao contrário dos personagens de desenhos animados.
Entretanto, em termos de narrativa, a ausência do Cometa de Sozin abre completamente a linha do tempo da série, que no desenho animado estava limitada a ocorrer dentro de um ano. Como resultado, será interessante ver como o live-action de “Avatar” aborda essa grande diferença de enredo nas próximas temporadas.
As relações de Aang com os outros avatares, o estado do avatar e os poderes do avatar
No desenho animado, Aang leva um tempo considerável para dominar completamente seus poderes como Avatar. Entretanto entanto, na série live-action, essa linha do tempo parece ser acelerada. No início da temporada, Aang tem um encontro com Avatar Kyoshi no Mundo Espiritual, onde ela compartilha várias informações com ele, marcando uma diferença em relação ao desenho animado “Avatar: O Último Mestre do Ar”.
No live-action, é estabelecido que Aang pode se conectar com outros Avatares ao visitar seus santuários e meditar. Ele interage com Avatares anteriores, como Kyoshi, Roku e Kuruk, com muito mais frequência do que no desenho animado. Além disso, a série live-action destaca um aspecto do Estado Avatar no qual Avatares anteriores podem assumir o controle de Aang e lutar em seu nome, algo que ocorre de forma mais formalizada em comparação com o desenho animado. No geral, Aang parece transitar entre o Mundo Espiritual e o mundo físico com mais facilidade do que no desenho animado. Kyoshi também indica a ele que ele será capaz de dominar o Estado Avatar quando tiver dominado todas as disciplinas de dobra. Uma ideia que não é explicitamente estabelecida no desenho animado.
Por fim, os poderes do Avatar são expandidos na série live-action em comparação com o desenho animado, introduzindo uma diferença intrigante entre os dois. Avatar Kyoshi demonstra habilidades de profecia, prevendo uma batalha com a Nação do Fogo no Pólo Norte. No entanto, a capacidade de profetizar não é algo que tenha sido atribuído ao Avatar no desenho animado. Ficamos curiosos para ver se Aang será capaz de utilizar esse poder conforme continua sua jornada como Avatar.
Azula aparece mais cedo no Live-Action
Azula é tão importante que sua aparição em live-action ganha matéria própria. Mas basta dizer que não precisamos esperar até a segunda temporada do live-action para ver a Princesa da Nação do Fogo em ação. Essa mudança de ação ao vivo certamente faz uma diferença bem-vinda em relação ao desenho animado Avatar: O Último Mestre do Ar .
O Senhor do Fogo Ozai não remove Zuko como herdeiro do trono da Nação do Fogo e Zuko revida durante seu Agni Kai
Uma grande diferença entre o desenho animado Avatar: O Último Mestre do Ar e sua série live-action é que podemos ver muito mais da família real da Nação do Fogo e suas interações na ação ao vivo. Por exemplo, Agni Kai de Zuko e Fire Lord Ozai e suas consequências aparecem na tela inteira. Outra mudança especialmente interessante que a ação ao vivo do Avatar faz nesta arena envolve a punição de Zuko. Enquanto Ozai bane Zuko e o incumbe de encontrar e capturar o Avatar, como no desenho animado, Zuko não perde sua posição como herdeiro do trono na ação ao vivo. Essa ideia não é totalmente abordada no desenho animado, mas é enfatizada diversas vezes no live-action. É uma reviravolta interessante no banimento porque oferece esperança a Zuko enquanto galvaniza Azula.
Em relação a Zuko e seu pai, outra mudança digna de nota acontece durante o Agni Kai entre Ozai e Zuko. Na ação ao vivo, Zuko realmente luta contra seu pai e até leva vantagem, mas não usa a abertura para atacar de verdade. No desenho animado, é claro, Zuko se recusa a lutar. Fire Lord Ozai acaba muito descontente em ambos os cenários.
A mudança no relacionamento de Zuko e do comandante Zhao
No desenho animado Avatar: O Último Mestre do Ar , Zuko e o Comandante Zhao têm uma relação imensamente antagônica, o que implica que eles compartilham um passado conflituoso. Embora isso possa ter sido apenas por questão de óptica, Zhao esteve presente durante Agni Kai de Zuko e Ozai no desenho animado. A ação ao vivo reconstrói Zhao e Zuko de maneira um pouco diferente. Zhao não parece mais ser um nobre da Nação do Fogo ou alguém digno de nota. Ele é muito menos dominador e abertamente vilão.
Em vez disso, Zhao ocupa seu lugar entre as fileiras dos adversários fictícios mais astutos e astutos. Ele acaba sendo mais parecido com Língua de Cobra do que com um vilão da Disney. A princípio, ao contrário do desenho animado, Zhao em ação ao vivo finge querer ajudar Zuko a capturar o Avatar. Mas, apoiado por Azula, rapidamente tenta afastar o Príncipe do rebanho. A ação ao vivo também revela que Zhao tem ambições de ser o Senhor do Fogo, algo que o desenho animado nunca menciona.
Curiosamente, o desenho implica que Zhao é um dominador de fogo excepcionalmente forte, tornando as várias derrotas de Zuko sobre ele ainda mais impressionantes. No entanto, isso não é mencionado na ação ao vivo. Zuko e Zhao brigam no episódio final, no entanto. E Zhao conta algumas verdades duras sobre Zuko que ele nunca faz no desenho animado. Além disso, no live-action, tio Iroh mata Zhao, enquanto no desenho animado, Aang, que está possuído pelo espírito do oceano, comete o crime. No desenho animado, Zuko realmente alcança Zhao, tentando salvá-lo no final. Mas isso não acontece na ação ao vivo. Embora alguns pequenos detalhes devam mudar, essa diferença entre o desenho animado Avatar: O Último Mestre do Ar e a ação ao vivo é triste para mim. O contato com Zhao falou muito sobre o personagem de Zuko.
Um maior foco na tragédia da guerra e da resistência
A grande diferença final entre o desenho animado Avatar: O Último Mestre do Ar e a série live-action está no tom geral e no foco da ação ao vivo. Embora muitos dos eventos sejam iguais entre as duas versões de Avatar, a ação ao vivo analisa mais seriamente os fatos do mundo. Embora o desenho animado seja um espetáculo alegre e bobo, ele cria uma história cheia de guerra e opressão. A ação ao vivo reconhece essas verdades de forma mais completa. Coloca uma maior ênfase na tragédia e na dor dos tempos de guerra, bem como nos actos de resistência que surgem em todo o lado para lutar pela liberdade, incluindo dentro da nação opressora. Embora essa mudança na tonalidade possa surpreender alguns fãs de longa data do Avatar , definitivamente faz sentido.
Outras mudanças diversas de interesse no live action
Além das principais mudanças detalhadas anteriormente, vale mencionar algumas outras alterações interessantes. Primeiramente, o relacionamento de Aang com o Monge Gyatso assume um papel muito mais crítico em sua jornada, com Aang até mesmo se encontrando com o monge no Mundo Espiritual, algo que não ocorre no desenho animado. Em segundo lugar, a série live-action combina vários episódios independentes do Reino da Terra do desenho animado. Personagens como Jet, o Mecanista, Teo, Rei Bumi e os cantores nômades do Reino da Terra são reunidos em alguns episódios centrados em Omashu. Em terceiro lugar, Zuko mantém um diário de todas as suas descobertas sobre o Avatar, o que é um toque adorável.
Quarto, Zuko não rouba o colar de Katara, um momento que muitos fãs do desenho animado sentiram falta. E finalmente, os homens no navio de Zuko no exílio são, na verdade, da 41ª divisão, que o jovem Zuko salvou quando o Senhor do Fogo Ozai estava prestes a sacrificá-los. Em troca de salvar suas vidas, Zuko foi banido. Embora Ozai tenha colocado os homens em seu navio como punição, isso acabou sendo um presente genuíno, uma reviravolta bastante tocante na história.
Créditos: Nerdist