terça-feira, novembro 5, 2024
FilmeMovieNetflix

Vozes e Vultos | FINAL EXPLICADO + Diferenças do (Livro vs. Filme) da Netflix

O final do filme Vozes e Vultos, foi totalmente artistico e cult, e poucas pessoas entenderam, então vou ajudar vocês a entenderem.

O Desenrolar do filme

Antes de eu falar do final do filme vou destacar o começo dele, onde nós vimos o relacionamento conturbado entre a Catherine (Amanda Syfried) e o George (James Norton). Ele começa a ter um rolo com a estudante Willis (Natalia Dyer), e ela começa a ter um rolo com o caseiro Eddy (Alex Neustaedter).

Além disso a Catherine começa a ver vários espíritos na casa, encontra um livro que data varias mortes, encontra um anel misterioso, e o George sabia que a casa tinha um histórico ruim, mas ele não contou pra ela.

Vozes e Vultos: confira o trailer do novo suspense da Netflix - TecMundo

A medida que o filme passa o George começa a se mostrar mais e mais sociopata, manipulador e asqueroso com a Catherine. Ele caçoa da bulimia dela, ele trata ela como uma submissa, trai ela mais de uma vez, mente pra ela, e esse egocentrismo dele faz ele se achar a ultima bolacha do pacote. Nós até descobrimos que a Catherine nem gosta dele e só se casou pq ela é uma mulher católica que engravidou e precisou seguir a doutrina da igreja.

O Floyde movimentou o filme

Mas tudo muda pra Catherine quando o superior do George, o Floyde (Abraham F. Murray) vai na casa dele, e sente um espirito lá. A partir desse momento ele e a Catherine se conectaram, e até marcam uma sessão espirita pra falar com o vulto dessa casa. Nessa sessão eles descobrem que tem mais de um espirito na casa dela.

A Catherine também descobre nesse meio tempo que os irmãos Eddy e Cole (Jack Core) moravam na casa dela, e que o pai deles deu sedativo pra eles e pra mulher Ella, atirou nas vacas, ligou os motores de duas caminhonetes dentro da garagem, fechou as janelas e a mulher morreu asfixiada no quarto e ele morreu na garagem.

Essa história explica a fumaça que aparece em volta do espirito da Ella. Além de também explicar o por que o espirito da casa, odeia o George, já que a Ella não gostava do marido mentiroso, e ela não gosta das mentiras que o George conta pra Catherine, e então acaba ligando o rádio sozinho, explodindo algumas lâmpadas, fechando a porta na cara dele.

A cena do museu mudou o George

Dai pouco tempo depois temos a cena do museu que muda toda a jornada do George de péssimo marido, pra assassino. O antigo professor dele da faculdade vê ele no museu, percebe que ele tá trabalhando como professor (mesmo ele não tendo uma carta de recomendação pra lecionar). No dia seguinte ele liga pra universidade do George pra entender o que tá acontecendo. O Floyde descobre que o George falsificou a carta de recomendação. Com isso o George mata o Floyde afogado pra continuar com esse segredo.

A Justine viu o George todo molhado, e ela sabia sobre ele ter dado o cachecol que ele comprou dela pra Willis. Então ele faz ela ter um acidente de carro que á deixa em coma. Mas as consequências das maldades do George assombram ele, e vemos que ele é atormentado na faculdade, com vários slides com a capa do livro céu e inferno que o Floyde tinha empresado pra ele, (isso provavelmente foi uma mensagem do além enviada pelo Floyde, já que sabemos que ele era todo espiritualista).

A Correria da Catherine

Mas enfim, nesse momento tudo parecia péssimo pro lado da Catherine, ela descobriu que o George tinha um rolo com a Willis. Ela descobriu que os quadros que ele dizia ter pintado, na verdade foram pintados pelo primo dele o Henry, que morreu. Então a vida dele era uma mentira. Ela até acabou abrindo uma conta só pra ela no banco e se preparou pra fugir de casa com a Frenny, mas antes dela conseguir o George colocou sedativos na bebida dela e da filha, e as duas acabaram caindo no sono.

Na calada da noite o George matou a Catherine a machadadas na barriga, com o machado que o caseiro Eddy usava pra cortar lenha. No dia seguinte ele finge que nada aconteceu liga pra policia e se faz de vítima.

Vozes e Vultos é um terror com crise de identidade | Vigília Nerd

A Justine foi a justiça pra Catherine

O George recebe um bilhete da Justine falando que ela lembra de tudo e que ela vai falar tudo pra policia. Depois dessa cena que vemos o policial no quarto do hospital podemos ver que o espirito da Ella e da Catherine ajudando a Justine a acordar pra desmascarar o George, tanto é que elas aparecem no vidro formadas por gotas da chuva…

Nesse meio tempo descobrimos que o George tava sendo manipulado pelo espirito do marido da Ella e ele influenciou o George a matar a Catherine a machadadas. Então no final do filme, ele sussurra pro George seguir seus impulsos e o George pega um barco e sai pro meio do mar e ouvimos uma narração que diz que os portões do inferno são visíveis só pra aqueles que vão entrar. Que aquele que faz o mal também receberá o castigo do mal. Que o mundo dos espíritos não é o céu ou o inferno, mas sim um estado entre os dois mundos. Dai o barco do George pega fogo e acaba se transformando em uma pintura.

Além disso o final do filme apoia que a Catherine sofreu um aborto já que ela disse em uma narração que por causa dele eles perderam um filho. Isso se conecta muito bem na cena do sonho dela, que ela tira um feto de dentro do ralo da pia da cozinha.

Things Heard & Seen" Starring Amanda Seyfried and James Norton | Official Trailer and Images | Tom + Lorenzo

O Final explicado

Toda a história do filme por esse final tava conectada ao anel da Sra. Smitch que a Catherine achou lá no inicio do filme, e que a Ella também usou antes de morrer. Além disso a narrativa do filme abre com uma frase do Emanuel Swedenborg um dos percursores do espiritismo. O livro que o Floyde empresta pro George é o ‘O Céu e o Inferno‘ também do mesmo autor, e esse livro se trata sobre a força dos espíritos. Então esse final poético quis dizer que se você faz coisas ruins, você recebe coisas ruins em troca, e o George foi pro inferno. A Franny deve ter ficado com os avós.

Esse foi o final mais tosqueira que eu já vi…

Esse filme é todo espiritualista, e diferente do livro, que foi mais pé no chão, e se aprofundou um pouco mais no drama das famílias que viviam naquela casa, o filme não soube trabalhar bem essa temática… e acabou sendo mais conceitual do que o desejado.

Diferença entre livro e filme

No livro vemos a antiga vida do Eddy, e do Cole, que na verdade tinham mais um irmão o Wade. No livro eles contam mais sobre o marido da Ella que era infiel e alcoólatra. Ela sabia disso, mas ela tava pouco se lixando pra ele, e queria criar bons filhos. Já a morte dela foi igual no filme e no livro. Mas não teve o lance dos espíritos.

Enquanto isso a morte da Catherine foi diferente do filme, já que no livro ela foi encontrada com o machado na cabeça, e no filme ele deu machadadas na barriga. Além disso o livro não deixa claro se foi o George que matou ela, já o filme deixa implícito. Outra coisa diferente é que no livro o romance do George com a Willis é um pouco mais brutal que no filme. Ele abusa verbalmente e sexualmente dela, corta o cabelo dela só pra mostrar poder… ele se mostra ainda mais sádico no livro.

Outra diferença é a história termina com um epílogo anos no futuro. O George é um homem idoso e incapaz, que tá ficando cego por causa da diabetes. Enquanto a franny tá cursando medicina, não tá muito feliz com sua vida, e tá até dormindo com um homem casado.

Ela recebe um telefonema informando que sua antiga casa de fazenda foi vendida e que ela precisa tirar seus pertences da casa e quando ela volta pra sua antiga casa, ela sente um arrepio e uma sensação de calma. Mas não fica claro se é o espirito da sua mãe, igual vemos no final do filme. Ela então anda pela cidade vê velhos conhecidos e o livro termina com o cole o antigo babá da Franny quase beijando ela.

Deixe um comentário