Protagonistas femininas com características fortes, independentes e corajosas estão sendo cada vez mais retratadas nos filmes, a fim de inspirar uma nova geração de meninas e mulheres por todo o mundo.
E no dia de hoje (08/03), comemorando o Dia Internacional da Mulher nós separamos uma lista de filme sobre o Girl Power (Poder Feminino).
Confira a lista:
1 – O Diabo Veste Prada
O icônico O Diabo Veste Prada, acompanha Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim. O filme é super bem visto pelos críticos e mostra o poder das mulheres no cenário da moda em Nova York.
2 – Valente
Não são muitas as animações que retratam os estigmas sofridos pela mulheres, Valente faz diferente além de retratar tal assunto, a animação mostra uma jovem menina indo contra aos padrões impostos na época. Valente acompanha a jovem princesa Merida, que foi criada pela mãe para ser a sucessora ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Assim que um evento é organizado para escolher o futuro marido de Merida, a jovem recorrer à ajuda de uma bruxa para mudar o jeito de sua mãe. Porém, o feitiço não é exatamente o que Merida imaginava.
3 – Jogos Vorazes / Divergente
O filme baseado na saga de Suzanne Collins, Jogos Vorazes, se passa em um futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual – e mortal – entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes. O filme fez tanto sucesso que teve direito a mais três sequencias, Jogos Vorazes – Em Chamas, Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e Jogos Vorazes: A Esperança – O Final.
Além de Jogos Vorazes, Divergente tem a mesma pegada, e acompanha a adolescente Beatrice (Shailene Woodley), que ao completar 16 anos tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade e coragem. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, diferente da família. Ao entrar para a Audácia ela torna-se Tris e entra numa jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade.
4 – As Sufragistas
No início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. Maud Watts (Carey Mulligan), sem formação política, descobre o movimento e passa a cooperar com as novas feministas. Ela enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares para voltar ao lar e se sujeitar à opressão masculina, mas decide que o combate pela igualdade de direitos merece alguns sacrifícios.
5 – Até o Limite da Honra
Com Demi Moore, Viggo Mortensen e Anne Bancroft, o filme acompanha a jornada de uma oficial (Demi Moore), entrando para um grupo de elite da Marinha Americana, após a pressão de uma senadora (Anne Bancroft) de idéias aparentemente feministas. Sendo a única mulher no grupo de elite, a oficial terá de provar que pode suportar semanas de tortura física e emocional, com poucos acreditando que ela possa vencer. Na verdade alguns altos oficiais do governo e até mesmo a parlamentar que lhe apoiou estão torcendo pelo seu fracasso.
6 – O Sorriso de Mona Lisa
Katharine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio, onde as melhores e mais brilhantes jovens mulheres dos Estados Unidos recebem uma dispendiosa educação para se transformarem em cultas esposas e responsáveis mães, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.
7 – Kill Bill
Para quem quer muita ação e Girl Power, esse é o filme certo! A obra de Quentin Tarantino segue uma Noiva (Uma Thurman), que é uma perigosa assassina e trabalha em um grupo, liderado por Bill (David Carradine), composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruiram o seu futuro, começando pelas perigosas assassinas Vernita Green (Vivica A. Fox) e O-Ren Ishii (Lucy Liu). O filme ainda tem uma sequência para aqueles viciado em Tarantino.
8 – Thelma & Louise
O clássico é um lindo Road Trip entre Louise Sawyer (Susan Sarandon), uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis), uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.
9 – Carol
O lindo romance entre duas mulheres, conta a historia da jovem Therese Belivet (Rooney Mara), que tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.
10 – Histórias Cruzadas
Outro clássico que abora a questão da mulher e do racismo nos Estados Unidos nos anos 60. Em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, Skeeter (Emma Stone) é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.
E ainda temos mais um filme para indicar, e esse está passando nos cinemas. Capitã Marvel, o novo filme da Marvel, introduz Carol Danvers nas telonas, e mostra o poder da heroína ao lutar contra os Skrull, ao mesmo tempo em que tenta descobrir a verdade sobre sua origem. O filme está cheio de pitacos feministas, além de mostrar o machismo na época.