O Agente Noturno é um thriller de espionagem político que termina com muitas resoluções. Porém ainda ficam algumas dúvidas que serão respondidas aqui.
A trama
Essa série é baseada no livro de mesmo nome do Matthew Quirk. Na trama conhecemos o Peter Sutherland (Gabriel Basso), cujo emprego no FBI é monitorar uma linha direta de emergência raramente usada no turno da noite. Então uma certa noite, o telefone toca e a Rose (Luciana Buchanan), uma falida fundadora de uma empresa de cyber segurança acaba precisando de ajuda depois que seus tios são brutalmente mortos, e ela é a única testemunha. Porém a tadinha mal entende o que tá rolando, e ela e o Peter devem juntar as peças desse enigmático quebra cabeças que envolve um infiltrado na casa branca, e ao mesmo tempo os dois tem que fugir e se esconder pra permanecerem vivos.
Primeiro tenho que comentar que eu amei o Peter, nossa que protagonista bem construído, que protagonistas carismático, e até a Rose tinha uma ligação única com ele. Realmente adorei a construção dos personagens, e amei a forma dinâmica com que tudo caminho aqui na série.
Os vilões
O Dale (Phoenix Raei) e a Ellen (Eve Harlow) foram ótimos exemplos de como construir assassinos. Já que os dois de certa forma ganham um backgroud e até uma história de amor meio perturbadora e conturbada, mas ainda eles se amavam. Isso é até meio contraditório já que eles tinha um baita coração frio.
Alías os dois mataram tanta gente boa durante a temporada, e um dos pontos negativos da série foi não colocar os protagonistas pra lamentar as mortes: como a da velinha ex-agente do FBI que eles torturaram e mataram, e também o amigo do Peter policial que a Ellen matou na cena do carro. Tipo esses dois mereciam mais do que serem esquecidos.
A Ellen e o Dale morrem?
Os dois até mataram aquela mulher na casa, e sequestraram um bebês tudo pra conseguiram o que queriam. No final das contas foi ótimo ver eles morrendo, primeiro o Dale sendo espancado pela Rose e pelo Peter, a Rose com um tronco batendo nele foi maravilhoso. Depois o Peter matando ele enforcado foi ótimo, e quando a Ellen vê que o amor dela morreu, ela vai pra cima pra matar o Peter e a Rose. Porém essa vaca acaba matando o irmão do Lucifer que eu tava gostando ele, e eu realmente fiquei chateado, porém depois de tantas mortes ver a morte da Ellen foi tão satisfatório. A Rose chegando correndo por trás e empurrando ela, eu vibrei tanto nessa cena que até me arrepiei. Não sei se vocês gostaram dessa cena tanto quanto eu. Mas jesus, achei uma das melhores da série. Foi rápida e brutal, amei demais.
Qual era o foco do ataque no metro? Quem eram os infiltrados na casa branca?
Outra pessoa do mal na série era o Colin (Andre Anthony), um ex-militar com histórico de abuso de drogas. Ele foi contratado pelo CEO do mal Gordon Wick (Ben Cotton) e pelo vice-presidente Ashley Redfield (Christopher Shyer), pra colocar a bomba no metrô, só pra assassinar o Omar Zadar (Adam Tsekhman), um líder político estrangeiro. Eles sabiam que Zadar estaria em um café embaixo da linha do metrô no momento do ataque. Se a bomba tivesse explodido no local planejado por eles, teria matado o Zadar.
Mas o Peter parou o trem antes do previsto, Zadar sobreviveu – e o encobrimento começou, com a chefe de gabinete da Casa Branca, a Diane Farr (Hong Chau), sendo a pessoa que secretamente tentaria empurrar as coisas pra baixo do tapete. Ela não gostou de ser envolvida em tudo isso, mas ela não tinha muita moral nesse momento. Na cabeça dela os fins justificam os meios, e seria mais saudável eliminar algumas pessoas pra esconder a verdade.
Entretanto o plano desses três estariam comprometidos se os agentes noturnos Emma (Simone Kessell) e Henry Campbell (William MacDonald) descobrissem a verdade sobre o atentado, e eles estavam perto. Então o Wick contratou os assassinos Ellen e Dale para eliminar Emma e Henry, porém a Rose, escapou por conta do Peter e fez com que todo um jogo de gato e rato começasse.
Qual era o plano do Colin?
Nesse meio tempo o Colin, o homem-bomba do Metro, sequestra a filha de Redfield, Maddie (Sarah Desjardins) para vingar a morte do seu irmão gêmeo Matteo. Já que o Wick mandou a Ellen e o Dale matar o Colin, e sem querer ele matou o Matteo. O Colin ficou meses armando uma emboscada pra sequestrar a Maddie. Foi uma boa trama e um bom desdobramento pra esse enredo, e eu amei que a série tem várias sub tramas e todas se interligam com maestria.
Qual foi o último ataque?
No final, Wick e Redfield estão prontos para tentar matar Zadar novamente. Só que desta vez, eles expandem o escopo do assassinato para incluir a atual presidente Michelle Travers (Kari Matchett), que se encontra com Zadar em Camp David.
Eu adorei o ritmo frenético desse final, com o Peter e a Rose unindo forças com a agente do Serviço Secreto Chelsea (Fola Evans-Akingbola) e a filha de Redfield. Eles salvam a todos de morrerem na casa que explode, e depois o Peter salva a presidente de morrer no helicóptero presidencial que explode.
O que aconteceu no final?
O vice-presidente Redfield, sobrevive já que estava no bunker embaixo do Camp David, porém depois da presidente sobreviver a Chelsea e a Maddie acabam aparecendo no Bunker e o vice-presidente vai preso. Porém seu comparça Wick acaba ficando vivo e foge. A Diane também sobrevive, e depois provavelmente vai provavelmente pra trás das grades.
No final de temporada, depois do Peter salvar a presidente ele pede o arquivo do pai dele, pra saber se ele era o tal traidor que todos falavam que ele era, e descobrimos que ele realmente era um traidor. Isso foi meio surpreendente. Mas essa revelação na minha visão deu um alivio no peter. Já que ele descobriu que seu pai aceitou um dinheiro e forneceu informações a um agente sobre empreitadas privadas, causando uma violação do Pentágono. Nesse ponto o Peter percebe que seu pai não foi morto porque era espião de outro país. Ele foi morto porque queria concertar sua cagada, e foi descoberto como agente duplo para os EUA.
Pra onde o Peter vai? Teremos 2ªTemporada
A temporada termina com a presidente tornando o Peter um agente noturno de nível avançado. Ele entra em um jato e recebendo um nova missão. Desde o começo nós vemos como o Peter é patriota e ama o pais dele, e faria de tudo pra poder servir esse pais da maneira que fosse. Aqui no final ele consegue resolver seu problema do passado envolvendo o mistério entorno do seu pai. Consegue um relacionamento realmente verdadeiro com a Rose, e ainda consegue o trabalho que ele tanto queria.
Que eu saiba o livro que a série é baseada não tem uma sequência direta. Então os roteiristas teriam que fazer algo totalmente único e novo. Mas parece que eles já tem uma ideias inicial do que querem pra uma segunda temporada.
Sendo que algumas dúvidas já pairam na minha cabeça. A Rose voltou pra Califórnia pra tentar perseguir seus sonhos no Vale do Silício novamente? Qual seria a tal missão do Peter, e claro onde o Wick está? Ainda não sabemos qual o destino do Peter. A 2ªTemporada ainda não está confirmada, mas sinto que essa série é promissora e será um sucesso na netflix.