Os dois últimos episódios de ‘O Gabinete de Curiosidades de Guilhermo Del Toro’ chegaram na Netflix, e se você ficou sem entender o final de algum deles eu te explico aqui tudo sobre o ep 7 ‘A Inspeção’ e o Ep 8 ‘O Murmúrio’.
Ep 7 – A Inspeção
Nesse episódio quatro convidados – o autor Guy Landon, a astrofísica Charlotte, o psíquico Targ Reinhard e o músico Randall Roth – se encontram em um estacionamento antes de serem levados para a casa. do bilionário Lionel Lassiter por um homem chamado Hector. Enquanto viajam, os quatro convidados tentam obter o máximo de informações possível sobre o anfitrião, mas Hector, que provavelmente serve de segurança para o bilionário, não fala muito. Enquanto isso, o médico de Lassiter, Dr. Zahra, o prepara para a noite injetando nele uma substância.
Após a sua chegada, os convidados são conduzidos ao que parece ser a sala de estar. Zahra já está lá, descansando em um dos assentos. Targ tenta demonstrar seu mundanismo declarando que a arquitetura do edifício tem uma semelhança com o estilo asteca, o que lhe rende uma zombaria do autor. Logo, seu anfitrião se junta a eles, trazendo consigo uísque japonês da era pré-Segunda Guerra Mundial. Lionel regala seus convidados com a história da garrafa de uísque antes de servir para cada um deles.
Um debate filosófico
Os convidados percebem que são um grupo interessante de pessoas para se reunir. Eles deduzem justificadamente que foram escolhidos porque suas profissões estão relacionadas ao que deveriam ver. Ao longo da noite, Lionel se dirige a seus convidados, oferecendo comentários sobre cada uma de suas obras e expressando abertamente sua admiração por elas. À medida que a noite avança, os convidados tentam descobrir por que foram trazidos para a casa, mas Lionel permanece em silêncio, assim como seus dois funcionários.
Música constante toca ao fundo, o que Lionel afirma que serve para prepará-los para a exibição. À medida que os convidados começam a relaxar por causa do fluxo da conversa, eles começam a falar sobre seus medos pessoais. Randall teme que seu próximo álbum fracasse, enquanto Targ parece ter uma necessidade constante de provar sua inteligência, o que provavelmente decorre de seu trabalho. Ao contrário do músico, autor e astrofísico na sala, ele ganha dinheiro mentindo para as pessoas. Pode-se argumentar que os autores também são mentirosos, mas as pessoas que eles visam estão em todo o esquema.
A narrativa deste episódio tem esse estilo claustrofóbico que mantém a ação bem amarrada até a cena do clímax, onde simplesmente explode. Em contraste, os diálogos se movem livremente, e às vezes parece que serpenteia sem propósito, mas não é o caso. Os diálogos constroem os personagens, dando-lhes motivação para estar naquela casa naquela noite.
O que Lionel quer mostrar a seus quatro convidados?
Depois de uma noite cheia de grandes quantidades de uísque, cocaína e pó de fada, Lionel declara que finalmente é hora de mostrar a seus convidados por que ele os trouxe para sua casa. Ele os conduz a uma sala segura, onde está guardada uma rocha de origem desconhecida. Randall tenta fumar um cigarro, mas Lionel educadamente, mas com firmeza, diz a ele que ele não deve fumar lá. Randall então tenta fumar maconha, mas Lionel mais uma vez pede que ele apague.
No entanto, a fumaça é absorvida pela rocha, e ela começa a rachar, e um monstro verde e hediondo emerge. Se os quatro convidados de Lionel estiverem lá para ver, eles, junto com Zahra e Lionel, atraem o interesse do monstro de outro mundo que acabou de se libertar. Ele derrete o cérebro de Zahra, Landon, Targ e reivindica o corpo de Lionel para si. Charlotte e Randall fogem o mais rápido que podem.
Eles entram em um carro esportivo, e Charlotte dirige como um demônio para colocar a maior distância possível entre eles e o monstro. Enquanto isso, Hector confronta o monstro com o fuzil Kalashnikov dourado que vemos ao longo do episódio, mas as balas não têm nenhum efeito sobre a criatura, e Hector é morto por seus esforços.
Lionel morreu?
Apenas duas pessoas realmente saem vivas da casa de Lionel – Randall e Charlotte. A última dirige o carro a toda velocidade, desesperada para colocar a maior distância possível entre ela e o monstro que acabou de ver. Mais cedo, a criatura sonda os cérebros de suas possíveis vítimas antes de se prender a Lionel e se transformar em um monstro semi-humanoide. À medida que o episódio termina, esse monstro chega à cidade mais próxima e está quase pronto para ser solto nas pessoas do mundo.
Onde está a Charlotte e Randall?
Charlotte e Randall são os dois únicos sobreviventes do incidente. Embora eles consigam sair vivos com sucesso, é altamente improvável que eles entrem em contato com as autoridades para relatar o que aconteceu. O trauma aqui que eles experimentaram deve ser tremendo, ofuscando qualquer outro sentimento que possam ter sobre o incidente. Mesmo que o trabalho da vida de Charlotte envolva provar a existência do alienígena, o terror que ela experimenta durante este episódio provavelmente a deixará relutante em revisitar o incidente, mesmo em lembrança.
Ep 8 – O Murmúrio
Dirigido por Jennifer Kent, esse episódio começa em 1951. Nancy (Essie Davis) e Edgar (Andrew Lincoln) são ornitólogos talentosos, conhecidos por seu trabalho na murmuração. Eles têm patronos apoiando suas pesquisas. Está fortemente implícito que o casal sofreu uma grande tragédia há um ano, e ambos estão se recuperando de seus efeitos posteriores. O episódio retrata o sexismo generalizado da época em uma breve cena em que os colegas de Nancy e Edgar se reúnem em torno do último para parabenizá-lo, embora seu trabalho seja baseado nas ideias de Nancy.
Ao chegar em Big Harbour Island, na Nova Escócia, Canadá , Nancy e Edgar descobrem que seu contato lá lhes encontrou uma casa para morar enquanto realizam suas pesquisas. Eles estavam preparados para viver em uma barraca enquanto estavam na ilha, então isso foi uma surpresa agradável. Além disso, a casa é na verdade uma mansão de tamanho pequeno e não um barraco decadente que eles pensavam que seria. O contato deles, o sr. Grieves, e sua esposa limparam alguns quartos e instalaram um gerador para que Nancy e Edgar tivessem eletricidade e água encanada.
A primeira aparição
O casal passa o primeiro dia na ilha montando seus equipamentos. Quando a noite cai, eles se retiram para seu lar temporário. Edgar tenta iniciar a intimidade, mas Nancy se afasta rapidamente. É revelado que Nancy e Edgar perderam sua filha, Ava, e a dor resultante afetou compreensivelmente seu relacionamento.
Quando Nancy acorda mais tarde naquela noite, ela tem sua primeira experiência paranormal. Ela ouve o choro de uma criança e, de repente, seu gravador começa a tocar, o que também acorda Edgar. À medida que a estadia na ilha continua, Nancy começa a ter experiências cada vez mais perturbadoras, percebendo que a casa é assombrada pelos espíritos de um menino e uma jovem.
Quem são os fantasmas?
Aprendemos sobre os dois fantasmas na casa em trechos ao longo do episódio. O nome do menino nunca é revelado, mas o nome da mãe era Claudette. Ela teve um caso com um homem casado antes da Segunda Guerra Mundial e ficou grávida. Embora este homem lhe prometesse muitas coisas, quando a guerra terminou, ele voltou para sua esposa.
Enquanto isso, a família de Claudette enviou ela e seu filho para morar na casa. Sentindo-se presa por causa de suas circunstâncias, ela descarregou sua frustração em seu filho, afogando-o na banheira. Depois, a agonia e o horror do que ela fez começaram a ocorrer, e Claudette tirou a própria vida ao cair da sacada do sótão.
O que aconteceu com a Claudette e com seu filho?
Embora não seja explicitamente declarado o que aconteceu com Ava, podemos obter algumas informações sobre o que realmente é retratado na tela. Vemos Nancy sonhando em encontrar Ava ao lado dela na cama antes que a mão de uma criança a toque no ombro, e ela acorda com um sobressalto. Esta cena indica que Ava era uma criança no momento de sua morte. Desde então, seus pais responderam à dor de maneira diferente. Enquanto Edgar se sente perdido, com raiva e com o coração partido, Nancy excluiu seu marido e o resto do mundo do casulo de sua dor. Ao mesmo tempo, ela reconhece isso e busca a libertação da dor.
Esse desespero pela liberdade é o que faz Nancy se sentir conectada a Claudette. Também é possível que Nancy seja inadvertidamente responsável pela morte de sua filha. Novamente, o episódio não enfatiza isso explicitamente, mas dados os paralelos traçados entre Nancy e Claudette, é uma teoria plausível. Depois de descobrir suas histórias, Nancy ajuda Claudette e o menino a seguir em frente em sua vida após a morte.
O casamento de Nancy com Edgar chega perto de desmoronar durante sua estadia na casa. Está em apuros desde a morte de Ava, mas as experiências de Nancy naquela casa os forçam a falar abertamente sobre isso pela primeira vez. Embora inicialmente cause um racha entre os dois personagens, sua breve estadia em Big Harbour Island se mostra benéfica quando o casal se reconcilia no final do episódio, e Nancy concorda em falar sobre Eva.
O que é Murmuração?
Murmuração é um tipo de flocagem. O termo é geralmente associado a estorninhos, embora outras aves, como os dunlins, também exibam um comportamento semelhante de voo sincronizado. Murmuração é quando um grande bando de pássaros voa juntos, exibindo padrões fascinantes e em movimento através do vôo coletivo do bando. Os cientistas geralmente acreditam que os pássaros usam a murmuração para se proteger de possíveis predadores.
Em sua introdução ao episódio, del Toro observa que, de acordo com crenças antigas, os pássaros são os portadores de nossas almas, esperanças e sonhos para os deuses. Os pássaros parecem desempenhar um papel semelhante. Eles se reúnem no sótão da casa, de onde Claudette caiu para a morte, talvez indicando a presença de seu espírito ali. No final do episódio, os pássaros partem depois que o espírito de Claudette segue em frente.