domingo, dezembro 22, 2024
DramaHBONotíciaSérieSobrevivência

Game of Thrones | Confira o resumo da primeira temporada

Com a oitava e última temporada de Game of Thrones chegando, nada melhor que revisar tudo que aconteceu até agora, para não ficar perdido com o que vem por ai.

Quando a primeira temporada de Game of Thrones foi lançada em 2011, poucos poderiam imaginar que a série, baseada nos livros de George R.R. Martin,  se tornaria um sucesso.

Como preparação para a última temporada do seriado, relembramos abaixo o que aconteceu no primeiro ano:

Episódio 1 – Winter is Coming 

Game of Thrones já se inicia mostrando os estragos feitos pelos Caminhantes Brancos depois de atacarem um grupo da Patrulha da Noite. A cena serve como um prólogo da história, e é muito mais voltada para o sobrenatural do que para a aventura. Logo depois nós podemos ver a felicidade da família Stark sendo interrompida com a chegada do Rei Robert, que parte para Winterfell, após a morte de Jon Arryn, Mão do Rei e marido de Lysa Arryn. Ned e Robert possuem uma grande amizade, desde a Rebelião de Robert, fazendo com que o rei chamasse Ned para ocupar o cargo de seu falecido aliado. Enquanto isso, a rainha Cersei mantem um laço extraconjugal com seu irmão Jamie, e logo, Bran, o segundo filho de Ned, pega o casal no flagra. E para que o menino não contasse a ninguém, Jaime o empurra da torre, o que o deixa temporariamente inconsciente e para sempre aleijado. 

Enquanto isso, do outro lado de WesterosDaenerys Targaryen é obrigada a se casar com Khal Drogo na promessa de que ele dará um exército para Viserys reconquistar Westeros para a família Targaryen. No dia de seu casamento Daenerys foi presenteada por Illyrios com uma caixa belíssima, dentro, estavam três ovos de dragão petrificados. 

Retornando para Winterfell, nós vemos a família Stark – AryaSansa e Ned – se preparando para partir. Sansa é uma menina doce que sonha em se casar com um belo príncipe, já Arya é uma criança ativa que faz de tudo para provocar os irmãos. Paralelamente, Jon Snow, se prepara com intenção de deixar Winterfell e seguir para a Muralha se unindo à Patrulha da Noite. Ao final, Catelyn, esposa de Ned recebe uma carta da irmã Lysa, a viúva de Jon Arryn, dizendo que ela escapou de Porto Real e que Jon foi assassinado pelos Lannisters, a família da rainha Cersei. Então Cat alerta Ned dos perigos de aceitar o cargo de Mão do Rei. 

Outro ponto interessante desse episódio são os Lobos dos Starks, após voltarem de uma execução, a comitiva de Ned encontra uma ninhada de Lobos, na quantidade exata dos irmãos. Apesar de discordar no início, Eddard permite que cada criança fique com um filhote. No decorrer das temporadas, os lobos acompanham os personagens, os ajudando em momentos difíceis. 

Episódio 2 – The Kingsroad 

Nesse episódio, durante o retorno do Rei e da sua comitiva a Porto Real, podemos ver a raiva que Robbert mantém dos Targaryens, pois Robert se apaixonou por Lyanna, irmã de Ned, quando a jovem foi supostamente sequestrada por Rhaegar Targaryen. Ned e Robert se unirão na Rebelião de Robert, que terminou quando Jaime Lannister se tornou o regicida ao assassinar o rei que jurou proteger.  

Dany está tendo uma relação difícil com Drogo, já que não conhece os costumes brutos dos Dothraki, mas concentra sua atenção em aprender a agradar seu marido. 

Em WinterfellCatelyn fica para trás para cuidar de Bran, que sofre outra tentativa de assassinato por um homem usando uma adaga de aço Valiriano, que supostamente pertencia a TyrionCat machuca as mãos tentando salvar o filho, que só sai ileso desta nova violência ao ser defendido pelo lobo Verão. Desconfiada, a matriarca resolve deixar Winterfell e ir até Porto Real dar as notícias pessoalmente a Nedpois não confia em corvos. Essa foi uma decisão muito difícil, já que Bran não acordou e Rickon é apenas um bebê.  

Jon Snow, o filho ilegítimo de Ned, segue para o norte afim de se juntar à irmandade da Patrulha da Noite, com Tyrion, irmão de Cersei, o acompanhando até a Muralha.   

No final do episódio Brandon desperta da inconsciência. 

Episódio 3 – Lord Snow 

Em Porto Real, Ned se junta ao Pequeno Conselho do Rei, e descobre quão mal Westeros está sendo gerenciado. Paralelamente, Sansa sonha em casa com Joffrey, príncipe de Porto Real, e Arya começa seu treinamento de luta com Syrio Forel 

Enquanto Catelyn tenta avisar secretamente o marido, mas é interceptada por um velho amigo, o conselheiro Petyr “Mindinho” BaelishBran descobre que ele nunca mais andará novamente, e não se lembra dos acontecimentos que levaram à sua queda. Mindinho fala pra Cat que a adaga é de Tyron, mas na verdade a adaga era do próprio Mindinho, que a perdera numa aposta com Tyrion 

Em seu último encontro com NedCat conta dos últimos acontecimentos, e Robert fala que vai procurar provas que comprovem as intrigas dos Lannisters e levá-las para o Rei. Jon luta para se adaptar à vida na Muralha.

Dany se esforça para aprender a linguagem dos Dothraki, e sua relação com Viserys fica cada vez mais complicada, pois o irmão começa a nutrir um ciúme perigoso de sua posição de poder. Ao fim do episódio, Daenerys descobre que carrega em seu ventre o próximo “garanhão que montará o mundo”. 

Episódio 4 – Cripples, Bastards, and Broken Things 

No quarto episódio, Jon começa a fazer amizade na Patrulha da Noite, ajudando Samwell Tarly, um jovem desajeitado e sem amigos, que sofre violência dos Guardiões da Noite.  

Em Porto RealSansa sonha com a vida de Rainha, enquanto Arya imagina um futuro bem diferente. Ned vai atrás de pistas do assassinato de Jon Arryn, e conhece Gendry, filho ilegítimo do Rei Robert. Mais tarde, um torneio é realizado para honrar a nova Mão do Rei. 

Viserys Daenerys brigam pelo fato de que a jovem Daenerys está se negando a ser usada por seu irmão para conseguir benefícios. 

Em um encontro casual em uma taverna de beira da Estrada do Rei, Catelyn encontra Tyrion em seu caminho de volta da Muralha, e convoca a lealdade dos lords presentes, sequestrando o caçula dos Lannisters como refémpor conta da adaga usada para tentar matar Bran. 

Episódio 5 – The Wolf and the Lion 

Em Porto Real, logo chega a notícia da gravidez de Daenerys e a tal profecia. Ned se recusa a participar do plano de Robert de assassinar a Daenerys e renuncia seu cargo como Mão do Rei, irritando-o. Enquanto isso, Arya ouve uma conspiração contra seu pai, ao escutar que Ned terá a mesma condenação de Jon Arryn. 

Catelyn Tyrion (a quem ela tomou como prisioneiro) chegam à casa de sua irmã Lysa, viúva de Jon, no castelo Ninho da Águia.  

As notícias da captura de Tyrion chegam a Porto Real, onde Jaime Lannister, irmão gêmeo da rainha, exige respostas de Ned. Vingativo, Jaime luta contra Ned até que um dos homens da guarda de Jaime apunhala Ned na perna por trás, deixando-o ferido quando suas forças deixam a capital. 

Nesse episódio podemos ver também a infelicidade de Cersei, em uma conversa com seu marido, que a pergunta se ela não cansa da relação, afirmando que ainda nutre seu amor pela Lyanna Stark, apesar da personagem estar morta há muito tempo. 

Episódio 6 – A Golden Crown 

Com um ferimento grave na perna, Ned é deixado para administrar o reino, até que Robert retorne de uma caça. Antes de partir, Robert ordena que Ned manda sua mulher devolver o Imp 

Enquanto isso, no Ninho da Águia, Tyrion confessa seus “crimes” e exige que Lysa lhe conceda um Julgamento por Combate. Lysa escolhe Ser Vardis e Tyrion pede um campeão. O voluntário mercenário Bronn, mata Vardis e assim obtendo a liberação de Tyrion. 

Sansa fica cada vez mais encantando com o príncipe Joffrey, que a dá um cordão prometendo nunca ser cruel com ela. (Risos) 

Em Porto Real, Ned continua investigando a morte de Jon Arryn, e descobre o mesmo segredo que Jon encontrou, os cabelos loiros dos filhos de Cersei mostram que eles não são filhos de Robert, já que os descendentes Baratheon tem cabelos pretos, e, por isso, não são herdeiros do trono. Depois das descobertas feitas, Ned tenta enviar Sansa Arya de volta para Winterfell, mas não consegue. 

Viserys fica impaciente com a demora de Drogo em planejar a invasão a Westeros e faz um ultimato ao casal, ameaçando Daenerys quando ela já está grávida. Em um banquete, sem paciência para lidar com as exigências do rapaz e furioso pelas ameaças à família, Khal Drogo mata Viserys despejando em sua cabeça uma bacia de ouro fervendo.  

Já no Norte, enquanto está testando sua nova sela, dada de presenta pelo TyrionBran é atacado por foras-da-leiRobb, o filho mais velho de Ned, e Theon, o filho adotivo de um rei rebelde caído, o salvam, deixando uma das mulheres que o atacou em Winterfell, logo, ela irá se tornar acompanhante de Bran, após Robb sair de Winterfell. 

Episódio 7 – You Win or You Die 

Robert retorna da caçada, mas com um grave ferimento após ser atacado “acidentamente” por um javili. Robert agonizando, nomeia Ned como o “Protetor do Reino” para governar até que Joffrey atinja a idade adequada. Ned confronta Cersei ao dizer que sabe sobre Jaime e que nenhum de seus filhos é de Robert. 

Na muralha, com o destino do desaparecido Benjen Stark em sua mente, Jon Snow faz seus votos para a Patrulha da Noite, porém não conseguindo o posto que desejava, ele se torna mordomo do Lorde Comandante Mormont. 

Do outro lado das intrigas de WesterosSor Jorah Mormont salva Daenerys de uma armadilha do assassino enviado por Robert, isso enfurece Drogo que promete levar os Dothraki para onde eles nunca haviam ido. 

Ao bater de frente com CerseiNed percebe que irá precisar de ajuda quando o rei morrer, já que descobriu os segredos dos Lannisters. Ned envia uma mensagem para Stannis, irmão de Robert, com a intenção de entronizá-lo, já que Robert não tem herdeiros verdadeiros. Ned conta a Petyr Baelish sobre seu plano e pede que ele ganhe a lealdade da Vigília da Cidade, a única força capaz de dominar as forças dos Lannisters leais a Cersei. 

Após Robert morrer, NedBaelish e a Guarda da Cidade confrontam Cersei Joffrey na sala do trono, onde Baelish e os Vigilantes da Cidade traem Ned e atacam seus homens, depois de Cersei rasgar a carta que Robert deixou.

Episódio 8 – The Pointy End 

Com Joffrey no comando, o episódio começa mostrando a Guarda Real indo atrás de quem não é a favor do novo reinado. Arya consegue escapar da Fortaleza Vermelha em Porto Real, depois que seu mestre de espada de Bravos atrasa os guardas enviados para prendê-la; Sansa é capturada, no entanto. 

Sabendo que Ned está preso em Porto Real, e temendo a vida de suas irmãs, Robb reúne todos os vassalos e marcha para o sul na direção da guerra. Deixando Bran Rickon em Winterfell. 

Lysa se recusa a lutar contra os Lannisters; e Catelyn sai, juntando-se ao acampamento de Robb. As últimas decisões de Cat, que a fizeram partir de Winterfellfoi crucial para o futuro dos StarksCatelyn nunca mais viu Bran Rickon. 

Joffrey nomeia seu avô Tywin como a Mão do Rei. Sansa implora ao Joffrey para mostrar misericórdia a NedJoffrey concorda se este reconhecer seu reinado.  

Na Muralha, alguns corpos afetados pelos Caminhantes Brancos são encontrados. 

Em Essos, os guerreiros de Drogo começam a atacar os assentamentos próximos, escravizando os habitantes locais a fim de vendê-los e ganhar dinheiro para comprar os navios necessários para atravessar o Mar Estreito e chegar em Westeros. Depois de brigar com um de seus guerreiros, Drogo acaba ganhando um ferimento que vai lhe causar problemas futuramente. 

Episódio 9 – Baelor 

O exército dos Starks chega ao castelo das Gêmeas; duas torres que formam uma ponte sobre o Rio do Tridente que dá acesso para Porto RealCatelyn convence Lord Frey a deixá-los passar e os ajuda concordando com o casamento de Robb Arya com os filhos de Frey no futuro. Robb tem sua primeira luta contra os Lannisters, sacrificando 2.000 soldados para capturar Jaime. 

Na MuralhaJeor Mormont entrega sua espada familiar a Jon em gratidão; Maester Aemon também revela a Jon que Aemon é um Targaryen. 

A ferida de Drogo se torna séptica e sua morte é iminente. Daenerys convence uma escrava a usar bruxaria para salvá-lo. A mulher manda todos saírem da barraca, e ao confrontar um guerreiro Dany sofre uma queda, entrando em trabalho de parto, Jorah a leva para a tenda proibida em busca de ajuda. 

Ned aceita a proposta de Cersei de pedir perdão e servir na Patrulha da Noite. A rainha sabe que a morte do Lord de Winterfell desencadearia uma guerra indesejada e por isso exigiu apenas sua submissão. 

Em uma audiência pública, Ned confessa a traição e afirma publicamente Joffrey como herdeiro legítimo. Porém, Joffrey, sedento de poder e crueldade, ordena a morte de Ned por decapitação, em vez de sentenciá-lo para Muralha como fora negociado. Cersei e outros conselheiros tentam convencê-lo a mudar de ideia, mas não conseguem. Sansa assiste seu pai morrer decapitado, assim como Arya que está presente na multidão. 

Episódio 10 – Fire and Blood 

Após a morte de Nedd, o Norte declara emancipação dos Sete Reinos e proclama Robb como seu rei. Bran Rickon compartilham uma visão do pai em Winterfell 

Yoren, um recrutador da Patrulha da Noite, ajuda Arya a escapar de Porto Real disfarçada de garoto, enquanto Joffrey planeja tornar Sansa sua rainha. Sansa acabe tornando-se prisioneira dos Lannisters durante algumas temporadas. Enquanto isso, Catelyn pressiona Jaime Lannister sobre a queda de seu filho. 

Daenerys acorda, após ter perdido seu filho no parto, e vê que a vida de seu filho foi em vão, pois Drogo está vivendo em estado vegetativo, devido à magia traiçoeira da bruxa. 

Jon enfrenta uma difícil escolha na Patrulha da Noite, partindo para o sul, afim de vingar a morte de seu pai, mas seus amigos o convencem a ficar e ele se junta a uma expedição da Patrulha da Noite para encontrar Benjen além da Muralha. 

Com Jaime capturado pelos irmãos Starks Joffrey reivindicando ao trono, Tywin nomeia Tyrion como a Mão do Rei. 

Daenerys acende uma grande fogueira e queima a bruxa viva ao lado do corpo de Drogo e seus três ovos de dragão, e entra nas chamas sozinha. Quando as chamas se apagam na manhã seguinte, Daenerys se levanta, ilesa, com três dragões recém-nascidos. Jorah e outras testemunhas se ajoelham diante da Mãe dos Dragões. 

Ficou claro que Game of Thrones já chegou mostrando que veio pra ficar. Espero que tenha gostado do nosso resumo da primeira temporada e fiquem ligados para não perder nosso resumo de todas as temporadas!

A oitava e última temporada da série, estará disponível a partir do dia 14 de abril, na HBO. 

Patrick Gonçalves
Carioca, estudante de comunicação, apaixonado por séries e filmes, coleciono DVD's e ingressos de cinema.

Deixe um comentário