O episódio 1 e 2 da antologia, Gabinete de Curiosidades de Guilhermo Del Toro chegaram na Netflix, e esses episódios iníciais ‘Lote 36’ e ‘Ratos de Cemitério’ foram um pontapé fraco pra essa série.
‘Lote 36’ segue Nick (Tim Blake Nelson), um caçador de armazenamento descontente e sem sorte, que ganha a oferta pela unidade de armazenamento titular. Sem o conhecimento dele, a referida unidade guarda segredos obscuros e demoníacos. A narrativa tem como pano de fundo os primeiros dias da Primeira Guerra do Golfo, o que fornece uma camada adicional de simbolismo à história.
O foco da narrativa mostra o Nick um veterano de guerra que provavelmente lutou no Vietnã, uma experiência que o deixou amargo, irritado e com ferimentos que durarão toda a sua vida. Ele dirige sua frustração sobre a apatia governamental e fracasso na vida para os imigrantes. Ele é um daqueles americanos que ouvem os radialistas conservadores e balançam a cabeça e sentem que o sistema o vitimizou apesar de pertencer ao grupo da maioria racial.
Nick também está sob uma montanha de dívidas e sabe que terá sérios problemas se voltar atrás nas fronteiras do distrito. Mas tempos desesperados exigem medidas desesperadas. Ele ganha a licitação do Lote 36, que originalmente pertencia ao homem idoso de antes. Nick encontra um livro de fotos que revela que o homem tinha laços com o Terceiro Reich. Mas o que lhe chama a atenção é um candelabro de ouro, junto com duas cadeiras requintadas, uma decoração feita de cabelo humano e uma mesa espírita com incrustações reais.
Depois de perceber que o que ele encontrou no depósito pode ter um valor sério, ele pede contatos a Eddie, o homem que administra o espaço de armazenamento, e Eddie o envia para Agatha. E através de Agatha, Nick conhece Roland. Embora Agatha queira comprar as outras coisas, ela mostra um interesse real na mesa da sessão espírita.
Ela acidentalmente aperta um botão, e uma câmara secreta na mesa se abre, revelando três livros: ‘Liber Primus Daemonia,’ Liber Secundus Symvolia,’ e ‘Liber Tertius Perlipsi.’ Quando Roland chega, ele fala de um quarto livro, ‘Liber Quartus Sacramentum’. Quando Roland promete a Nick que lhe pagará $ 300.000 se o quarto livro for encontrado, Nick leva o outro homem para o espaço de armazenamento. Quando eles começam a olhar, Nick percebe que sua suposição inicial sobre a área total da unidade estava correta.
O antigo proprietário construiu paredes falsas dentro da unidade, um quarto dentro do quarto. Nick e Roland atravessam uma das paredes e se encontram em um corredor estreito. O cheiro que os atinge é esmagadoramente ruim. Eles vêem cruzes na parede antes de chegar a uma sala menor, onde encontram a forma esquelética do que costumava ser uma mulher. Seu rosto está faltando, devorado pelo demônio que está se contorcendo dentro de seu crânio.
Nick vê o quarto livro, ignorando o aviso de Roland, ele quebra o selo entrando na marcação do pentágono no chão. O demônio desperta e devora Roland. Nick tenta escapar e chega até a porta. Mas Amelia, a mulher que costumava alugar outro lote que Nick agora tem acesso, fecha a porta. Ironicamente, Nick se torna vítima de sua própria ganância e preconceito. Ele é posteriormente devorado pela entidade, se ele tivesse ouvido Roland, ele teria sobrevivido. Se ele tivesse sido mais gentil com Amelia, ele também teria sobrevivido.
Dottie Wolmer era irmã do ex-proprietário da unidade. Eles pertenciam a uma família que fabricava armas para os nazistas. Após a guerra, eles imigraram para a América. O dono da unidade era a ovelha negra da família. Ele queimou a fortuna da família e permaneceu amargo e irritado ao longo de sua vida. Aqui, o show sutilmente traça uma conexão entre Nick e esse homem.
Está implícito que o proprietário usou os livros e a mesa espírita para chamar o demônio e depois oferecer Dottie como um recipiente. No entanto, ele traiu a entidade, prendendo-a dentro do pentagrama. O estranho ritual que o proprietário realizava toda vez que entrava na unidade provavelmente está relacionado ao seu hóspede, assim como a comida que ele trouxe.
Quando Nick quebra o selo, ‘Liber Quartus Sacramentum’ pega fogo, indicando a conclusão do ritual. O demônio tornou-se ligado à Terra. Nick e Roland são suas primeiras vítimas, não serão as últimas.
Já o segundo episódio mostra o assustado ladrão Masson, que tem notado que vários corpos continuam desaparecendo das sepulturas antes que Masson possa alcançá-los. Ele tentou todos os métodos para se livrar das pragas, mas nada funciona. Masson se encontra com seu agiota, que lhe dá uma semana de tempo para pagar o dinheiro que deve. Desesperado por uma solução, ele vai falar com Dooley, seu amigo no escritório do legista, que concorda em deixá-lo ver os cadáveres em troca de um frasco do Elixir do Diabo.
Masson descobre que nenhum dos corpos tem valor, assim como Dooley disse a ele. Mas então, ele percebe que há outro corpo atrás da cortina na frente dele. Dooley avisa que o legista não teve a chance de examiná-lo. O homem era um rico comerciante de navios. Se as coisas falharem no enterro, o legista notará, e o pequeno acordo que Dooley e Masson fizeram não funcionará mais. Só então, o legista chega com a família do falecido. A esposa insiste em enterrar o mercador com todas as medalhas que ele recebeu e o inestimável sabre que ganhou do rei George. Percebendo o grande resultado que isso pode ser, Masson mal se contém durante o funeral.
Naquela noite, depois que as cerimônias terminam, Masson começa a cavar. Mas quando ele abre o caixão, ele vê que os ratos cavaram um túnel no caixão e agora arrastam o corpo para as profundezas da Terra.
A ganância é um tema importante no segundo episódio de ‘Gabinete de Curiosidades, assim como a fé, mas a abordagem deste último é um pouco invertida. Masson profana as sepulturas apesar de estar encarregado de cuidar delas. Ele se lembra de seu Deus apenas quando sua vida está em perigo e, mesmo assim, trata o relacionamento como se fosse transacional, oferecendo a Deus sua completa submissão em troca de segurança.
Masson é claustrofóbico e, no entanto, ainda decide descer aos túneis atrás dos ratos porque precisa desses objetos de valor no homem morto. Então, enquanto os ratos arrastam o mercador morto para se alimentar, Masson os persegue por recompensa. Ele logo percebe que a rede de túneis em que foi forçado é um labirinto estreito e volátil que pode desmoronar a qualquer momento e enterrá-lo vivo. Ele encontra ratos do tamanho de cachorros e mal consegue escapar com vida. Ao ser perseguido por um desses ratos colossais, Masson cai por um túnel que corre verticalmente do que horizontalmente, terminando em uma pilha de ossos humanos.
Os ratos se banquetearam com a carne dos corpos que arrastaram para o túnel antes de descartar os ossos e as coisas que não importam para eles, incluindo os objetos de valor. Masson encontra o sabre e começa a pensar que sua sorte finalmente mudou. Ele então vê um colar no pescoço de um esqueleto, que está lá há tanto tempo que as raízes cresceram em torno dele.
Assim que Masson remove o colar, o esqueleto ganha vida, gritando “meu” pelo colar. Agora, com a criatura parecida com um zumbi e os ratos atrás dele, Masson começa a escalar. Ele vê algo brilhando ao longe, acreditando que são as estrelas no céu, ele rasteja até lá, apenas para perceber que o que ele pensava ser as estrelas eram a luz refletida da superfície de metal de uma placa de aço dentro de uma caixa fechada e vazia. caixão. Enquanto Masson grita em desespero, os ratos o encontram. Quando os outros ladrões de túmulos abrem o caixão, eles encontram ratos saindo da boca de Masson. Este último está morto há muito tempo. Aterrorizados, eles fogem, deixando para trás o colar e outras joias.
Esse episódio se passa em Salem, Massachusetts, famoso pelos julgamentos de bruxas do século XVII, e sabemos que havia bruxas em Salem que usavam os túneis subterrâneos para chegar à sua “igreja negra”, onde adoravam o Diabo. O estado que vemos no espaço não-terra provavelmente representa o anjo caído. Quanto à criatura parecida com um zumbi, provavelmente era uma das bruxas quando estava viva. Ele morreu há muito tempo, mas sua ganância ainda o conecta ao colar.
Nós usamos cookies pra melhorar a sua navegação!