quinta-feira, novembro 21, 2024
FilmeMovie

O Visitante | FINAL EXPLICADO – Eles eram irmãos?

O Visitante é mais um filme da Blumhouse está chegando ao brasil. Esses filmes de TV feitos pra EPIX tão sempre entregando uma trama rasa e desfechos nada agradáveis.

Esse thriller sombrio, tem magia negra, ocultismo, mas no final das contas é só mais um filme lento que cozinha a história e nunca chega a lugar algum.

O Visitante tentou usar muitas abordagens, mas nunca acertava nenhuma delas, tudo nesse história parecia que girava em círculos. O final tem até um incesto de bride. Na trama desse filme conhecemos o Robert, que é ‘casado’ com a Maia, e esses dois foram pra Londres pra antiga casa da Maia após ela sofrer um aborto espontâneo. Mas é notável que a Maia não parece tão perturbada com esse tal aborto, enquanto o Robert sofre bem mais que ela e até toma remédios pra ansiedade.

A medida que os dias passam o Robert fica mais e mais intrigado com essa nova casa, e em um dos cômodo dessa casa ele encontra uma pintura de um homem que conhecemos como ‘O visitante’, e o Robert fica bastante assustado com a pintura, que mais tarde descobrimos que esse tal homem é chamado de Edgar Cartwell Eden.

The Visitor | Novo filme da parceria Blumhouse/EPIX ganha trailer | Sangue  Tipo B - Filmes de Terror

As mortes

Porém o Robert não sabe quem ele é, e fica procurando respostas, e quanto mais o tempo passa mais o Robert fica intrigado por esse doppelganger e até acha outro quadro desse mesmo cara, e pergunta pra uma colecionadora de arte sobre esse quadro, e ela avisa pro Robert que ele tem ir embora na mesma hora. Porém um pouco mais tarde desse aviso, essa mulher morre atacada por um enxame de insetos.

Outro cara também tenta avisar o Robert sobre o seu doppelganger, mas pouco depois esse mesmo cara acaba morrendo, pregado em uma árvore como se estivesse em uma cruz.

A esposa e o bebe

Nesse meio tempo também descobrimos que a gravidez da Maia está ligada a todo o enredo do filme, e o sumisso dos medicamento do Robert que fizeram ele ter ataques de pânico, alucinações, sonambulismo, não eram só um sintoma psicológico, na verdade esses “sonhos” estranhos eram outra coisa que ganha uma resolução na reviravolta nojenta, e meio repugnante do último ato. Até esse ponto do filme eu estava tão entediado, já que o ritmo era irregular, as atuações eram descompensadas, e o roteiro nunca parecia que caminhava. Só as cenas de mortes foram gratificantes, e olha que nem foram cenas boas, mas eu tava me contentando com o pouco que o filme podia entregar.

Movie Review: It's Spooky Time Down South when you see yourself as “The  Visitor” | Movie Nation

Quem era o Edgar?

Antes de chegar na revelação final do filme, também conhecemos o Pastor Ellis que faria o batismo do bebê do Robert e da Maia, e esse pastor tinha outro quadro do Visitante na sua casa, e quando o Robert pergunta sobre esse quadro, o pastor fala que esse homem chamava Edgar Cartwell Eden. Ele resgatou a cidade e a tranformou em um local próspero, e um pouco mais tarde chegamos no último ato do filme com a Maia finalmente revelando todo o segredo pro Robert, segredo esse que realmente eu fiquei chocado com a audácia do roteirista de ter feito uma reviravolta tão grotesca.

Maia e Robert são irmãos?

Sim, Maia e Robert são irmãos. O Robert é um irmão distante sequestrado anos atrás por pessoas que não gostavam das praticas ritualísticas de sua família, e agora sem um herdeiro homem, a família Eden e suas práticas ocultas sombrias acabariam e sua linhagem não continuaria. Então a Maia foi incumbida quando criança de encontrar Robert por ordem de seu pai, pois ele precisava ter um filho para assumir o trono do poder das trevas. Para andar na terra como O Portador da Luz. Ou Lúcifer em forma corpórea.

EPIX | Hit Movies, TV Series and More

Enquanto o Robert tava ouvindo tudo isso, esse momento deixa claro que o aborto espontâneo não foi tão espontâneo assim, na verdade aconteceu porque a Maia precisava de um menino para levar adiante a linhagem. O Robert nesse ponto também descobre que foi o Edgar quem matou os dois colecionadores de arte, usando o corpo dele. A transição do Edgar tomar conta do corpo do Robert estava mais próxima do que ele imaginava, e essa transição ficaria completa depois do nascimento do bebe da Maia, que estava sendo concebido em meio ao clã Lucian, que fez um ritual sombrio pra trazer o Escolhido, ao mundo.

O que acontece no final?

O filme acaba com a Maia virando um vegetal depois do nascimento do bebe, o mal venceu já que o Visitante, tomando conta do corpo do Robert, e assim o Edgar Cartwell Eden, saiu da cidade pra dominar o mundo, e todos os moradores daquela cidadezinha faziam parte dessa falcatrua.

Daí você pensa, qual era o proposito do filme? Era o ritual, era ter uma mensagem sobre ocultismo, era falar que existe maldade no mundo, era mostra o nascimento do mal. Qual era o sentido de tudo que assistimos, era causar tédio?

Mesmo depois do final eu não identifiquei o que rolou, só sei que mesmo com as ideias sombrias, o filme nunca se encontrava, e até mesmo o Finn Jones não parecia confortável nesse longa. Ele não me agradou, mas pode ser que tenha te agradado. Me conta ai o que você achou dele.

Deixe um comentário