Pânico 6 tem muitos detalhes, e algumas coisas já diziam quem era o Ghostface. Além de algumas mortes não acontecerem, e outras serem brutais, vamos falar do final de Scream VI, e como o filme se desenrolou.
A cena de abertura
Vamos começar falando do começo, com a cena de abertura chocante da Laura. A tadinha era uma professora de cinema que ensina jovens sobre filmes slashsers. Ela foi em um restaurante pra um encontro com um cara que obviamente ele nunca conheceu pessoalmente. Esse cara liga pra ela eles conversam, e ele até pergunta qual era o filme de terror favorito dela. Ela fala que não é esse da frase obviamente se referindo ao primeiro Facada.
Achei super fofinha essa cena, e o sotaque da Samara Weaving foi delicioso de ser ouvido. Logo em seguida ela sai do restaurante e entra em um beco escuro no meio da noite, pra tentar salvar seu peguete que falou que tava sendo perseguido. Tipo essa cena foi tensa, mas ao mesmo tempo foi burra demais. Como o próprio ghostface diz, pra uma professora de slasher entrar no beco escuro tem que ser muito ingênua.
A reviravolta da cena de abertura
Então o ghostface ataca ela, a mata no beco, deixa o corpo lá, e tira a masca e descobrimos que esse ghostface é o Jason. Um aluno dessa professora que recebeu uma nota C- em um trabalho, e queria descontar sua raiva na professora. Também queria treinar antes de matar a Sam e a Tara pra terminar o filme do Richie. Que ao que parece o Jason e o seu namorado Gregg eram mais dois imitadores maníacos do reddit que gostavam do Richie, e da franquia facada.
Porém o Ghostface de verdade desse sexto filme acaba descobrindo os planos do Jason de matar da Sam e a Tara. Ele mata o Gregg e coloca o corpo dele dentro da geladeira, e temos aqui a cabeça decapitada que tanto falamos nos vídeos de teorias. Depois o Ghostface mata o Jason abrindo seu estomago e vemos uma das tripas dele saindo. O Ghostface usa a psicopatia do próprio Jason contra ele, perguntando se ele se sentia como um animal assim como ele falou na hora que matou a Laura.
Os problemas da Sam
Depois dessa cena de abertura diferentona, que saiu dos padrões habituais da franquia revelando um dos ghostfaces, e entregando três mortes a da Laura, do Gregg e do Jason. Vemos a Sam na terapia, contando seus medos e se abrindo com o terapeuta sobre o seu pai serial killer. E sobre seu namorado também serial killer que matou muita gente, mas ela o esfaqueou 22 vezes e cortou sua garganta. O problema é que ela fala pro terapeuta que se sentiu bem em matar o Richie, e isso faz o terapeuta ficar com medo dela.
A saúde mental da Sam
Esse sexto filme trás em alguns momentos esse debate sobre a saúde mental da Sam. Além de como ela se sente dividida entre ser a final girl e ser aquilo que o pai dela quer que ela seja. Pai esse que aparece em reflexos na cabeça dela, duas vezes nesse sexto filme pra tentar fazê-la se tornar uma ghostface igual ele.
Sinto que esse assunto sobre o psicológico da Sam é algo que se conecta bem com a personagem. Também traz uma abordagem nova nunca usada na franquia, e claro torna a Sam uma personagem complexa, e imprevisível. Fazendo assim ela ser muito brutal nas cenas de morte, e também fazendo assim ela ser muito expressiva nas cenas de drama.
As fake news
Curti bastante a evolução da Melissa Barrera nesse sexto filme. Ela realmente se entregou pra personagem e fez a Sam se tornar mais relacionável. O roteiro conseguiu conectar essa possível psicopatia da Sam a um sub enredo envolvendo Fake Newe.
Onde todos colocam a Sam como responsável do massacre de Woodsboro em 2022, e dizem que ela incriminou o Richie e a Amber pelos seus atos. Essa teoria da conspiração transformou a Sam na vilã aos olhos do público,. Essa abordagem fez parte da meta linguagem que mostrou que nós preferimos as vezes acreditar no noticia mais sensacionalista do que acreditar no que obviamente seria a verdade.
A tara
Agora falando da Tara, ela nesse sexto filme tá tentando deixar o passado pra trás, pra se tornar uma garota normal. Tanto que ela queria tomar as próprias decisões sem que a Sam se intrometesse. Os dois arcos da Tara foram resumidos a sempre apoiar a Sam, e dar um ombro amigo pra sua irmã chorar, a relação de irmão tá mais forte e mais emocionante nesse filme.
Assim como também a Tara teve um sub enredo romântico com o Chad, que foi construído aos poucos, mas foi fofinho. Eles até deram o primeiro beijo no santuário do ghotface, e foi uma pena que o ghotface apareceu e deu uma facada na Tara bem nesse momento. Porém essa cena culminou no momento que o Chad foi esfaqueado inúmeras vezes pelos dois ghostfaces e a Tara ficou chorando, e a Sam puxou ela pras duas correrem.
O Chad foi morto?
Foi uma cena tensa que fez a Jenna Ortega entregar uma das melhores performances dramáticas do filme. Mas ao mesmo tempo achei super irreal o magrelinho do Ethan e a Quinn uma garota sexualmente ativa segurarem o Chad. Vocês já viram os braços do Mason Gooding? Ele é forte pra caramba, e foi segurado por aquele dois ghostfaces. Tudo bem que ele já tinha sido esfaqueado, mas pra mim isso não cola muito aqui e ainda bem que ela ficou vivo pro quarteto top continuar firme e forte.
O Ghostface e invencível?
Por falar em coisas que não me agradaram muito, eu preciso destacar que os ghostfaces levam várias coisas na cabeça e nunca se machucam. Tipo a Sam pega um faqueiro de madeira e bate na cabeça de um deles e nenhuma marca aparece, ou a Gale joga um contra uma mesa, e joga uma coisa na cara e nada acontece, e diversas outras coisas. Acho que a Mascara do Ghostface dá um poder de invencibilidade, dai quando tira a mescara esse poder acaba.
Outra coisa, por que quando derrubam o Ghostface não matam ele logo. Tipo as vezes os ghostfaces caem e o povo corre isso me irrita, e essa é uma critica pra maioria dos filmes da franquia, não só pra esse. Mas eu entendo que se matarem o ghostface rápido o filme acabaria, porém eu sinto que deriam pra fazer um sétimo filme onde um dos ghostfaces fosse morto rápido e revelar quem ele era e deixar os outros ghostfaces pro final do filme. Ou até podiam fazer um filme com um culto de ghostfaces, igual no roteiro original de pânico 3.
Quem eram os Ghostfaces de Pânico 6?
Por falar em ghostfaces vamos falar dos ghostfaces desse sexto filme, no caso a família do Richie. O pai o Detetive Bailey, a irmã Quinn e o irmão Ethan, que o nome dele não é Ethan segundo ele. Muitas coisas já deixavam claro quem eram os ghostfaces antes da gente saber quem eram. Primeiro que a Quinn, tava dividindo o apartamento com a Tara e a Sam.
A principio a Quinn é fofiha e entrega uns momentos engraçados. Porém só isso mesmo, já que ela não ganha um background muito grande. Sabemos o básico que no caso ela perdeu um irmão, e isso acaba se tornando muito suspeito, e ainda mais suspeito é ela ter um pai na policia que facilmente poderia ter reunido todos aqueles artefatos do museu do ghostface.
A propósito como eu sempre digo, eu não confio em ruivas, logo eu já esperava a muito tempo que a Quinn fosse uma das ghostfaces eu tava certo. Esperava ainda mais que o Detetive Bailey também fosse um deles, por que nada mais uau na franquia do que um pai e uma filha ghostfaces. Sobre o Ethan a Mindy já tinha deixado claro que ele poderia ser um dos killers, e por ele ser um palerma igual o Richie, isso deixou ainda mais claro que esse personagem poderia ser um dos ghostfaces.
O Bailey e a Kirby
Também vale notar que depois do ataque na Bodega que é uma das minhas cenas tensas favoritas do filme. A Sam e a Tara vão dar o depoimento pro detetive Bailey, e ela fala do psicólogo dela, e uma cena depois ele é atacado pelo ghostface, e morto e o arquivo da Sam desaparece. Tipo se a Kirby tivesse nessa cena dava até pra disfarçar que poderia ser ele, ou a Kirby os killers, mas nem isso.
Sendo que o detetive baily tava toda hora tentando tirar a Kirby do caso. Então o filme deu indicios sobre a o Bailey ser o Ghostface. Sendo que a morte da Quinn, e o choro de crocodilo dele tavam mais falsos do que a atuação da Jade Picon.
Qual era a motivação dos Ghostfaces?
A única coisa que não esperava era os três serem parentes do Richie. Tipo essa reviravolta que me quebrou. Como alguém sai matando descontrolado por conta da morte do filho/irmão psicopada. O filme deu a entender que toda a família do Richie não batia bem da cabeça, e que eles sabiam que o Richie era doido, e todos converteram o luto em vingança. Porém qual a probabilidade de uma família inteira ser doida. Isso que me deixa bem encucado com esse final.
A Sidney foi mencionada?
Um ponto que achei bonitinho no filme foi a menção da Sidney, onde a Gale fala que ela fugiu pra um local seguro com sua família, depois de saber dos ataques do Ghostface. Essa foi uma desculpa esfarrapada, sim foi, mas todos merecem ter um final feliz como diz a gale, então encarei isso como um adeus e até breve.
O Ghostaface atinge a Gale?
Por falar na Gale, o filme referenciou o soco que ela levou da Sidney, e ela acabou ficando craque em levar socos durante os anos, e esquivou do soco da Sam, mas levou um murro da Tara, e foi hilário. Olha eu amo a Gale, mas ela mereceu. Ninguem aguenta mais ver ela lançando livros e lucrando com a desgraça ao redor. Escrever 3 livros até vai, mas a Gale logo mais tá atingindo a marcar de 20 livros de tanto que ela escreve. Ela prometeu que não escreverei, e a Sam até jogo na cara dela sobre o que o Dewey acharia disso.
Enfim até o próprio ghostface entende que a Gale ama lucrar com essas matanças. Já que falamos do Ghostface e da Gale, nada melhor do que enaltecer a cena de perseguição dela, que já entrou no meu top 10 de melhores cenas de perseguição da franquia. Eu amei essa cena do início ao fim. A gale dando uma frigideirada na cara do ghostface, e depois correndo e pegando uma arma. Depois entrando em combate com o ghostface, e ele dando uma facada nela, e depois pegando um caco de vidro e acertando ela.
Nossa tudo nessa cena foi maravilhosa, e até mostrou o ghostface falando que a Gale podia ser a atual Ghostface que isso seria ótimo, e foi uma clara referencia a facada 3 onde a Jennifer Jolie poderia ter sido a Ghostface.
A Gale morre?
O único problema dessa dessa sequencia foi a cena que precede ela, onde vemos a Sam e a Tara descobrindo que o ghostface tava indo atacar a Gale, e ainda era de manhã, e por que elas não mandaram mensagem pra gale antes de só sair correndo. A gente até ver que a Sam tenta ligar pra ela, porém a Sam tenta ligar quando já é noite, e demorou tudo isso de tempo pra fazer uma ligacao?
E também na hora que a Sam e a Tara chegam pra ajudar a Gale, o Ghostface corre mais rápido que um maratonista, a Quinn realmente parecia que tinha um físico ótimo, acho que o sexo ajudava ela a ter folego pra ser a ghostface. Mas o bom ponto dessa cena é que as paramédicas ajudam a Gale, ela vai pro hospital, e sobrevive. Minha teoria de que todos estavam no hospital com a gale em estado grave tava certa, mas confesso que senti falta de uma ceninha dela no final do filme. Porém já fico contente de falarem que ela continua viva.
A Mindy é atacada por quem na cena do metro?
Por falar em continuar viva, vamos conversar sobre a cena do metro que de todas foi a que mais me decepcionou. Chegando no último ato os sobreviventes armaram um plano pra irem pro santuário do ghotface, pra prender ele lá, e assim derrotar eles no próprio jogo. O detetive bailey manda o grupo ficar em locais com muita gente, e eles escolhem ir pro santuário de metro. Óbivo que por ser o ghostface ele mandaria isso mesmo, porém é só tentar pensar um pouco. Se vocês vão de trem faça uma corrente humana, e entre dentro do trêm juntos.
Eu até entendo que esses sobreviventes viviam em uma cidadezinha pequena que nem deve ter trem, os tadinhos são uns caipiras na cidade grande. Porém estão a um ano alí, e não sabem pegar um transporte público. Ah gente que pataquada. A Mindy ficou pra fora do metro com o ethan e eles pegaram outro trem.
A Mindy morre?
Ela já tava desconfiando dele, desde a cena que a Anika morreu e ele apareceu só depois, e claro que ele não ia atacar ela, já que a Quinn era a responsável por ser a ghostface. Porém o ponto é que a Mindy já tava vendo um ghostface mascarado vindo na direção dela, e ela não falou nada, e não abriu a boca.
Minha filha tem um assassino mascarado a solta, e você fica no canto sofrendo. Eu já teria gritado, tira sua mascara caralho, tira essa porra agora. Fazia um aue, ou acordava a moça que tava dormindo do lado, e perguntava as horas e batia um papo. Ou até podia começar a cantar do nada que todos voltariam a atenção pra mim, e obviamente eu não seria atacado. Tinha tantas coisas que ela podia fazer, mas ela ficou ali e esperou o ataque, e isso me irritou demais. Já que eu gosto demais da mindy e não queria que ela partisse, e ainda bem que ela sobreviveu. Mas essa cena do metro foi muito burra.
Como a Anika morreu?
Também senti um pouco de apatia da parte da Mindy, em relação a morte da Anika. A pobrezinha da Anika sofreu muito antes de morrer, o Ghostace cortou a mindy, ela foi ajudar a Mindy, o ghostface enfiou uma faca nela puxou a faca. Ela começou a sangrar muito e eu agonizei junto com ela, e quando ela foi atravessar a escada o ghostface começou a balancar a escada fazendo ela cair e bater a cara em uma lixeira e morrer quase que instantaneamente. Foi triste demais essa morte, e foi chocante demais a maquiagem. Uma salva de palmas pra essa morte que foi uma das melhores da franquia.
Principalmente por que eu gostei da Anika, achei ela fofinha demais, e quanto mais fomos conhecendo ela mais isso me deixava angustiado com ela sangrando e falando que não queria morrer. Enfim, toda essa sequencia do apartamento com certeza foi a mais memorável do filme.
Questões em aberto
Alías fica a dúvida, como o bailey conseguiu fingir a morte da própria filha, e ninguém da equipe da policia viu? E como ele escapou do apartamento? Será que era ele que atacou a todos, ou foi o Etham? Pela forma com que o ghostface pegou a Anika pelo pescoço parece que foi o bailey mesmo, porém alguns eventos não se encaixam muito bem.
Porém quem se importa, eu nem ligo muito pra motivação dos ghostfaces, ou pra algumas inconsistências de roteiro que parecem que tinham cenas deletadas que provavelmente complementariam alguns enredos. Eu ligo pra boas cenas do ghotface atacando, e pra correria, e sangue, e também um enredo redondinho, que entregue o promotido, e pânico 6 faz isso direitinho.
Como a Quinn morreu?
Por exemplo a luta final da Sam, e da Tara contra os ghotfaces foi ótima. A Liana Liberato não teve muito destaque no filme, mas ela arrasou fazendo as caras maníacas da Quinn, e quando ela leva uma pedrada da Tara e fica sem dentes, acaba que ela fica ainda mais assustadora. O cabelo ruivo só intensifica tudo isso. Além disso a cena de morte dela foi ótima, com a Sam revoltanda dando um tiro na cabeça.
Como o Detetive Bailey morreu?
Depois temos o Bailey aparecendo. O cara tem uma arma na mão, e em vez de atirar na Sam, ele correr pra cima dela, e isso não fez sentido. Mas enfim os dois caem do mezanino do teatro, e temos a Sam se transformando no ghostface que tanto o Bailey queria e dando o próprio remédio pra ele provar. Foi impecável ela esfaqueando ele várias vezes, e a tara aparecendo, e parando ela. Mas acabou que as irmãs Carpenter sabiam que só se acaba com o mal atingindo a cabeça. A Sam foi lá e deu uma facada na órbita do olho dele. Então o Bailey foi morrendo lentamente e agonizando no chão. Esse foi o final que nós queríamos.
Com o Etham morreu?
Porém a cena mais aclamada foi a Tara esfaqueando a boca do Ethan e rodando a faca, e falando que ele ia morrer virgem. Ai que sabor meus amigos, que cena deliciosa. O Jack Champion também conseguiu ser um ghostface interessante, mas nada muito chamativo. Assim eu também não entendi como o Etham cara levou várias facadas da Sam. Alías ainda teve pique pra tentar matar a Tara. Assim como o Chad também levou trocentas facadas e não morreu. Até to chamando ele de novo novo Dewey. Eu mesmo fiz uma cirurgia de apendicite e não conseguia nem me mexer com aquele corte que eu tive.
A Kirby foi sub desenvolvida?
Enfim, como todos sabemos o assassino sempre volta no final. No caso o Ethan voltou dos mortos e a Kirby derrubou a tv que matou o stu na cabeça dele. Por falar da Kirby, a tadinha levou uma facada no mesmo lugar que o Charlie deu, a Sam puxou a faca desse lugar, matou os assassinos. Ficou lá sentada batendo um papo com a Tara em vez de chamar ajuda ou salvar a Kirby. Se não fosse o Danny chamar a policia tava todo mundo ferrado. Mas que bom que não mataram a Kirby, por que eu quero ver mais dela, e saber mais sobre ela, já que durante o filme ela não ganhou tanta relevância.
Alías, amei demais a cena que ela e a Mindy conversam sobre filme de terror. Adorei ainda mais o momento que a Mindy fala que acha que o Stu ainda pode estar vivo. Eu pelo menos senti isso na frase (quem disse que ele tá morto. Então deu a entender que o Stu pode voltar, e tudo é possível nessa franquia. Então não ligaria. Seria ótimo ele voltar, por que veríamos a Sam, a Tara, Mindy, e o chad se juntando a Sidney e a Gale pra matar o culto dos ghostfaces criado pelo Stu. Uma coisa tipo o roteiro descartado de pânico 3.
Mas era isso que eu tinha pra falar, Pânico 6 acaba com a Gala, a tara, a mindy, o chad e a sam vivos. A Tara e o Chad dera um beijo lindo no final, e a Sam e o Danny também parece que estão juntos, porém a Mindy ficou sozinha provando que lésbicas não tem paz.