O thriller da Netflix, Sorte de Quem? (Windfall), tem um final insano, e intenso.
O filme segue um bilionário da tecnologia (Jesse Plemons) e sua esposa (Lily Collins) que chegam em sua luxuosa casa de férias, apenas para descobrir que foi roubada por um homem misterioso (Jason Segel).
Curiosamente, você não receberá nenhum nome de personagem, pois Plemons é conhecido como CEO, Collins como Esposa e Segel como Ninguém. Mas havia uma razão por trás de manter suas identidades anônimas.
O assalto que deu errado
O filme começa com Ninguém relaxando na casa de luxo antes de limpar todas as suas impressões digitais e sair. No entanto, ele muda de ideia e volta em busca de dinheiro, joias e qualquer riqueza em que possa colocar as mãos.
Porém o CEO e Esposa surpreendentemente chegam em casa e Ninguém se depara com uma situação complicada do que fazer. Ele é persuadido pelo CEO a sair, pois não há câmeras de segurança, então, depois de prende-los na sauna, o Ninguém vai embora. Entretanto ao sair, porém, ele vê uma câmera de segurança na árvore do lado de fora, e o Ninguém volta para casa, e faz o CEO, e sua esposa de reféns.
O CEO insiste que não sabe de quem é a câmera e negocia com Ninguém sobre quanto custará para Ninguém começar uma nova vida e deixá-los em paz. Acontece que são $ 500.000, mas não chegará até amanhã à tarde.
Conhecendo os personagens
Durante o tempo em que são forçados a passar um com o outro, o CEO tenta entender por que Ninguém alvejou sua casa. O CEO acha que Ninguém foi um dos afetados, com seu “algoritmo” que permitia que as empresas funcionassem com mais eficiência, tornando a equipe redundante. Mas nunca confirmamos isso.
A esposa administra uma fundação de caridade apoiada pelo marido, que quer que ela assuma um “papel mais consultivo” quando eles tiverem um bebê. Mal sabe o CEO que a Esposa está tomando pílulas anticoncepcionais, que Ninguém percebeu quando verificou sua bolsa mais cedo.
O Jardineiro
No dia seguinte, as coisas ficam mais complicadas quando Jardineiro (Omar Leyva) chega e vê Ninguém na casa. O CEO finge que é primo de sua esposa e tudo parece bem até que Gardener quer que o CEO assine novos planos para o jardim. O CEO escreve “ligue para o 911”, mas Ninguém pega Gardener antes que ele saia.
Ninguém confronta o CEO por causa de suas mentiras contínuas, incluindo o fato de que havia uma arma na casa quando o CEO disse que não havia. O CEO provoca Ninguém que ele nunca atiraria nele, pois nunca faz nada com sua vida, levando Ninguém a atirar acidentalmente com a arma, mas perder o CEO.
A primeira morte
Em pânico, o jardineiro tenta escapar, mas tropeça e bate na porta de vidro, cortando o pescoço sem querer. Gardener morre e Ninguém amarra esposa e CEO até que o dinheiro chegue, mesmo que o CEO diga que pode “consertar um problema como esse” sem problemas.
O dinheiro é finalmente deixado em casa mais tarde naquele dia e Ninguém manda a Esposa ir buscá-lo. Parece um pouco que a Esposa pode usar a chance de escapar, mas ela pega o dinheiro e volta para dentro.
Ninguém amarra os dois novamente e antes que ele vá embora, Ninguém diz ao CEO que ele foi à sua casa porque queria saber “como seria ser você”. Quando eles surpreendentemente chegaram em casa, Ninguém esperava que ele visse o CEO sendo uma boa pessoa, mas esse não era o caso.
“Eu vi você, o verdadeiro você, e você é tão nojento. Eu me sinto doente, e nada parece justo. Você tem tudo e eu não tenho nada. Mas pelo menos você está sozinho”, diz ele. “Eu posso ter pena de você. Você sempre vai ficar sozinha. Porque eu sei de uma coisa que você não sabe. Ela tem pílulas anticoncepcionais na bolsa.”
A Esposa mata o Ninguém e o CEO
Infelizmente para Ninguém, enquanto ele estava provocando o CEO, Esposa se libertou com um pedaço de vidro da porta que Gardener quebrou. Como Ninguém sai com o dinheiro, Esposa o espanca até a morte com um ornamento.
O CEO acha que ele está limpo, mas Esposa calmamente volta para a casa e o mata com a arma, antes de limpar suas impressões digitais e plantá-las em Ninguém. Ela pega a bolsa de dinheiro e sai de casa quando os créditos começam a rolar.
Por que a Esposa fez isso?
Se não está claro exatamente por que Esposa fez o que fez, é porque é mostrado em Sorte de Quem? que o CEO é um grande babaca. Ele consegue o dinheiro fingindo que é para manter “Debbie” quieta, então ele já teve um caso antes. A esposa sempre sentiu que tinha que fazer o que ele disse, como se livrar de uma tatuagem de rosa que ela gostava.
A esposa que tomava pílulas anticoncepcionais era uma forma de controle que ela tinha sobre ele, pois ele queria ter um bebê, o que a levaria a não poder administrar a instituição de caridade que ela gostava. Então ela apenas aproveitou a situação única para começar a viver a vida do jeito que ela queria.