Essa semana conhecemos um amigo improvável, e uma batalha inacabada.
Saints Of Imperfection nos fez retornar ao antigo assunto sobre a rede micelial, um assuntos que deveria ter terminado seu arco na temporada passada, mas voltou para encerrar alguns mistérios que ficaram em aberto. O episódio serviu pra trazer o Dr. Hugh Culber de volta, que foi prometido desde o pescoço de Culber, foi brutalmente quebrado na última temporada.
Esse retorno conseguiu funcionar muito bem, a relação entre Stamets e Culber foi um dos pontos importantes para esse episódio, a dinâmica dos personagens, nessa reunião é uma coisa fácil de obter, sabendo que os dois tiveram uma ligação profunda antes da marto de Culber na temporada passada.
Toda a missão que envolveu Hugh, foi iniciada como uma tentativa para encontrar Tilly, que foi sugada pelo casulo no episódio anterior. Stamets foi um dos primeiros a ficar devastado pelo desaparecimento de Tily, ele não só considera ela uma amigo, como Tilly o considera um mentor. Ele se recusa a aceitar que ela se foi. Juntos, ele e Michael apresentam um plano para entrar na rede micelial e recuperá-la. Então Pike concorda em saltar a Discovery para a rede micelial para resgatar Tilly.
Nisso, temos uma visão da rede micelial onde Tilly foi puxada contra sua vontade. No entanto, a imensa capacidade de empatia, curiosidade e compaixão de Tilly vence. Para os seres da rede micelial, a Federação é uma espécie invasora. Eles danificaram descuidadamente o frágil ecossistema com seus saltos, deixando para trás um “monstro” que destrói tudo o que ele toca. De maneira inteligente, Hugh descobriu como impedir que a rede micelial se integre completamente a ele. Isso o manteve vivo, em algum sentido da palavra, enquanto feria os parentes de May. Isso o manteve vivo por tempo suficiente para Stamets e col. para salvá-lo.
A história consegue evoluir muito bem quando se trata de explorar ou mesmo reconhecer que Hugh sofreu muito na rede micélico e isso vai afetá-lo no futuro. Eu também não tenho certeza do que esperar. Por um lado, eu quero que esse show leve o trauma a sério, mas eu também não quero uma temporada inteira de assistir a Hugh sofrer depois que fomos forçados a assistir seu pescoço sendo atacado de novo e de novo nos anteriores. O cara merece alguma luz, risos e amor, e nós também em relação a este enredo.
Enquanto Tilly é forçada a enfrentar os efeitos devastadores, Pike é confrontado com a realidade da Frota Estelar que é a Seção 31. Ainda temos o confronto de Pike que questiona Leland sobre a falta de transparência de sua nave. Todas são perguntas válidas, que o Almirante Cornwell. Espero que o programa seja mais narrativo para explorar essa suposição, já que Pike e Leland continuam trabalhando juntos para encontrar Spock, que, sim, ainda é MIA.