Quando Servant foi lançado pela primeira vez no Apple TV + em 2019, o conto de M. Night Shyamalan sobre uma família cuja boneca renascida ganha vida após a morte de seu filho tinha o potencial de ser uma visão fascinante e adequadamente assustadora do luto e seus sete estágios.
Mas o que estava acontecendo no final da série? vamos conversar sobre o final agora, com spoilers:
Quem era a Leanne?
Primeiro, há a confusão sobre Leanne (Nell Tiger Free) e quais são seus poderes. Em um de seus atos finais antes de ser queimado até a morte (sério, isso foi brutal), tio George diz a Julian e Sean que Leanne não é nenhum tipo de Deus ou entidade espiritual, e sim uma garota muito confusa e mentalmente instável que os está fazendo acredite que ela é toda poderosa para mantê-los por perto. As situações em que se encontraram? Um estratagema. Bebê Jericó? Apenas uma criança que ela roubou de um viciado em heroína morto e contrabandeou para dentro de casa através de túneis que existem graças à era da proibição.
Considerando isso como um fato, os telespectadores ficam sintonizados com o fato de que isso não é realmente verdade – e até mesmo o tio George não acredita nisso, depois se chicoteando para se arrepender por mentir sobre sua verdadeira natureza. Sean e Julian sabem que precisam tirar Dorothy de Leanne e de casa, mas os dois acabam gravemente feridos e levados para o hospital.
O que rolou no passado da Dorothy?
Deixando Leanne e Dorothy sozinhas em casa (muito menos em um raio de oito quilômetros, já que os buracos e o terror na rua significaram que todos foram evacuados), Leanne finalmente consegue o que quer – Dorothy só para ela. Sendo obcecada por ela e sua “vida perfeita” desde criança, isso é literalmente tudo o que ela queria.
No penúltimo episódio, Leanne está feliz em brincar de casinha, embora não acredite inteiramente que Dorothy está acreditando nisso, não importa o quanto ela esteja disposta a fingir que está. Apesar de uma lesão nas costas que a deixou mal capaz de andar durante a maior parte da temporada, Dorothy foge de casa para encontrar Julian e Sean a pedido deles.
Então, enquanto estão sentados em um carro, eles finalmente contam a verdade sobre o horror que estão escondendo dela por mais de seis meses – Jericho não é seu bebê, e Dorothy é a razão pela qual o verdadeiro bebê Jericho está morto. Tendo acidentalmente trancado o bebê em um carro quente em um estado de depressão/psicose pós-parto, Jericho morreu, mas ela ainda cuidou do bebê por alguns dias como se ele estivesse vivo, bloqueando totalmente a morte dele de sua mente. Dorothy fica catatônica quando suas memórias finalmente voltam à tona sobre o que aconteceu, e ela ataca Sean, gravemente ferido, e arranha o rosto de seu irmão Julian, antes de desmaiar na chuva, devastada.
O FINAL EXPLICADO
Voltando para casa como uma força reunida, eles dizem a Leanne que a brincadeira acabou. Mas Leanne apela para Dorothy, dizendo que ela é capaz de coisas incríveis, incluindo trazer Jericho de volta à vida, e tudo que Dorothy precisa fazer é concordar.
No desfecho a Dorothy pede a Sean e Julian que esperem no carro para que ela possa ter um momento a sós. O bebê Jericho voltou a ser a boneca renascida nos braços de Leanne, e ela sabe que não há bebê em casa. Sean e Julian concordam relutantemente, e Leanne diz a ela que “não importa o que ela é, ela é dela e eles podem ser felizes”. Mas armada com a verdade, Dorothy diz que não, eles não podem ser felizes como ela quer.
O conflito da Leanne
Leanne está perturbada, dizendo que quer ser melhor. Rejeitada, ela vai para o telhado, na tempestade, e começa a gritar com Deus e com o mundo. Ela declara que estar com a família era a única coisa que ela queria, e não sabe porque não pode ter. Dorothy a segue e tenta argumentar com ela, dizendo que acredita que trouxe Jericho de volta à vida, mas não pode deixá-la fazer isso de novo. Ela chama sua magia de bondade. Isso permite mais tempo com seu filho, mas ela precisa ser capaz de chorar por seu filho.
A Dorothy diz a Leanne que ela não é má, mas ela discorda. Ela admite que o incêndio que matou sua família quando ela era criança foi culpa dela e ela queria que eles morressem. A Leanne diz que o tio George “a trouxe de volta”, mas ela não conseguiu lidar com o poder que recebeu.
Voltando para casa, os dois se secam e compartilham um momento de paz, antes de irem se juntar a Sean e Julian no carro. A dupla está com pressa antes que as estradas sejam fechadas. Eles se oferecem para deixá-la se juntar a ele, mas Leanne recusa, voltando para casa para “pegar algo que o tio George deixou”. Julian percebe o que ela planeja fazer, mas a deixa ir, com suas palavras de despedida instruindo-o a “cuidar deles para ela”.
Leanne cumpriu seu dever?
Ela então vai até o cadáver queimado de George (que ainda está na casa) e puxa a adaga da Igreja dos Santos Menores de seu olho, dizendo ao corpo que ela “espera que ele se orgulhe dela”. Com isso, ela incendeia a casa inteira, com ela e a boneca renascida dentro. Cometendo o ritual que a Igreja estava tentando fazer com ela, ela permanece no sótão de seu quarto, liga para Tobe para marcar um encontro como se nada estivesse errado. A dupla planeja um encontro completo e Leanne sorri para o que poderia ter sido.
Ela então liga a música, cega-se com perfume, usa a adaga para cortar seu braço e dança enquanto as chamas a engolem. Julian volta para casa para pegá-la, mas a vê pegando fogo e não consegue entrar. É tarde demais para salvá-la, e os três assistem Leanne morrer enquanto sua casa vira cinzas. Membros da Igreja dos Santos Menores esperam do lado de fora, dizendo que ela escolheu salvar todos eles.
O que rolou com o Julian?
Na manhã seguinte, a polícia aparece para interrogá-los, com a casa agora nada além de escombros. Eles têm certeza de que a casa será trazida de volta à sua antiga glória, mas Sean comenta que eles nunca planejam voltar a um lugar de tanta perda e devastação para eles. A família está resignada e pronta para começar uma nova vida. Mas esta é uma história de M. NIght Shyamalan, afinal, e não estaria certa sem uma reviravolta. O corpo de Leanne nunca é encontrado, deixando o mistério se ela de alguma forma sobreviveu ou não.
Enquanto Julian vai tomar uma xícara de café, ele é parado por um policial que acompanhou a família durante todas as suas maiores perdas. Julian se recusa a falar com ela, mas ela insiste – e revela que Leanne o trouxe de volta à vida depois que ele teve uma overdose no Natal. Ela se converteu à Igreja dos Santos Menores e diz a ele que eles “agora são uma família” e cuidarão dele. Enquanto ele olha para o mural de um pássaro, que no reflexo da cafeteria lhe dá asas, ele percebe que agora tem o poder que Leanne já possuiu, com o culto agora o vendo como seu próximo servo.