Glass Onion: Um Mistério Knives Out da Netflix é o novo filme escrito e dirigido por Rian Johnson, e o final resolve o mistério de quem matou a Andi, mas se você ainda se pergunta o que aconteceu no desfecho eu te ajudo a entender.
A trama
Na primeira metade do filme, somos levados a acreditar que Miles é um gênio que criou Alpha e agora está partindo para outras inovações revolucionárias. No entanto, descobriu-se que Andi era o cérebro por trás das operações. Na verdade, foi ela quem uniu todo o grupo. Duke, Claire, Birdie e Lionel eram amigos de Andi muito antes de conhecerem Miles e suas trajetórias de carreira mudaram para melhor. Apesar de seus primeiros fracassos, Andi acreditou neles. Ela fez o mesmo por Miles.
Não é revelado como Andi conheceu Miles, mas quando ela o fez, ela o encorajou a fazer as coisas que ele queria, assim como encorajou seus outros amigos a realizar seus sonhos. Ela o trouxe para o grupo e logo todos ficaram muito próximos dele, principalmente porque ele os ajudava em suas coisas pessoais. No meio disso, Andi teve a ideia de Alpha enquanto todos estavam no bar Glass Onion. Ela anotou em um guardanapo e compartilhou a ideia com Miles. Juntos, eles abriram uma empresa que os transformou em bilionários.
A Andi e o Miles brigam?
Com Alpha se tornando um grande negócio, Andi e Miles encontraram maneiras de expandir seu império. Miles teve ideias que alcançaram o impossível e Andi o colocou de castigo. Pelas conversas entre vários personagens do filme, fica claro que a maioria das ideias de Miles parecem ridículas para todos. Em uma cena inicial, encontramos os investidores discutindo com Lionel sobre o exagero do novo projeto de Miles.
Ao contrário de todos os outros, Andi era o único que podia falar a verdade para Miles. Ela sabia quando ele estava fazendo castelos no ar e não hesitou em mostrar a ele a realidade da situação. Assim que Miles propôs a ideia de Klear, Andi disse a ele que não daria certo. Ela deu uma boa olhada em como todo o plano poderia se tornar catastrófico e disse claramente a seu parceiro que investir em tal coisa não seria bom para eles, especialmente quando Miles estava pronto para investir tudo o que tinham nisso.
Quando Miles não recuou, Andi ameaçou ir embora e levar consigo metade da empresa. Isso deixaria Miles sem capital para iniciar seu novo projeto e, sabendo que Andi era o cérebro por trás de tudo, ele logo perderia tudo. Então, ele inventou a legalidade onde expulsou Andi completamente da empresa, deixando-a sem nada. Em troca, ela o processou porque foi sua ideia que abriu a empresa. Era uma questão de propriedade intelectual e Andi afirmou que havia anotado tudo em um guardanapo e compartilhado a ideia com Miles.
Miles mata Andi?
O único erro que Andi cometeu foi não ter guardado o guardanapo. Ou, pelo menos, ela não se lembrava de onde o havia guardado. Por sua vez, Miles afirmou que foi ele quem teve a ideia. Em sua defesa, ele fez Claire, Birdie e Duke mentirem por ele. Ele já os havia comprado com seu dinheiro quando apoiou a campanha de Claire e ajudou Birdie e Duke a fazer seus projetos pessoais decolarem. Todos eles aceitaram sob juramento que Alpha foi ideia de Miles. Com isso, Andi perdeu o caso e também a participação em sua empresa.
Depois que Andi foi expulso da empresa, Miles criou sua própria versão do guardanapo. Como Andi não tinha o original e já havia ganhado o caso, Miles criou uma narrativa em torno de si mesmo, que o apresentava como um gênio para o mundo. Ele deu entrevistas onde falou cada vez mais sobre como foi ele quem teve a ideia original. Mas um dia, Andi encontrou o guardanapo novamente. Estava enfiado dentro de algum livro dela e ela o havia esquecido.
O que a Andi queria provar?
Agora, Andi tinha provas sólidas para levar ao tribunal contra Miles. Ela poderia finalmente provar que Alpha era dela e isso não apenas a ajudaria a recuperar a empresa, mas também arruinaria completamente a reputação de Miles. Para a questão de saber se o guardanapo dela era real ou de Miles, o guardanapo dela tinha o Glass Onion escrito nele, enquanto o de Miles não porque o bar fechou logo depois que Andi criou o Alpha.
Com a prova sólida em mãos, Andi contou a todas as amigas sobre o guardanapo. Ela enviou um e-mail para todos eles. Lionel encaminhou para Miles, que, sem o conhecimento de todos no momento, estava em Nova York para comemorar o aniversário de Whiskey. Assim que descobriu sobre o guardanapo original, ele sabia que estava prestes a perder tudo e, a essa altura, não podia pagar por isso. Ele também sabia que não havia como mudar a opinião de Andi, não importa o quanto ele implorasse ou ameaçasse.
Qual o Plano da Helen?
Eventualmente, Miles decidiu que a única maneira de impedir que Andi revelasse a verdade ao mundo era matá-la. Ele foi até a casa dela com o pretexto de ter uma conversa. Andi sabia que ele era uma pessoa má, mas não achava que ele fosse capaz de matar, por isso não prestava atenção em suas atividades. Em um desses lapsos de cautela, Miles colocou um sedativo na bebida de Andi. Quando ela caiu inconsciente, ele a levou para a garagem, colocou-a dentro do carro, deixou o motor ligado e Andi morreu sufocada.
Quando Andi foi encontrada, sua morte foi descartada como suicídio. Considerando que ela havia perdido o caso e a empresa apenas alguns meses atrás, ninguém acharia difícil acreditar que ela se matou em desespero. No entanto, sua irmã, Helen, sabia melhor. Ela rapidamente descobriu que Andi estava prestes a mudar as coisas para si mesma, o que significa que ela não teria acabado com sua vida. Também era bem diferente de Andi fazer uma coisa dessas.
Quando Helen encontrou o e-mail de Andi, ela procurou o envelope vermelho , mas não o encontrou. Então a caixa misteriosa de Miles chegou e Helen encontrou o convite para sua ilha. Ela sabia que essa era a chance de resolver o assassinato de sua irmã porque todas as pessoas para quem Andi havia enviado e-mails estariam lá. Isso a levou a procurar Benoit Blanc e, juntos, eles foram à ilha para descobrir o que exatamente havia acontecido com Andi.