terça-feira, janeiro 7, 2025
NetflixNotíciaSérie

Onisciente | Final Explicado (A Nina descobriu sobre a morte?)

Nossa série brasileira da Netflix, Onisciente se passa em um mundo diferente e aqui vamos falar sobre o final.

Uma cidade inteira depende de vigilância constante para manter a lei e a ordem. Um drone é atribuído a todas as pessoas. Ele monitora suas ações, até os pulsos, batimentos cardíacos e respiração, e alerta a prefeitura se eles cometerem um crime. Um sistema foi criado para não apenas categorizar os crimes, mas a punição também é predeterminada. O sistema é muito eficiente, mas é provável que haja algumas brechas, se não falhas.

A trama

Trabalhando para o sistema, a Nina tinha total fé nele. Antes dela, seu pai havia trabalhado para isso também, e agora ela está quase lá para ingressar na empresa permanentemente. No entanto, com o assassinato de seu pai, tudo muda. Sem detetives para investigá-lo e a empresa mais interessada em manter sua imagem intacta, ela decide fazer algo sozinha. Ela tem que quebrar muitas regras para isso, ela tem que cometer uma série de crimes para fazer isso, mas para ter justiça pelo pai, ela está pronta para fazer qualquer coisa.

Quem matou o pai de Nina?

A vantagem de ser uma boa pessoa é que existem muito poucas coisas que as pessoas podem usar contra você. A desvantagem é que, uma vez que as pessoas más descobrem o que faz você se mexer, torna-se um pedaço de bolo para elas manipular você. É exatamente isso que acontece com Nina.

Tendo trabalhado para onisciente, ela sabia tudo sobre como o sistema funcionava. Mesmo se não o fizesse, era esperta o suficiente para descobrir por si própria. Ela era a única talentosa o suficiente para contornar a vigilância e invadir o Sistema. Mas ela não faria isso voluntariamente. Ela não é uma pessoa má e o dinheiro não a atrairia para cometer uma terrível invasão de privacidade, especialmente quando ela não cometeu absolutamente nenhum crime antes disso. Ela nem pode ser ameaçada porque o Sistema o registraria como crime e o plano entraria em colapso antes mesmo de começar.

Nina realmente se importa com a família dela. Ela tem apenas duas pessoas importantes o suficiente para fazer qualquer coisa. Se um deles estivesse em perigo, ou um deles seriamente prejudicado, ela seria obrigada a tomar medidas extremas por eles. Judite sabe disso. Ela está de olho em Nina há um tempo, e é por isso que conhece suas fraquezas e exatamente como manipulá-la. Ela contrata um assassino de fora da cidade, o que significa que ele não tem um drone, para matar o pai de Nina. Então, ela usa sua dor para manipulá-la para planejar o hack do sistema.

Onisciente é realmente falho?

Onisciente não é perfeito. O simples fato de não registrar a morte do pai de Nina prova que muito trabalho precisa ser feito antes que a sociedade possa contar com a eficiência do Sistema. Mas, então, é apenas um programa e funciona tão bem quanto foi estruturado. Quanto mais detalhado e criativo o criador, melhor será o produto. Em termos da morte de Inácio, o drone não estava errado. Os drones devem alertar contra as atividades dos criminosos, não das vítimas. Portanto, não podemos dizer que foi culpa do drone ou mesmo do sistema.

O problema real é o erro humano. A total incapacidade da empresa de aceitar a existência de uma brecha em seu sistema, o fato de não aceitarem seu erro, mas tentarem varrê-lo para debaixo do tapete, não só prova o quão insensível eles se tornaram, mas também destaca onde todos está dando errado. Eles mantiveram o sistema principal longe do alcance humano para proteger a privacidade de todos, mas esqueceram que os drones não têm uma mente própria. Eles ficaram muito dependentes da tecnologia muito cedo, e a família de Nina teve que pagar o preço por isso.

O Final

O plano de Nina funciona, embora com alguns problemas. Ela pega a filmagem do drone do pai e descobre o homem que atirou nele. Ela e Daniel o localizam fora da cidade, e ele acaba sendo um assassino. Ele diz a eles que alguém anônimo o contratou para fazer o trabalho e ele não se incomodou em perguntar quem eles eram e por que eles precisavam matar Inácio. Sem outra pista à vista, Nina pula de uma teoria para outra. E então, o transmissor que ela havia conectado ao sistema desapareceu.

Sua primeira dúvida é sobre Vinicius, mas ele se mostra inocente. Ela, então, pensa em Ricardo e Carolina, imaginando todas as vezes que tentaram fazê-la calar a boca e impedir a investigação. Mas então, tudo se volta para Judite. Foi ela quem a manipulou desde o começo. Como Nina confiou cegamente em sua assistência, ela não viu que Judite tinha o poder de influenciar coisas como o relatório da autópsia. Foi por isso que ficou tão agitada quando o transmissor, com suas impressões digitais, foi deixado para trás no Onisciente. Ela não queria nenhuma prova de seu envolvimento com Nina, ela havia limpado seus rastros completamente.

No final, com Judite no controle de Onisciente, Nina e Michael deixam a cidade para escapar de seu monitoramento constante. Mas, é claro, eles não deixarão como estão. Nina apresentará um plano para retirá-lo de Judite. Enquanto isso, com um poder imenso em suas mãos, não há limite para o que Judite pode fazer com isso. Não sabemos exatamente o que ela tem em mente, mas pode ser qualquer coisa, desde ganho político a lucro corporativo. Ela também está se preparando para concorrer ao cargo de prefeito, e ter informações sobre seus rivais seria extremamente proveitoso.

Matheus Amaral
the authorMatheus Amaral
Sou simplesmente apaixonado por filmes e série, herói favorito da DC Superman (Smallville <3), herói favorito da Marvel Feiticeira Escarlate (Wanda), fanatico por comédias e maratonador de séries.

Deixe um comentário