A série ‘Imperfeitos‘ chegou na Netflix, e aquele final teve uma reviravolta muito boa, e se você ficou com alguma dúvida eu te explico.
A trama
A trama gira em torno de três jovens adultos – Tilda Webber (Morgan Taylor Campbell), Abbi Singh (Rhianna Jagpal) e Juan Ruiz (Iñaki Godoy). Depois de saber que um cientista perturbado alterou seu DNA, dando-lhes poderes únicos, Tilda, Abbi e Juan embarcam em uma jornada perigosa e desesperada para encontrar o referido cientista na esperança de uma cura. No caminho, eles encontram pesquisadores diabólicos que querem colher seu DNA e outras pessoas com poderes estranhos. Eles também percebem que uma organização governamental sombria chamada Flux está atrás deles.
O começo
A maior parte da série se passa em Seattle, Washington. Tilda, Abbi e Juan parecem sofrer de uma doença genética rara, Programa de Decaimento Genético Agudo ou AGDS. Anos antes, todos foram tratados pelo controverso geneticista Dr. Alex Sarkov em uma iniciativa chamada Programa de Bem-Estar. O resultado é que os três agora têm três tipos de habilidades. Tilda agora melhorou as cordas vocais e a audição. Abbi produz feromônios, deixando as pessoas sexualmente excitadas por ela. E Juan desmaia e se transforma em Chupacabra, uma criatura do folclore das Américas.
Todos os três tomaram pílulas por anos que mantiveram esses poderes sob controle e foram capazes de levar uma vida normal. Tilda é a vocalista de uma banda, Abbi está se preparando para participar do programa de genética em Oxford e Juan é um aspirante a romancista gráfico. Quando as pílulas param de vir, os poderes começam a se manifestar novamente. Eles visitam a prática de Sarkov, onde Sarkov faz testes neles antes de dar-lhes as pílulas. Mas esses são placebos e não têm efeito sobre seus sintomas. Quando eles visitam a segunda vez, eles encontram o parceiro de Sarkov, Dr. Sydney Burke.
O Programa de Bem-Estar
Os três jovens adultos descobrem que Burke e Sarkov começaram o Programa de Bem-Estar juntos. Eles recrutaram pacientes jovens com distúrbios genéticos que se manifestaram sem que seus pais tivessem um problema semelhante. Eles encontraram uma maneira de corrigir os erros nos genes danificados desses pacientes usando uma célula sintética que Sarkov criou, embora tenham dito a seus pacientes que estavam usando células de seus próprios corpos. Como diz Abbi, é bastante semelhante à atualização do sistema operacional em um computador, mas em nível celular.
O “sucesso” do Programa de Bem-Estar fez Sarkov acreditar que poderia usar a célula sintética para substituir completamente o genoma humano por um design superior próprio. As pílulas que os três protagonistas estavam tomando estabilizaram suas células modificadas. Tilda, Abbi e Juan percebem que Sarkov parou de enviar as pílulas porque queria que os efeitos colaterais de seu tratamento se manifestassem. Eles pedem a Burke para ajudá-los, e ela diz que sim, antes de acrescentar que será mais fácil para ela se Sarkov estiver lá, levando Tilda, Abbi e Juan a começarem a procurá-lo. Eles encontram Doug, cujo DNA foi alterado por Sarkov muito mais tarde na pesquisa do que os três protagonistas. Tilda, Abbi e Juan são chamados de Imperfeitos porque Sarkov os criou no estágio inicial de sua pesquisa.
O trabalho da Flux
Conforme a série avança, seus poderes sofrem várias mudanças, especialmente os de Tilda. Perto do final da temporada, ela pode dizer se alguém está mentindo e pode matar pessoas derretendo seus cérebros. Outros do programa começam a aparecer, inclusive aqueles que nunca se qualificaram para o programa. Uma delas, Hannah, inicia um relacionamento romântico com Abbi. Enquanto isso, Tilda perde o namorado durante um ataque de um cientista desonesto que se transformou como Tilda e os outros.
Enquanto tudo isso acontece, os três protagonistas descobrem que uma organização governamental secreta chamada Flux, cujo trabalho basicamente é manter cientistas desonestos e suas invenções sob controle, se interessou por eles. Além disso, Burke parece estar sofrendo de um caso extremo de Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Ela também tem AGDS, e suas tentativas de autotratamento criaram a persona Isabel Finch. Quando ela se transforma, sua personalidade e aparência física mudam. Finch é um assassino, visando pessoas que estão no mesmo campo que Burke.
Tilda, Abbi e Juan eventualmente encontram Sarkov e aparentemente o convencem a curá-los. No entanto, mais tarde é revelado que ele tem outros planos. No final da temporada, Abbi e Tilda trabalham em conjunto com Flux para derrubar Sarkov.
Final Explicado – a cura funcionou?
Quando Tilda e Juan finalmente encontram Sarkov, o último explica as razões por trás de seus horríveis experimentos. Segundo ele, existe uma relação complexa entre a rápida degradação do genoma humano, a expansão da população humana e a crise climática. No passado, a evolução humana e as mudanças climáticas trabalhavam em conjunto. No entanto, desde a era industrial, a mudança climática vem acontecendo em uma velocidade tão rápida que a evolução humana não consegue acompanhá-la. Como resultado, o DNA humano está se deteriorando em vez de desenvolver novas forças. Isso é AGDS. O trabalho de Sarkov busca superar isso para que a humanidade não se torne a primeira espécie a causar sua própria extinção.
Há uma noção de um bem maior no que Sakov está tentando realizar, mas a pura imoralidade de suas ações a eclipsa. Ele tenta espalhar suas invenções usando nanobots, mas Tilda frustra seu plano. No entanto, Sarkov descobre que Burke desenvolveu um método que torna obsoleta sua necessidade de nanobots. Finch concorda em entregá-lo a Sarkov sob a condição de que ele torne a transformação permanente. Eles decidem usar Juan como cobaia.
No entanto, esta acaba por ser a cura que os protagonistas estavam procurando. Em vez de transformar Juan no Chupacabra, ele o cura. Abbi posteriormente injeta Finch com o soro, virando as costas para Burke. E Burke depois cura Abbi. No entanto, Tilda recusa o tratamento, decidindo manter seus poderes.
Quem é o Dr. Hallenbeck?
É revelado que Dominique Crain, um funcionário de alto escalão da Flux, está financiando a pesquisa de Sarkov por meio de uma empresa de fachada. Sarkov é levado sob custódia da Flux. Três meses depois, ele é levado ao escritório que anteriormente pertencia a Crain, e Sarkov fica surpreso ao descobrir que Burke está sentado do outro lado da mesa. Mas essa avaliação também se prova errada quando ele percebe que Finch está no controle do corpo de Burke. Depois que Sarkov concorda em trabalhar para a Flux, ele é levado. Burke/Finch então contata o Dr. HalenBbeck, que parece ser uma versão mais antiga de Sarkov.
Parece que Halenbeck criou uma versão geneticamente modificada de si mesmo para lidar com a crise iminente mencionada acima. Infelizmente, Sarkov acabou sendo mais imprevisível e perigoso do que seu criador pretendia. E agora, Hallenbeck lamenta a decisão de fazê-lo. Parece que Burke sempre soube quem Sarkov realmente era. E como Burke sabe, Finch sabe muito bem disso. Curiosamente, Hallenbeck não parece estar ciente de que ele está realmente falando com Finch, então há uma dinâmica interessante entre Hallenbeck, Finch e Sarkov.
O que é o vírus Monster?
Apesar das tentativas dos três protagonistas de impedir que isso aconteça, o plano de Sarkov se materializa e as pessoas começam a se transformar em monstros. Como Juan e Abbi desistiram de suas habilidades, eles também são afetados por isso. No entanto, Tilda, que ainda tem seus poderes, não se transforma. O culpado mais óbvio para isso é o Flux. Com Finch liderando a organização e Sarkov trabalhando para eles, a sombria agência governamental parece ser o grupo mais provável que poderia ter realmente armado a pesquisa de Sarkov. No entanto, é igualmente possível que alguma organização ou cientista individual esteja por trás disso. Eles encontraram as pesquisas de Sarkov e Burke e agora as usam para forçar a evolução da humanidade.